quinta, 18 de abril de 2024
14/09/2023 16:46

Pesca do peixe espada poderá ser autorizada em Santa Catarina


A autorização para pesca do peixe espada em Santa Catarina foi a principal pauta de uma reunião entre a deputada estadual Paulinha e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. A deputado reforçou que a agenda em Brasília nesta semana representou uma demanda de 20 mil pescadores catarinenses.

Atualmente, o peixe espada é capturado como fauna acompanhante da pesca do camarão, já que a pesca de arrasto traz outras espécies do mar. Quando o peixe espada vem para a rede dos pescadores em quantidade superior aos 30% permitidos como limite da fauna acompanhante, os pescadores são obrigados a descartar todo o excedente.

"Estamos trabalhando para que a pesca do peixe espada seja autorizada em um curto espaço de tempo e de forma sustentável", afirmou Paulinha. "Com uma nova opção de renda para os pescadores, além de reduzir as dificuldades financeiras, há uma contribuição direta para a economia das cidades e os números das exportações no estado."

O prefeito de Balneário Barra do Sul, Valdemar Baraúna, e a vereadora de Balneário Piçarras, Adriana Linhares, também participaram da audiência.

Interesse do mercado japonês no pescado

A deputada destaca que houve um aumento desse pescado no mar catarinense ao longo dos últimos anos, o que passou a atrair interesse do mercado japonês. Assim, a autorização da pesca do peixe espada poderia representar uma nova forma de renda para os pescadores artesanais.

Para autorizar a pesca do peixe espada, o governo federal precisa implementar medidas de conservação da espécie, como cotas de pesca, tamanhos mínimos permitidos e períodos de defeso. A possibilidade mais rápida e prática é viabilizar uma uma licença complementar para quem tem licença para pesca de camarão, até porque o equipamento de pesca é semelhante.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt