quinta, 18 de abril de 2024
19/09/2023 19:30

Superintendente do Porto de Itajaí reuniu-se com o novo Ministro de Portos e Aeroportos e nova Secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários

Assuntos como Novo Edital de Arrendamento Transitório e Arrendamento Ordinário definitivo estiveram em pauta

Nesta terça-feira, 19, um importante encontro ocorreu na capital federal, Brasília, entre o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga e o recém-empossado Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e, ainda a Engenheira Civil, Mariana Pescatori, atual Secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). Esteve presente também ao encontro o Deputado Federal por Santa Catarina, Carlos Chiodini. Em pauta, temas importantes para o desenvolvimento da infraestrutura portuária do Brasil, com foco especial no Porto de Itajaí.

Em evidência, destaque na agenda para o novo Arrendamento Transitório do Porto Organizado de Itajaí pelos próximos dois anos, ao qual está em curso sendo conduzido pela ANTAQ. Essa medida estratégica visa retomar e garantir a continuidade das operações portuárias enquanto se planeja ações de modernização e expansão com o futuro arrendamento definitivo dos quatro berços à iniciativa privada por 35 anos de contrato. O Ministro Silvio Costa Filho e a Secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori, expressaram apoio à iniciativa, destacando a necessidade de garantir a competitividade dos portos brasileiros.

“O edital, obviamente, foi o assunto principal na reunião, onde foi tratado que o poder concedente irá juntamente com a ANTAQ, buscar todas as garantias para que a proposta vencedora, aquela que será declarada, cumpra com os objetivos que é trazer novamente a movimentação de container no Porto de Itajaí. Ficou definido que quem está na condição do processo é a ANTAQ e a Agência tem uma competente Comissão de Licitação que está verificando toda a legalidade e executividade do processo. Posso afirmar ainda, que no dia de hoje, tive um importante encontro com o Diretor da ANTAQ, Caio Farias, que é o relator do processo de Arredamento Transitório, na qual nós podemos reafirmar a necessidade de que sejam tomadas todas as precauções, observando sempre as questões da impessoalidade e da legalidade que estão sendo conduzidas, assim, no presente processo pela Comissão de Licitação e toda a sua diretoria da ANTAQ”, pontuou Fábio.

Durante o encontro, o Superintendente também falou da importância econômica da região e da cidade de Itajaí. “Itajaí é conhecida por ser um importante polo logístico e industrial, com um porto que desempenha um papel fundamental na economia do estado de Santa Catarina e do Brasil como um todo. A cidade tem apresentado um crescimento econômico notável nos últimos anos, impulsionado pelo comércio internacional e pelas atividades portuárias”, destacou Fábio.

O encontro entre o Superintendente do Porto de Itajaí, e as autoridades do Governo Federal, deram mais um passo significativo em direção ao fortalecimento da infraestrutura portuária brasileira. “A renovação da Autoridade Portuária e o Arrendamento Transitório do Porto Organizado de Itajaí são medidas que visam garantir a eficiência e a competitividade desse importante porto, contribuindo para o crescimento econômico de Itajaí e do Brasil como um todo”, concluiu Fábio da Veiga.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt