quinta, 18 de abril de 2024
06/10/2023 15:23

Atualização 06/10/23 – Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri


A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para esta semana no estado. A previsão indica dias com temporais e chuva volumosa, que intercalam com breves períodos de melhoria. 

A partir da tarde desta sexta-feira (06), há condição para temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, mas principalmente do centro ao leste do estado. Já no Litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de forma persistente entre a tarde e a noite. Os totais médios de chuva variam de 20 a 30 mm em boa parte do estado e chegam a 50 mm no Litoral Sul. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

No sábado (07), a instabilidade se intensifica entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com totais mais elevados nas áreas próximas ao RS, variando de 50 a 100 mm, podendo superar estes valores especialmente no Litoral Sul. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

No domingo (08), a chuva se espalha para todas as regiões catarinenses e, neste dia, são esperados acumulados entre 70 mm e 100 mm, com pontuais em torno de 150 mm, especialmente do centro ao leste do estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais entre a sexta (06) e o domingo (08).

No início da próxima semana (09 e 10) a chuva diminui no estado.  

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

As chuvas intensas que atingiram o estado de Santa Catarina durante a última terça e quarta-feira resultaram em enxurradas, alagamentos e inundações em diversos lugares do estado. Os municípios mais prejudicados estão localizados nas regiões do Vale do Itajaí, Planalto Norte, Meio e Extremo Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo da quinta-feira e madrugada desta sexta, os rios apresentaram recessão, mas em muitos pontos ainda em níveis de alerta.

Durante os próximos dias, está prevista uma quantidade significativa de chuva, com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, estão destacadas as principais áreas que apresentam riscos associados ao evento:

Litoral Sul: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira se estendendo para o final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira, com aumento gradual nos níveis dos rios durante o final de semana, onde segundo os modelos hidrológicos, pode alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul, e 10 a 12 metros em Blumenau.  

Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de alerta.

Grande Florianópolis: Os níveis dos rios nas Bacias dos Rios Tijucas e Cubatão sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta, entre o domingo e segunda-feira.

 

 

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt