
A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do País, recebeu o primeiro lugar, na categoria Serviços, do _Prêmio Empresa Inovadora 2025_. Organizado pelo Instituto Synapse, a premiação visa incentivar e reconhecer as organizações mais inovadoras em seus segmentos de atuação, além de fomentar uma cultura de inovação no Brasil.
Com um investimento anual acima de 4% de sua receita em sua jornada de digitalização, o destaque da Multilog no Prêmio é resultado de um processo de inovação, que vai muito além da adoção de tecnologias avançadas.
“Receber o Prêmio Empresa Inovadora 2025 é muito gratificante por evidenciar todo o processo de inovação que a Multilog vem implementando ao longo dos anos, apoiada em uma governança clara, e que assegura que cada iniciativa esteja alinhada à estratégia da empresa e gere valor real para os nossos clientes”, afirma Djalma Vilela, presidente da Multilog.
A empresa começou a utilizar a Inteligência Artificial bem antes da pandemia, para previsões de faturamento e de estoques. O uso da IA evoluiu, e há mais de três anos a Multilog conta com modelos para previsões de demanda de transportes e de alocação de cargas.
Os Gêmeos Digitais, por sua vez, reproduzem o ambiente físico de uma armazém em um ambiente virtual, para que os clientes possam consultar de forma remota os produtos armazenados, com uma experiência de metaverso.
Já a Torre de Controle, um grande diferencial da Multilog, foi desenvolvida internamente e funciona como um centro de informações de supply chain, conectando toda a infraestrutura de serviços. Por meio dela é possível realizar o acompanhamento de todas as operações logísticas (transporte, armazéns, estoque) e fornecer aos clientes acesso a dados sobre as operações em tempo real.
“Investimos fortemente na construção de um ecossistema colaborativo, que nos conecta a startups, universidades e parceiros estratégicos, promovendo uma cultura interna que valoriza a criatividade, o protagonismo dos colaboradores e o aprendizado contínuo”, ressalta Vilela. “Esse compromisso, liderado pela alta gestão, é o que nos permite antecipar tendências, transformar desafios em oportunidades e consolidar a Multilog como referência em inovação no setor logístico brasileiro.”
Portal do cliente Multilog
Outro fator estratégico na área da tecnologia e inovação é o Genius, o portal de serviços ao cliente da Multilog, que conecta as soluções da empresa em um único ambiente, seja na parte alfandegada, de transportes ou de armazenagem. Com o Genius, o cliente acompanha toda a jornada de suas mercadorias, desde a retirada no porto até a entrega final, além de acessar recursos de realidade virtual e aumentada para inventários e conferências.
O conjunto dessas iniciativas e os benefícios gerados aos clientes foram fundamentais para o reconhecimento da Multilog como Empresa Inovadora 2025.
A operadora de logística integrada também foi considerada como uma das
100+ Inovadoras no Uso de TI pelo IT Forum em 2024; recebeu o 1º lugar
no prêmio BMW Supplier Day pelo projeto "Warehouse Digital Twins", posicionando-se entre as 50 empresas mais inovadoras do Brasil pela Revista Amanhã, e foi destaque no ranking Campeãs da Inovação 2025, sendo a primeira em Transporte e Logística e uma das mais inovadoras do Sul do Brasil.
Sobre a Multilog
A Multilog se posiciona como uma plataforma consolidadora de operações logísticas no País. É líder na administração de recintos alfandegados no Brasil, incluindo os pontos de fronteiras secas no Mercosul. Possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) para atuar em cinco centros logísticos industriais e aduaneiros e dois portos secos. Possui 34 unidades, sendo 12 alfandegadas, 7 de transportes, 2 escritórios corporativos e 13 centros de distribuição.
Atende clientes de diversos setores, incluindo alimentos, bens de consumo, saúde, químico, automotivo & industrial, agronegócio e tech.
Fundada em Santa Catarina, com mais de duas décadas de expertise de logística, a empresa recebeu a autorização da primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI) em 1996, começando a operar. Em 2016, passou a atuar no Paraná e no Rio Grande do Sul após aquisição de outras empresas do mercado e, ao final de 2017, iniciou em São Paulo.
Em 2022, seguindo o projeto de expansão, realizou duas aquisições, que contemplam unidades distribuídas no Nordeste, em São Paulo e Santa Catarina, atingindo o faturamento de R$ 1 bilhão. Em 2023, em novo ciclo de crescimento, inaugurou o Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), o Armazém Geral Químico de Itajaí (SC) e o novo Polo de Saúde de Alphaville (SP).