quinta, 18 de abril de 2024
08/09/2023 16:33

Estudantes recebem aulas gratuitas de empreendedorismo

Encontros do Projeto Geração Empreendedora começam na próxima segunda, dia 11, na sede da ACII. Em Itajaí participam 31 alunos de ensino médio, que foram selecionados para a capacitação.

Você já pensou em criar uma empresa? Estudantes de Ensino Médio possivelmente receberiam esta pergunta com espanto. Mas esse é justamente o ponto de partida do projeto Geração Empreendedora, que visa despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto aos estudantes. 
As aulas de para os 31 estudantes selecionados começam nesta segunda, dia 11, e acontecem das 13h30 às 17h30, na sede da ACII. Serão cinco encontros de capacitação nesta primeira fase, que é chamada de Etapa Play. 
“O projeto é 100% associativista e voluntário e pretende disseminar o empreendedorismo entre os adolescentes dos segundos anos do Ensino Médio”, explica Ariana Cipriani de Sá, diretora adjunta do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina – CEJESC e integrante do grupo gestor do Geração Empreendedora em Santa Catarina.
O projeto é desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC. A iniciativa conta com a parceria do Conselho Estadual da Mulher Empresária – CEME e do CEJESC. A ACII, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores – NJE e do Núcleo da Mulher Empresária - NuMe, é a responsável pela promoção do projeto.
 
Como funciona
 
Esta primeira fase, a Etapa Play, consiste em cinco encontros, nos quais os jovens recebem orientações e aprendem como abrir uma empresa de verdade. “Explicamos o que é associativismo, quais são os tipos de trabalho, relação com o consumidor, concorrência. Eles são separados em grupos de cinco alunos e precisam criar uma empresa”, explica Ariana. Ela acrescenta que a criação do empreendimento é realizada com base na metodologia própria do Geração Empreendedora, desenvolvido pela FACISC. 
Durante os quatro primeiros encontros os estudantes criam a empresa. No último, que será dia 27 de setembro, apresentarão o empreendimento que criaram para uma banca avaliadora, composta por três empresários locais. Essa banca vai avaliar os projetos e os três melhores serão premiados. Farão parte desta banca Nivaldo Pinheiro, presidente da Procave, Rodrigo Bonfanti Campos, da Apport, e Gabriela Kelm, das Óticas Carol.
O primeiro colocado irá concorrer na banca estadual, com os vencedores de todas as outras cidades participantes do projeto. No dia 6 de outubro será realizada a banca estadual, composta por três empresários catarinenses, escolhidos pela FACISC, que irá premiar os três primeiros colocados. 
 
Um dia de empreendedor
 
Todos os jovens participantes dos cinco encontros da Etapa Play do Geração Empreendedora terão uma formatura e receberão certificados de participação no projeto. Na etapa intitulada Um dia de empreendedor, eles também terão a oportunidade de passar um dia com um empreendedor da cidade, na área em que pretendem atuar.  
Os participantes que quiserem passar um dia com o empreendedor deverão gravar um vídeo dizendo qual é o seu sonho, como o empreendedorismo pode mudar a sua vida e por que devem ser escolhidos. Somente 10 serão selecionados. “Os jovens serão recebidos por profissionais ligados à Associação Empresarial, que além de explicar como é empreender em suas áreas de atuação, irão também falar sobre a importância do associativismo no empreendedorismo”, detalha Ariana.
A diretora adjunta ressalta a importância de ensinar e estimular o empreendedorismo entre os adolescentes. “Plantamos essa semente, principalmente entre estudantes de escolas públicas, para que eles possam ver que existe uma forma de mudar de vida. Eles não precisam somente arrumar empregos, mas podem empreender, transformando suas vidas e as de suas famílias”, argumenta. Ariana cita casos de famílias que decidiram empreender a partir de conhecimentos que seus filhos adquiriram no Geração Empreendedora. “É um projeto que toca muito as pessoas”, comenta.
Itajaí participa do projeto pela terceira vez. Neste ano Santa Catarina vai aplicar o Geração Empreendedora em 45 cidades. No ano passado foram 32. “Muitas cidades estão aplicando o Geração Empreendedora pela primeira vez. Isso mostra o crescimento do projeto e a sua relevância em nosso estado”, analisa Ariana. Ela informa, ainda, que o projeto está em fase de captação de patrocínios junto a empresas da cidade e da região.
 
* Cronograma
>> Etapa Play – 11, 13, 18, 20 e 27 de setembro. Das 13h30 às 17h, na ACII.
>> Banca local – 27/09 (no último encontro da Etapa Play).
>> Banca estadual – 6 de outubro
>> Um dia de empreendedor – 10 a 30 de outubro
>> Formaturas – 09 de novembro.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt