quinta, 18 de abril de 2024
08/11/2023 19:13

Asia Shipping prevê recorde de público em seu evento anual que começa daqui seis dias

Perxpectivas Comex 2024 reunirá diversos players da cadeia logística para discutir economia, geopolítica e o potencial das novas tecnologias no comércio exterior

Faltam apenas seis dias para a 3ª edição do Perxpectivas Comex 2024, evento proprietário da Asia Shipping, que espera reunir presencialmente, ao longo do dia 14 de novembro, cerca de 600 pessoas que representam toda a cadeia logística – armadores, portos, setores aéreo e ferroviário, indústria, varejo e empresas de tecnologia que estão ajudando a transformar os processos com mais agilidade, eficiência e qualidade. 
 
Para abrir o evento, a multinacional brasileira líder em importação receberá em seu palco 360º Thiago de Aragão, um dos mais influentes especialistas em geopolítica, que abordará as tensões na relação China-Estados Unidos e como os conflitos atuais - Israel X Hamas e Rússia X Ucrânia – podem refletir no Brasil e na América Latina, principalmente se houver um prolongamento das guerras. No painel “Impactos da geopolítica no comércio exterior”, Aragão também falará sobre 2º turno das eleições argentinas e o que pode representar para as relações comerciais com o Brasil, o crescimento do nearshoring em alguns países e o potencial da Índia nos próximos anos. 
 
Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Johns Hopkins (EUA) e pesquisador do Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos (Washington), Thiago de Aragão é CEO da Arko Internacional e sócio da Arko Advice, principal empresa de análise e estratégia institucional da América Latina. Durante o evento, o especialista também dará algumas dicas de como fazer uma análise geopolítica de risco e quais são os principais indícios a serem observados para que as empresas possam adotar medidas mais assertivas para seus negócios. 
 
“Qualquer mudança ou ponto de tensão pode interferir de maneira significativa em nossa atividade. Por isso, um dos principais temas do evento será a geopolítica. Precisamos saber o que está acontecendo do ponto de vista político, econômico e social no mundo para identificar os possíveis riscos e agir preventivamente”, afirma Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping. 
 
Assim como a geopolítica, os rumos da economia são essenciais para definir os próximos passos da estratégia de comércio exterior. E para falar sobre “Economia Internacional: principais desafios e oportunidades”, o Perxpectivas receberá Samy Dana, economista mundialmente conhecido que destacará os desafios e oportunidades da economia brasileira e seu comportamento em diferentes cenários. Dana trará ao evento alguns comparativos entre países de destaque no cenário econômico mundial, além de promover reflexões sobre fatores que devem ser priorizados para o desenvolvimento da economia brasileira e como o Comex está inserido neste momento atual. 
 
Samy Dana possui Graduação e Mestrado em Economia e Doutorado em Administração. Atualmente, atua como professor de Economia na Fundação Getúlio Vargas e comentarista na Rádio Jovem Pan. Além disso, já foi comentarista da Rede Globo por sete anos e escreveu vários livros sobre finanças, economia e negócios.
 
O futuro é agora
Nesta edição do Perxpectivas, um tema de destaque será o papel das novas tecnologias na transformação dos processos da cadeia logística, seja para otimizar o trabalho, ganhar agilidade e eficiência, facilitar o dia a dia do cliente, melhorar a experiência, reduzir a burocracia e gerar mais negócios.
 
E para abordar a tecnologia mais comentada do ano – Inteligência Artificial Generativa -, o evento contará com a presença da futurista Martha Gabriel, que discorrerá sobre “IA para negócios”. Ela passará pelos seus principais conceitos, letramento, desafios, contextualização para o setor de Comex, além de demonstrar alguns prompts de IA generativa e como utilizá-los para otimizar o tempo e tornar os processos de trabalho mais produtivos. 
 
“Certamente será uma palestra que agregará muito conhecimento a todos nós que acreditamos na tecnologia como um pilar importante de transformação. Será uma oportunidade para entender melhor a diferença entre IA e IA generativa, de que forma essas tecnologias moldarão o futuro da economia, o posicionamento do Brasil em relação à adoção de soluções disruptivas, benefícios e riscos da IA, habilidades necessárias para os futuros profissionais e os benefícios para a logística”, ressalta Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.
 
O evento terá ainda o painel “O futuro é agora’, que reunirá grandes players do mercado para discutir as principais tecnologias que estão transformando o comércio internacional. Participarão desse painel Kamila Estevam, diretora de Desenvolvimento e Inovação na Dati; Lucas Sanches, gerente de Produtos da WiseTech Global, e Pierre Emmanuel Jacquin, General Manager e VP da Project44 na América Latina. A moderação será realizada por Diego Pontes, gerente de Tecnologia e Negócios na Ásia Shipping. 

 

Sobre a Asia Shipping
Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário. Além disso, a companhia também é especializada em Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro e Seguros de cargas. 
 
Com 27 anos, a Asia Shipping é a maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo, ocupando a 31ª posição. Também foi certificada pelo Great Place to Work como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar” no Brasil. A companhia está em 12 países, com 40 escritórios no mundo – 11 no Brasil – e mais de 1.000 colaboradores. A empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, o OEA, e ao Pacto Global da ONU. 

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt