domingo, 23 de junho de 2024
30/04/2024 16:44

Governo e CMPC anunciam investimento de R$ 24 bilhões no RS


Em ato realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite, a CMPC anunciou o investimento de R$ 24 bilhões na construção de sua segunda unidade produtora de celulose no estado. A nova planta será instalada em Barra do Ribeiro, distante cerca de 35 km de Guaíba, onde funciona a principal fábrica da empresa no Rio Grande do Sul.
 
Na ocasião houve a assinatura de um protocolo de intenções entre a CMPC e o governo gaúcho para o início do processo de licenciamento da obra. O projeto, denominado Natureza CMPC, tem previsão de gerar 12 mil empregos durante a fase de construção civil.
 
A CMPC projeta que depois de pronto o novo empreendimento seja capaz de produzir até 2,5 milhões de toneladas de celulose por ano, capacidade superior à da unidade de Guaíba que após as obras de duplicação passou a produzir 1,7 milhão de toneladas anuais. Com esse anúncio, a obra já se coloca como o maior investimento realizado no Rio Grande do Sul.
 
A celulose produzida na região metropolitana escoa pela hidrovia até o Porto do Rio Grande, onde é armazenada e carregada nos navios para ganhar o mercado internacional. As barcaças que realizam o transporte do produto também são as mesmas que no retorno a Guaíba carregam toras de madeira no Porto de Pelotas, matéria prima para obtenção da celulose.
 
O investimento na nova unidade de Barra do Ribeiro beneficia diretamente os portos de Rio Grande e Pelotas, os quais registrarão aumento das movimentações para o atendimento das necessidades da futura planta. Atualmente, a celulose é o principal produto armazenado na área do cais público e responsável por uma movimentação de 3.269.314 toneladas em 2023.
 
Para o presidente da Portos RS Cristiano Klinger, é um momento de celebrar investimentos no Estado, consequentemente no desenvolvimento do complexo portuário. “É de grande importância este investimento para o Estado e principalmente para a Portos RS. Dentro desse grande projeto que irá contemplar os portos de Pelotas e Rio Grande, gerando o aumento das movimentações e recebendo mais investimentos em todas as etapas que envolve manter os portos competitivos no mercado".
 
Além da presença de executivos da companhia e de secretários estaduais, o anúncio foi acompanhado pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e pelo gerente de planejamento e desenvolvimento da Empresa Pública, Fernando Estima. Além da nova fábrica e acessos, o projeto prevê a construção de um terminal portuário da CMPC em Rio Grande.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt