terça, 21 de maio de 2024
15/04/2024 13:48

ApexBrasil trabalha com a criação de novo portfólio para projetos de investimentos sustentáveis; já pensou em incluir sua empresa?

Empresas selecionadas poderão receber investimentos estrangeiros e participar de feiras e projetos realizados no Brasil e no exterior voltados para o setor. Eventos sobre desenvolvimento de tecnologias ambientais, entre outras ações, estão no radar Agência com vistas à criação do portfólio sustentável

A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) tem trabalhado com a construção de um portfólio com foco em sustentabilidade social e ambiental. A iniciativa vai ao encontro do novo Mapa Estratégico da Agência, com diretrizes para os próximos anos. A ideia é que a ApexBrasil seja reconhecida como uma agência sustentável em todas as suas ações. Nesse sentido, a Agência quer agora apoiar empresas com projetos inovadores sobre o tema, formando um banco de projetos com potencial para receber capital de participação para apresentação a investidores internacionais e nacionais durante missões e seminários realizados no Brasil e no exterior.

Oportunidades

Entre as ações elaboradas pela ApexBrasil para arregimentação de portfólio com foco em sustentabilidade, destaca-se a organização da participação brasileira na maior feira de tecnologias ambientais do mundo, o IFAT. Com origem em Munique, na Alemanha, o programa IFAT estreia sua primeira edição no Brasil entre os dias 22 e 26 abril, em São Paulo. Empresas relacionadas ao setor e interessadas em receber investimentos estrangeiros podem visitar os estandes viabilizados pela Agência nos eventos e conversar com os representantes da Agência, tanto no Brasil quanto no país europeu. Para saber mais, clique aqui.

Em São Paulo, durante os três dias do IFAT Brasil, a Agência vai facilitar a atração de investimentos estrangeiros com foco na industrialização, inovação e crescimento econômico, alinhados às políticas públicas nacionais. Identificar oportunidades de investimentos no setor de infraestrutura social, com foco em saneamento, gerenciamento de resíduos e abastecimento de água estão no escopo de atuação da ApexBrasil com sua participação no evento.

“O IFAT Brasil apresenta proposta de valor singular, com forte aderência à necessidade da ApexBrasil de identificar fóruns de alto nível, uma vez que se trata da primeira edição no Brasil de um dos maiores eventos do setor. Representantes de países do mundo inteiro estarão reunidos com o foco na preservação do meio ambiente”, destacou a Gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão.

Já em maio, ocorre o IFAT Munique, na Alemanha, que reúne os principais representantes internacionais da indústria, destacando-se como a maior feira comercial nos setores de água, esgoto, reciclagem e tecnologia. Desde sua primeira edição, em 1966, o IFAT Munich oferece ideias e soluções inovadoras para desafios industriais e municipais, e neste ano, pela primeira vez, contará com a participação da ApexBrasil.

Mapeamento de compromissos climáticos

Uma outra importante ação envolvendo a ApexBrasil dedicada a atrair investimento estrangeiro para o setor é o trabalho realizado em conjunto com o Fórum Econômico Mundial (WEF), iniciado em junho de 2023. Trata-se de um projeto piloto que visa testar no Brasil o Guia sobre Facilitação de Fundo de Investimento Estrangeiro Climático. Com isso, a ApexBrasil se propôs a mapear os compromissos climáticos de empresas multinacionais para as oportunidades de investimento em determinada região, criando um conjunto de projetos favoráveis ao clima.

“Isso pode incluir investimentos em projetos que sejam de natureza zero ou de baixo carbono, e que visam reduzir a pegada de carbono da atividade econômica e apoiar a redução dos gases com efeito de estufa (GEE) através de soluções e tecnologias de redução de emissões. Também são contempladas iniciativas para melhorar a resiliência das infraestruturas aos efeitos das alterações climáticas”, afirmou Helena Brandão.

Para o projeto piloto, então, a ApexBrasil selecionou dois estados brasileiros para o preenchimento de um questionário, visando entender suas estratégias: Amazonas e Bahia, representando o Norte e o Nordeste brasileiro, respectivamente. Ambos os estados participarão agora de workshops, sessões de mentoria, entre outras ações com objetivo de promover e facilitar investimentos favoráveis ao clima em suas regiões.

A partir dessas ações, a ApexBrasil começa a identificar projetos de investimento apresentados pelas empresas brasileiras, mapeando os principais eixos temáticos e atuando na formação de parcerias com empresas estrangeiras.

Tem um empreendimento inovador com soluções sustentáveis e quer fazer parte do novo portfólio de investimentos voltado para o setor? Converse com nossos analistas! Estamos atendendo empresas interessadas no e-mail:

jurandy.junior@apexbrasil.com.br

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt