A projeção de vendas do varejo de vestuário em novembro é de aumento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, o corresponde a R$ 26,2 bilhões. Um estudo do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) mostra que, levando em conta os indicadores econômicos para novembro - mês em que a Black Friday ajuda a aquecer as vendas - o número de peças comercializadas pode chegar a 544,1 milhões, um incremento de 2,4%.
A consultora do IEMI, Bárbara Castro, explica que a Black Friday, por sua proximidade com as festas de fim de ano, gera desejo e oportunidade de aquisição de produtos a preços mais atrativos. Além disso, a chegada da primeira parcela do 13º salário para muitos brasileiros também atua como grande estímulo às compras.
Para a indústria com presença no varejo, é uma oportunidade para reduzir estoques, mas também aproveitar o burburinho em torno da Black Friday e dos investimentos em marketing e publicidade para atrair novos consumidores, explica a consultora. Na avaliação dela, pode ser um bom momento também para apresentar lançamentos.
Dezembro
As festas de fim de ano movimentam as vendas em dezembro, seja para presentes ou para a renovação de peças para eventos e reuniões sociais durante o período. As projeções do estudo do IEMI apontam que no último mês do ano, o incremento de vendas deverá ser de 13,1% em comparação com o ano anterior, para R$ 47 bilhões. Em número de peças vendidas, a expectativa é de um aumento de 10,1%, correspondendo a cerca de 971,8 milhões de itens.
Com informações da Abit.IEMI
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas