sábado, 20 de abril de 2024
04/07/2023 16:16

Vendedor do Brás prospera com loja na Shopee e abre fábrica em Santa Catarina

Com a nova operação na cidade de Brusque, o empreendedor produz 120 mil peças por mês e pretende gerar mais de 200 empregos nos próximos 5 anos

Quando Leonardo Beltran e sua esposa criaram a loja online de moda masculina DEBEX na Shopee, marketplace que conecta vendedores, marcas e consumidores, eles não imaginavam que chegariam tão longe. O negócio, que começou com bermudas como carro-chefe, hoje possui mais de 200 tipos de produtos diferentes e uma fábrica de confecção própria na cidade de Brusque (SC), um dos principais pólos da indústria têxtil do país. Com sua nova operação, o lojista já emprega atualmente 15 pessoas e produz 120 mil peças por mês. Porém, a estimativa é de produzir cerca de 1,2 milhões de itens mensalmente e gerar mais de 200 empregos nos próximos 5 anos. 
 
“Sempre priorizei investir em tecnologia. Quando o sucesso das vendas online na Shopee foram se concretizando, fui evoluindo e organizei minha operação de forma estratégica. Consegui trazer máquinas e equipamentos modernos que ajudaram na confecção própria da minha marca. Hoje em dia, estou comprando desde o fio, fazendo a tinturaria, e assim, vou conseguir aumentar a lucratividade da empresa e gerar mais empregos”, analisa Leonardo. 
 
Como tudo começou
A marca DEBEX começou em 2020 com o primeiro lote de bermudas que foi feito um investimento inicial de R$ 12 mil reais e vendeu todo o estoque em apenas 20 dias via e-commerce. Com o negócio prosperando, Leonardo alugou um galpão e chegou a empregar até 14 pessoas. No entanto, em 2021, sua marca passou por uma crise e ele precisou se reinventar: foi nesse momento que Leonardo criou sua loja online na Shopee. 
 
“O comércio online sempre esteve presente na minha vida, mas a Shopee esteve comigo em um dos momentos mais difíceis e de crise. Foi na plataforma que pude me reerguer e crescer.”, explica. 
 
O empreendedor passou a trazer novos produtos, como calças, blusas de moletom e camisetas de malha, chegando a produzir 200 tipos de produtos diferentes e para todos os tamanhos, incluindo camisetas e conjuntos de moletom infantis masculinos. Atualmente, a Shopee representa 30% do faturamento total da empresa. 
 
O lojista reforça que nunca contou com capital externo e que o crescimento de sua marca se deve ao esforço de capitalizar bem no online e investir na fabricação própria. “Nós temos a nossa sede em um prédio de 4 andares no Brás, em São Paulo, onde funciona o marketing, o estúdio, o RH e o atendimento da DEBEX, e agora também temos a fábrica em Brusque (SC). Acreditamos no potencial do nosso negócio, e foi o comércio online que mudou nossas vidas”, reforça. 
 
Recursos educacionais e Live Commerce na Shopee
Leonardo Beltran também utiliza os recursos oferecidos pela Shopee para alavancar suas vendas e engajar mais consumidores. Segundo ele, o Shopee Ads e as Shopee Lives são recursos que impulsionam o negócio e que geram resultados efetivos. “Já realizei 4 lives na Shopee e procurei testar horários diferentes para saber quando conseguimos ter mais engajamento por parte dos consumidores. Percebemos que o horário entre 12h e 13h trouxe bons retornos para nós. Queremos explorar ainda mais esse recurso”, avalia Leonardo. 
 
A Shopee oferece também o Programa de Aceleração de Vendedores em que compartilha as melhores práticas de utilização da plataforma. Atualmente, a ação tem mais de mil participantes por mês em seus treinamentos que abordam temas como: Cadastro de anúncios, Decoração da Loja, Campanhas da Shopee e Promoções de Desconto, Ferramentas de Marketing, Shopee Ads e Dicas Estratégicas.
 
Além disso, o marketplace possui mais de 3 milhões de lojistas brasileiros registrados e 9 entre cada 10 vendas desses vendedores são de uma loja com CNPJ. A empresa também disponibiliza o Centro de Educação do Vendedor, que já capacitou mais de 80 mil empreendedores em mais de 30 tipos de cursos. A capacitação profissional dos vendedores também está na lista de prioridades da Shopee, que está continuamente investindo em melhorias e inovações - como a iniciativa Shopee na Estrada, uma série de eventos por todo o país, para impulsionar cada vez mais o empreendedorismo digital. 
 
“Como marketplace, oferecemos todas as ferramentas e recursos para que os vendedores possam prosperar em seus negócios e aumentar suas vendas. É gratificante perceber que muitos empreendedores fizeram suas lojas online crescerem, aumentaram seu portfólio de produtos, e conseguem empregar brasileiros em todo país”, avalia Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee. 
 
Sobre a Shopee 
A Shopee é uma plataforma global de comércio eletrônico que conecta consumidores, marcas e vendedores, tornando a compra e a venda acessíveis em uma experiência fácil, segura e divertida. Além disso, o marketplace oferece uma ampla variedade de produtos, pagamentos e logística integrados entre outras facilidades para seus usuários.
 
Lançada pela primeira vez no Sudeste Asiático e em Taiwan em 2015, a Shopee iniciou suas operações no Brasil em 2019 com equipe local e escritórios na cidade de São Paulo com o compromisso de ajudar marcas e empreendedores brasileiros a se digitalizarem e terem sucesso no comércio eletrônico, contribuindo para a economia digital da região. A empresa faz parte da Sea Limited (NYSE: SE), líder global de internet para consumidores, cuja missão é melhorar a vida dos consumidores e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e SeaMoney.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt