quinta, 18 de abril de 2024
03/10/2023 10:51

Ronaldo Coutinho confirma que chuvas podem causar problemas de cheias em Santa Catarina. Defesa Civil e Epagri-Ciram emitem Nota em conjunto alertando para fortes chuvas até domingo


Um vídeo divulgado ontem nas redes sociais do engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, que faz previsões das chuvas previstas a partir da noite desta terça-feira, até o final de semana em Santa Catarina, com projeções de possibilidade de enchentes no Vale do Itajaí e depois quando as águas estiverem escoando nas cidades ao longo do rio Itajaí-Açu, provocou preocupação e ao mesmo tempo polêmica, muitos classificando as projeções como excessivamente alarmantes.
O engenheiro confirmou as previsões que fez e comparou o que vai acontecer em Santa Catarina esta semana ao mesmo que aconteceu no Rio Grande do Sul há poucos dias. "A quantidade de chuva prevista é muito grande, devendo haver precipitação de uma vez e meia o previsto para o mês de outubro apenas em 5 dias", alertou.
Para Itajaí, segundo o engenheiro agrônomo, a preocupação maior seria no final de semana e início da próxima semana, quando toda água descer do alto vale do Itajaí pelo rio Itajaí-Açu, podendo provocar enchentes nas regiões mais baixas da cidade e também paralisação do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes.
Por outro lado, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram emitiram Nota Meteorológica em conjunto para informar as condições esperadas para esta semana no estado. A previsão indica uma semana marcada por temporais e chuva volumosa, que intercalam com breves períodos de melhoria, quase que confirmando as previsões de Reinaldo Coutinho.
Só para ter uma ideia, a própria Nota Meteorológica emitida em conjunto diz textualmente que "caso seja necessário, as barragens do Alto Vale do Itajaí serão operadas para prevenir e/ou mitigar inundações na região."
Segundo a Epagri-Ciram e a Defesa Civil, entre a tarde desta terça (03) e a madrugada de quarta-feira (04), há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.
No decorrer desta quarta-feira o risco de tempestades com vendavais e granizo diminui, mas a chuva se mantém persistente e volumosa, podendo ultrapassar os 100 mm nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e em parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí. Nessas áreas o risco é alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Já na quinta-feira (05), as chuvas enfraquecem em todas as regiões, mas o tempo segue nublado.
Entre a sexta-feira (06) e o domingo (08), as instabilidades voltam a ganhar força entre o centro e o litoral catarinense, aparecendo de forma persistente e com acumulados elevados no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nesse período, há risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos. Por conta dos volumes elevados de chuva previstos combinados ao solo encharcado, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais.
Caso seja necessário, as barragens do Alto Vale do Itajaí serão operadas para prevenir e/ou mitigar inundações na região.
O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e no sul do estado, sobretudo na primeira quinzena do mês.
É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações, especialmente para prazos maiores que 5 dias. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt