quinta, 18 de abril de 2024
06/09/2023 17:19

Resultado do edital provisório para operar no Porto de Itajaí será aberto dia 13 de setembro


Na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro, a comunidade saberá quem será a empresa responsável pela operação nos berços 1 e 2 do Porto de Itajaí, operado até o final do ano passado pela APM Terminals.
O edital que foi aberto pela ANTAQ no dia 25 de agosto, prevê que o arrendatário transitório opere o porto por dois anos, prazo que poderá ser prorrogado por igual período. Vence a concorrência a empresa que ofertar a maior quantidade de movimentação de contêineres. O arrendamento será de R$ 60,63 por contêiner e R$ 5,33 por tonelada de carga geral movimentados.
Depois de divulgado o resultado no dia 13 de setembro, a homologação do resultado está prevista até o final do mês. A data da assinatura do contrato ainda não foi definida pelo Ministério dos Portos e Aeroportos do Brasil. Com a contratação assinada, as operações de contêineres no porto devem iniciar até o final do ano.
Segundo divulgou o Ministro Márcio França, já no lançamento do Edital, muitas empresas nacionais e multinacionais haviam se interessado em participar do certame. Com o edital publicado, mais de 10 empresas já baixaram o documento para análise e possível participação.
"O Porto de Itajaí tem recebido nos últimos dias muitas visitas técnicas de empresas e grupos interessados em participar do processo licitatório. Com o prazo estendido de 2 anos, com possível renovação por mais dois, acreditamos que os grandes players do mercado de importação e exportação, principalmente armadores, estejam interessados realmente em atuar no Porto de Itajaí", disse o superintendente Fábio da Veiga.
No decorrer deste contrato provisório, os berços 3 e 4 do Porto de Itajaí continuarão atendendo cargas gerais, como tem acontecido até agora, como veículos e celulose principalmente, e também navios de turismo. Entretanto, quando o Governo Federal lançar o edital definitivo de 35 anos, todos os quatro berços e toda a área retroportuária será licitada.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt