
Augusto César Diegoli (acdiegoli@gmail.com)
Economia aquecida
Contrariando previsões de que a economia brasileira começaria o ano com ritmo mais fraco em função da alta dos juros, a atividade econômica de SC ganhou fôlego maior. O Índice de Atividade Econômica Regional apurado pelo Banco Central, considerado uma prévia do PIB, mostra que a economia do estado cresceu 6,8% em janeiro e fevereiro, acima da média nacional, de 3,8%. O indicador acompanhado e consolidado pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias do Estado, mostra que o crescimento catarinense foi puxado pela produção industrial, que avançou 7,6% no período. Os outros setores também tiveram alta relevante: o comércio ampliado cresceu 6,7% no mesmo período e os serviços avançaram 4,5%.
Greve interminável
Após 235 dias de paralisação, 300 médicos peritos do INSS voltaram ao trabalho. Inacreditável: e o ministro da Previdência, o inepto Carlos Luppi, a quem o INSS está sob comando, ainda foi “homenageado”, dia desses, com o título de “cidadão honorário” de SC, pelos “relevantes serviços prestados”.
Liderança no turismo
A preferência de muitos turistas por viajar em SC aparece nos números do IBGE. A Pesquisa Mensal de Serviços de fevereiro mostrou que nos últimos 12 meses, até fevereiro deste ano, Santa Catarina registrou o maior crescimento de setor turístico do país, alta de 11% frente aos 12 meses anteriores. O presidente da Fecomércio-SC destaca que a temporada de verão, com praias lotadas, ajudou nesse resultado positivo para SC. A maior presença de argentinos foi fundamental.
Enturmado
Bilionário recente, o empresário catarinense Ricardo Faria, o “rei do Ovo”, está se enturmando com a elite nacional. Para comemorar seus 50 anos fez um festão em São Paulo, no penúltimo final de semana, fazendo questão de reunir figuras do mundo dos negócios, esporte, mídia, música, política e ... justiça. Nessa plêiade aparecem por lá ministros de tribunais regionais. Conforme o jornal “Correio Brasiliense”, os deputados ainda não param de comentar sobre a festa.
Preso que produz
Acerca do alto índice de presidiários de SC que exercem trabalho remunerado (8,3 mil dos 28,1 mil privados de liberdade), uma avaliação interna e permanente do governo estadual conclui que a iniciativa constitui um poderoso bloqueio para a tomada dos presídios pelas facções. Com um ofício, uma renda para si e sua família, o presidiário imagina ser mais fácil quando conquistar a liberdade, se reintegrar à sociedade e não cair em tentações criminosas.
Times Square
Balneário Camboriú vai ganhar este ano mais um atrativo com referência global: uma Time Square para o Réveillon. O complexo gastronômico New York Lounge terá como âncora um telão circular de esquina. A inspiração veio da famosa Times Square, no coração de Nova York (EUA). Como a inauguração está prevista para setembro próximo, a virada de 2025 para 2026 será com a nova atração em BC. O novo complexo, com 453 metros quadrados e 26 lojas, fica na esquina que dá acesso a duas avenidas, a Brasil e a Alvin Bauer.
Treinador sensação
Catarinense de Blumenau e primeiro campeão brasileiro na liga norte-americana de basquete (NBA), Tiago Splitter, 40 anos, virou uma grande estrela do esporte na França, como treinador do time do Paris Basketball, sensação da temporada da Euroliga. Acaba de ser eleito o melhor treinador do primeiro turno.
SC invadida pelos hermanos
A junção do feriado de Páscoa com Tiradentes está garantindo ocupação do que na semana de Páscoa de 2024 na rede hoteleira do litoral de SC. A fase também é impulsionada pela maior presença de estrangeiros devido à moeda favorável e também a semana de turismo no Uruguai. A projeção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis estima que a ocupação hoteleira chegue entre 80% e 95%. Em Florianópolis, cerca de 40% dos turistas são estrangeiros, a maioria do Uruguai.
Linguiça
Não está sendo fácil para 16 municípios do Vale do Itajaí manter a chamada indicação geográfica da origem da “linguiça Blumenau”. Uma empresa de Biguaçu foi a Justiça questionar a legitimidade do ato do INPI, dentre outras entidades, que fez o reconhecimento para o produto. Perdeu. Desde dezembro do ano passado nota técnica da Cidasc determina que estabelecimentos fora da área de indicação geográfica não poderiam mais usar a nomenclatura e readequar os títulos em 150 dias.
Cruzeiros movimentam milhões
Com 40 navios atracados e mais de 157 mil passageiros embarcando e desembarcando, Itajaí encerrou oficialmente dia 14, no Centreventos, a temporada de cruzeiros 2024/2025, a maior da história do município. O período começou em 18 de dezembro de 2024 e terminou em 14 de abril deste ano. De acordo com dados da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o gasto médio por turista na cidade foi de R$ 773, resultando em aproximadamente R$ 120 milhões injetados na economia local. Setores como transporte, alimentação, hospedagem, comércio e serviços foram diretamente beneficiados com o aumento do fluxo de visitantes.
Brasil entre Gigantes
Enquanto Estados Unidos e China trocam ameaças comerciais, o Brasil precisa, mais do que nunca, enxergar esse embate como uma oportunidade de se reposicionar estrategicamente no cenário global. A recente escalada das tensões entre Washington e Pequim renova o temor de uma guerra comercial em larga escala. Para países exportadores como o Brasil, os impactos podem ser significativos, tanto pelas incertezas nos fluxos de comércio quanto pelos efeitos indiretos sobre a competitividade da indústria nacional. Mais do que as tarifas em si, o maior risco está no redirecionamento de produtos chineses para outros mercados. Se os EUA fecharem ainda mais suas portas, o Brasil pode se tornar um dos destinos desse excedente. Setores como o têxtil, o eletrônico e o de bens de consumo duráveis estariam diante de uma concorrência intensa, com produtos de baixo custo e alto volume pressionando o mercado interno. Ao mesmo tempo, a China se movimenta com agilidade. Acelera sua diplomacia econômica e avança em acordos regionais estratégicos.
Pejotização
Em parecer enviado ao STF, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) alertou que autorizar a chamada pejotização de trabalhadores pode ter consequências nefastas sobre a arrecadação fiscal e o custeio da Previdência. A pejotização ocorre quando uma empresa contrata um prestador de serviço como pessoa jurídica com o objetivo de mascarar uma relação trabalhista. Com isso, o trabalhador e o contratante evitam o pagamento de encargos trabalhistas. Tal artifício aniquilaria o dever que vincula profissionais liberais qualificados ao pagamento de imposto de renda, frisou a PGFN, e desfalcaria o caixa da Previdência Social, afastando-se a incidência da contribuição social patronal.
Oportunidades e riscos
A guerra tarifária deflagrada pelo presidente dos EUA gera notícias difíceis de se compreender todos os dias. Mas entre anúncios estridentes e retrocessos, disparos contra aliados históricos e o debate global sobre a melhor maneira de reagir a tudo isso, duas coisas ficam mais claras: o alvo central de Trump realmente é a China e o objetivo é reindustrializar os Estados Unidos. A China transformou-se na “fábrica do mundo” ao combinar salários baixos com uma política industrial e tecnológica agressiva e um câmbio favorável. Mesmo que muitas de suas práticas sejam questionáveis, o resultado foi um nível de competitividade global tão intenso que as tarifas impostas por Trump em seu primeiro mandato pouco abalaram sua força produtiva. Os chineses redobraram esforços e elevaram significativamente o desenvolvimento tecnológico em suas fábricas, altamente robotizadas.
Saneamento em SC
Desde fevereiro deste ano, quando retirou da pauta da Assembleia Legislativa o PLC que instituía a Microrregião de Águas e Esgoto de SC, o governo do estado vem buscando soluções para ampliar as discussões junto aos municípios e devolver ao Legislativo um texto robusto, amparado por debate amplo e com maior segurança jurídica. Para isso, o governador conta com a parceria do presidente da Federação dos Municípios. O objetivo é evitar o que aconteceu com o chamado PL da Casan, que acabou bombardeado nas redes sociais e, dentro da Assembleia e não prosperou. Conforme o novo marco do saneamento, o estado tem até 2026 para alinhar a legislação sobre o tema.
Sincericídios
Ministros “supremos” costumam se soltar em compromissos fora do País. Desta vez foi Gilmar Mendes, que foi a Harvard participar de um evento, a Brazil Conference 2025. Lá, confessou estar “muito orgulhoso” por ter trabalhado pelo desmanche da Operação Lava Jato, que agora compara ao PCC, como se fosse uma organização criminosa. Este evento em Harvard teve patrocínio do Banco BTG, cujo dono foi aliviado recentemente com o arquivamento de dois inquéritos gerados por delações premiadas na operação que ele agora condena, e que agora não vale mais nada. Por estas é que os “supremos” tem apenas 12% de seu desempenho avaliado como ótimo ou bom pelos brasileiros.
Conflito
É muito importante conhecer e optar pela forma mais adequada para solucionar um conflito, que nem sempre é a via judicial, a que todos nós geralmente estamos acostumados a procurar. São elas: a negociação, a mediação e a arbitragem.
Trump e nós
As loucuras de Trump estão chegando perto de nós. Prometeu enviar em maio um grupo de auditores ao Brasil para fazer uma inspeção detalhada sobre as condições sanitárias e de infraestrutura de dezenas de frigoríficos que atualmente tem autorização para exportar carne bovina e suína para os americanos. Dentre eles o catarinense Aurora.
Sobra dinheiro?
No ano passado, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de SC utilizou apenas 32% (RS 7,2 milhões) dos R$ 30,8 milhões reservados e o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil aplicou R$ 23,6 milhões (49%) do total de R$ 48,1 milhões disponibilizados. Em resumo: gastou-se R$ 30,8 milhões dos R$ 70,5 milhões em caixa. O Tribunal de Contas ficou intrigado e decidiu que vai fazer um novo processo de acompanhamento da execução orçamentária e financeira do órgão para este ano. Pergunta que não quer calar: e se faltasse dinheiro diante de uma catástrofe, quem seria o culpado?
Poluição sonora
O governador de SC levou as duas mãos aos ouvidos após ouvir taxativamente do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, que é de Santa Catarina, na propaganda eleitoral do partido nos meios de comunicação, que Lula fez o Contorno Viário de Florianópolis. Diante da afirmação, Lula foi comparado ao chopim, uma ave que tem hábito de pôr seus ovos no ninho já pronto e quentinho, mas de outros, tendo o capricho de dar um jeito de tirar os que estavam lá para dar lugar aos seus. Pelo jeito, a troca de farpas entre os dois não terá trégua tão cedo.
Baleia Franca
A polêmica, porque foi arbitrária, como faz o ambientalismo-caviar instalado em Brasília, comprometendo repentinamente o cotidiano de cerca de 50 mil famílias, delimitação da área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que vai de Palhoça até Laguna, com 150 mil hectares que passarão a ter ocupação extremamente restrita ou até com evacuação de parte dos atuais moradores ao longo de uma faixa litorânea de 130 quilômetros de costa. Se encaminha um aparente armistício com o projeto de lei 849/2025 que propõe sua redução, sem que as baleias tenham qualquer chilique.
Sem fraude
Uma operação envolvendo múltiplos órgãos estaduais deixa o consumidor catarinense um tanto tranquilo nos dias que antecederam a Semana Santa pela primeira vez se fez uso de uma tecnologia de ponta para sequenciamento de DNA em 56 amostras colhidas em pontos de comercialização de peixes em várias cidades, para checar a autenticidade das espécies vendidas. Comparadas com a informação do rótulo, uma surpresa muito boa: confirmou-se apenas uma tentativa de fraude.
Fica com está
Segundo uma enquete nas redes sociais para dar vez à população de Santa Catarina a respeito da proposta em tramitação para se mudar o Hino de SC. Para surpresa, 87% das pessoas se posicionaram contra a alteração. Conclusão: “as pessoas não conhecem o hino porque não aprenderam a cantá-lo”. Pode ser mesmo. Foi protocolado um projeto de lei que determina às escolas a execução uma vez por semana, dos hinos de SC e do Brasil, como, aliás, se fazia nos velhos tempos em que o civismo era algo levado muito a sério.
Mediação
Com a entrada em vigor do Novo CPC, em março de 2016, onde busca por um acordo através da Conciliação é um pré-requisito processual sendo um recurso adotado para diminuir o grande número de processos tramitando na Justiça, beneficiando a instituição e a população. O tema Mediação, juntamente com as demais técnicas de solução de conflitos, foi tema da Revista Catarinense de Solução de Conflitos (RCSC). Os Métodos Adequados de Solução de Conflitos e a Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem, tem foco na Arbitragem, Conciliação, Mediação e Negociação, com artigos, matérias, entrevistas abordando a temática, visando disseminar a cultura de aproximação das partes em litígio para solucionar de forma amigável o seu problema, sem a necessidade de demandar no Judiciário.
Tijucas
A Cerâmica Portobello perde trono em Tijucas e nova gigante assume a liderança na geração de riqueza. No ranking revela as 10 empresas que mais geraram riqueza no município e a líder está surpreendendo. Em uma virada histórica para a economia de Tijucas, a Growth Supplements, empresa do ramo de produtos alimentícios e suplementos, conquistou o posto de maior arrecadadora de Valor Adicionado Municipal (VAM) do município.
O futuro do Brasil, os desafios para o desenvolvimento do país e o papel da sociedade na construção de uma nação mais forte estiveram no centro das discussões da plenária da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), realizada na noite de segunda-feira (08). O encontro reuniu empresários, lideranças e associados e contou com a palestra do jornalista Paulo Alceu, que abordou o tema “O futuro que nós queremos para o Brasil”. Após a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com o palestrante, esclarecendo dúvidas e compartilhando questionamentos sobre os temas abordados.
Ao longo de sua apresentação, Paulo Alceu compartilhou análises e reflexões sobre os desafios enfrentados pelo Brasil, destacando a importância da participação ativa da sociedade na construção de um futuro mais sólido, ético e sustentável. A palestra trouxe uma visão abrangente sobre o cenário nacional, abordando temas relacionados à cidadania, responsabilidade, educação, valores familiares e ao protagonismo da sociedade na transformação do país.
O palestrante ressaltou que as mudanças mais significativas começam nas atitudes individuais e coletivas, defendendo a valorização de princípios como integridade, respeito, compromisso e responsabilidade. Para ele, o fortalecimento desses valores é fundamental para a construção de uma sociedade mais preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.
Ao abordar o contexto atual, Paulo Alceu também destacou exemplos positivos de desenvolvimento e superação encontrados em diferentes regiões do país, especialmente em Santa Catarina, reconhecida por seu espírito empreendedor, capacidade de inovação e força econômica.
A importância da educação, da formação das novas gerações e do fortalecimento das instituições também esteve entre os temas centrais da palestra. Segundo o jornalista, o futuro do Brasil depende da capacidade de unir esforços em torno de objetivos comuns, fortalecendo uma cultura baseada na cooperação, no respeito e no compromisso com o desenvolvimento coletivo.
Para a presidente da ACII, Thaisa Nascimento Corrêa, a palestra proporcionou um momento de grande reflexão para os empresários presentes. Segundo ela, a atenção demonstrada pelo público ao longo de toda a apresentação e a participação ativa durante o espaço de perguntas evidenciaram a relevância dos temas abordados.
“A atenção dos participantes, refletida no silêncio e na concentração durante toda a palestra, demonstrou a relevância do tema abordado. Falar sobre o futuro do Brasil é sempre importante, especialmente em um momento tão desafiador para quem empreende, gera empregos e contribui diariamente para o desenvolvimento do país. A experiência e a vivência do Paulo Alceu trouxeram clareza sobre o cenário que estamos vivendo e ajudaram a ampliar a compreensão dos desafios e das oportunidades que estão à nossa frente. Além disso, os empresários aproveitaram a oportunidade para fazer questionamentos e aprofundar temas que impactam diretamente o ambiente de negócios. Tenho certeza de que todos sairam deste encontro com novos insights e uma visão mais ampla sobre o momento que o Brasil atravessa”, destacou.


A Portos RS passa a contar com uma nova liderança à frente de sua gestão. Fábio Machado assume a presidência da empresa trazendo uma trajetória consolidada no serviço público, marcada pela atuação em áreas estratégicas da administração pública, governança, gestão e assessoramento jurídico.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Machado possui mais de 20 anos de experiência no setor público. Sua trajetória teve início em 2009, quando ingressou na gestão pública como chefe do Departamento de Materiais do Serviço Autônomo de Saneamento em Pelotas (Sanep). Entre 2012 e 2015, atuou como consultor jurídico da autarquia.
Em 2016, assumiu a Procuradoria-Geral do Município de Pelotas durante a gestão do então prefeito Eduardo Leite. Na sequência, entre 2017 e 2020, exerceu a função de assessor especial da prefeita Paula Mascarenhas. Já em seu segundo mandato, foi nomeado secretário de Governo e Ações Estratégicas, participando diretamente da formulação e coordenação de políticas públicas e projetos estruturantes para o município.
Fábio Machado ocupava o cargo de coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária e, desde 2025, também integrava o Conselho de Administração da Portos RS, posição que lhe proporcionou um acompanhamento próximo dos desafios e oportunidades do sistema portuário gaúcho.
Ao assumir a presidência da Portos RS, Machado chega com a missão de dar continuidade ao fortalecimento da gestão portuária, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura logística do Rio Grande do Sul, a ampliação da competitividade dos portos públicos e o avanço de projetos estratégicos voltados à modernização e à eficiência operacional.
A instituição também registra e reconhece a contribuição de Cristiano Klinger, que presidiu a Portos RS entre 2022 e 2026 e esteve à frente de importantes avanços operacionais, logísticos e institucionais, especialmente durante o processo de transição para empresa pública, marco que fortaleceu a autonomia e governança da organização.
Com a nova gestão de Fábio Machado, a Portos RS segue voltada ao desenvolvimento dos portos públicos gaúchos e ao fortalecimento de seu papel estratégico para a economia do Rio Grande do Sul.
O Brasil celebra o Dia dos Namorados na próxima sexta-feira, 12 de junho, muitos consumidores sairão às compras em busca do presente ideal e o comércio intensifica a divulgação de promoções e ofertas. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que os consumidores devem redobrar a atenção nas compras e também intensificar os cuidados com o fornecimento de informações pessoais.
Em datas comemorativas, quadrilhas aproveitam o momento para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando “engenharia social”, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais para o roubo de dados pessoais.
A aglomeração de pessoas e a distração na hora de pagar compras em comércios de rua criam o ambiente ideal para que golpistas descubram a senha e troquem o cartão. Nesta época do ano também são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais.
Criminosos também clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica imperceptível para o cliente ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número “0”. Por isso, a recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.
“O cliente também deve desconfiar de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, pedindo que o pagamento seja feito naquele momento para que não perca o produto. Ainda duvide das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos”, alerta Raphael Mielle, diretor de Serviços e Segurança da Febraban.
Golpe do brinde ou presente
Em datas comemorativas, o cliente também deve tomar cuidado com o golpe do brinde ou presente. Após descobrirem dados pessoais, quadrilhas de criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde ou presente para entregar e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente.
Os criminosos chegam a dar algo para a vítima, geralmente flores, bolos ou cosméticos. Alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações de quem realmente pediu para fazer a entrega e pedem um pagamento de uma taxa.
O entregador pode entregar uma maquininha com o visor danificado ou de uma forma que impossibilite a visualização do preço cobrado na tela, sendo um valor acima do real cobrado.
O golpista também usa algum truque e desvia a atenção da pessoa para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra. Isso permite que bandido descubra o código secreto. É importante ressaltar que o campo de senha deve mostrar apenas asteriscos. Em posse da senha do cliente, o bandido pode, posteriormente, trocar o cartão.
Confira abaixo orientações para fazer compras com segurança
Para compras online:
- Sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS
- Fique atento às ofertas, duvide de valores muito abaixo do mercado
- Acompanhe as compras realizadas pelo aplicativo do cartão, e caso desconheça alguma transação, bloqueie-a e entre em contato com a administradora
- Nunca clique nos links de promoções vantajosas demais. Para ver a oferta, acesse o site oficial da loja digitando o endereço dela diretamente na barra do navegador
- Ao pagar com boleto, Pix ou transferências sempre confira se o nome do beneficiário é de quem realmente deve receber o valor
- Não selecione a opção “salvar dados do cartão” para utilizar em compras futuras
- Dê preferência para o uso do cartão virtual para as compras online
- Sempre pesquise a reputação de lojas e de vendedores e confira comentários feitos em vendas de outros compradores
- O cadeado HTTPS atesta que determinado site é seguro. O ícone indica que as comunicações entre a página e o dispositivo do usuário estão protegidas por criptografia, o que garante segurança na troca de dados
- Caso receba uma ligação pedindo dados pessoais, desligue e procure o gerente de sua conta imediatamente, de preferência, em outro aparelho de telefone. Lembre-se de que o banco nunca pede seus dados por telefone.
Em lojas físicas:
- Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa, sempre confira o valor antes de digitar a senha e proteja o código de segurança
- Sempre peça o comprovante impresso
- Se o cartão não passar de primeira, redobre a atenção: não deixe que o levem para longe de você para passar em outra máquina e acompanhe de perto a 2ª tentativa
- Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Bandidos podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão
- Ao utilizar o QR Code para pagamento, confira se o destinatário da transação é o beneficiário correto.


O Ministério do Comércio chinês anunciou a realização de mais de 100 eventos internacionais em 2026 com o objetivo de conectar fornecedores globais ao mercado chinês. As primeiras ações ocorrerão em Belarus e na Alemanha, abrindo novas oportunidades para empresas interessadas em expandir seus negócios com a segunda maior economia do planeta.
Mais do que feiras e rodadas de negócios, essa iniciativa demonstra uma estratégia consistente da China para diversificar fornecedores, ampliar o acesso a produtos de qualidade e fortalecer sua integração comercial com diferentes regiões do mundo.
Para exportadores brasileiros, o movimento merece atenção. Setores como alimentos, bebidas, frutas, proteína animal, produtos industrializados e commodities podem encontrar novas oportunidades em um mercado que continua buscando parceiros internacionais confiáveis.
Enquanto muitos países discutem barreiras comerciais, a China segue investindo em mecanismos para aproximar compradores e fornecedores globais.
Quem acompanha o comércio exterior sabe: grandes oportunidades costumam surgir antes de virarem tendência.
O mercado chinês continua se movimentando. A pergunta é: sua empresa está preparada para aproveitar esse movimento?
Por: André Queiróz


Além da implantação da sala do Qualifica+ Comunidade, os moradores puderam participar de uma confraternização, cantando os parabéns pelos 166 anos de Itajaí e recebendo fatias de bolo distribuídas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Por André Gomes
Os Estados Unidos citaram o Pix – principal forma de recebimentos dos pequenos negócios brasileiros – em uma investigação comercial sobre “práticas desleais”. De acordo com o documento, o sistema de pagamentos representaria uma forma de concorrência estatal aos cartões de crédito privados. A partir disso, o país norte-americano está analisando uma taxação dos produtos brasileiros em 25%, decisão que pode sair até 15 de julho. De acordo com o Sebrae, a ferramenta facilita os pagamentos e reduz custos para os empreendedores.
Segundo a pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae e Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), quase seis em cada 10 donos de pequenos negócios têm o Pix como principal meio de recebimento das vendas. Outros 53% preferem esse instrumento para pagar seus parceiros comerciais.
No caso em particular dos microempreendedores individuais (MEI) a adesão ao Pix foi ainda maior. A pesquisa do Sebrae, revelou que 97% deles usam a plataforma como alternativa de pagamento. Para 28% desses empreendimentos, a modalidade responde por mais de 75% de todo o faturamento e para outros 20%, a forma de pagamento é responsável por cerca de 51% dos recebimentos.
“É uma avaliação injusta e infundada por parte do governo dos Estados Unidos porque o sistema de pagamento não interfere no comércio e nas relações das empresas do setor de cartões de crédito. Mais do que isso, é uma forma de pagamento que não tem mais volta e se tornou a queridinha dos pequenos negócios pelo rápido recebimento e para a manutenção do fluxo de caixa dessas empresas. No fundo, é uma das formas que o setor utiliza para criar mais oportunidades de crescimento e aumentar a geração de empregos”, avalia Rodrigo Soares, presidente do Sebrae.
De acordo com dados do Banco Central, o PIX tem cerca de 170 milhões de usuários Pessoas Físicas (80% da população) e mais de 24 milhões de usuários Pessoas Jurídicas. Anualmente, movimenta mais de R$30 trilhões, o que equivale a quase 3 vezes o PIB brasileiro e quase 20% do PIB norte-americano.
“Este é o tamanho do mercado que seria disputado pelas Big Techs (Apple Pay, Google Pay, Amazon Pay, Meta Pay e Microsoft), se o Banco Central não oferecesse esse serviço de forma gratuita e referência de eficiência mundial” afirma Rodrigo Soares, que ainda arremata “Não se trata de prática desleal de comércio, alegado por Trump para impor aumento de tarifas sobre nossas exportações. Mas sim, disputa de mercado”.
Consolidado
Lançado em 2020, o Pix alcançou um estágio de universalização em menos de quatro anos. De acordo com dados do Banco Central, ele já é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Em 2025, o Pix bateu seu recorde histórico anual ao movimentar um total de R$ 35,4 trilhões, registrando quase 80 bilhões de transações. O que representa um crescimento de 33,6% no volume de valores transferidos na comparação com o ano anterior.


Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC
O governador Jorginho Mello cumpriu uma extensa agenda de compromissos neste sábado, 6, reforçando a proximidade do Governo do Estado com as prefeituras e a valorização das tradições catarinenses. O roteiro incluiu a Festa Municipal de Emancipação de Aurora, que celebra o 62º aniversário, no Alto Vale do Itajaí e a participação na Festa do Pinhão em Lages.
A festividade em Aurora, com programação gratuita que termina neste domingo 7 de junho, movimentou a Praça Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade. O evento reuniu atrações como desfile cívico, shows, feira de artesanato e atividades tradicionais. Na manhã de sábado, ocorreu a Alvorada festiva, que contou com um grande café comunitário e o tradicional Tratoraço, reunindo dezenas de produtores rurais e moradores.
Em sua fala durante o evento, no período da tarde, Jorginho Mello destacou a importância de estar presente nos municípios e reafirmou o compromisso do Estado com o desenvolvimento local. ”É um aniversário que tem que se comemorar. Quando a cidade prospera, a gente fica muito feliz. Eu sou um governador municipalista, é por isso que eu gosto de vir nos municípios. É onde tudo acontece. Se o município vai bem, o Estado vai bem. Nós somos parceiros das prefeituras e estamos aqui para apoiar no que for preciso.”
A festividade também foi palco de importantes entregas para a população local, com a assinatura de ordens de serviço para os novos convênios celebrados com a cidade. Em ato durante o evento, o governador e o prefeito de Aurora, Vanderlei Zandonai, assinaram o documento que atua como marco inicial e autoriza o começo da execução de obras e serviços estruturantes para a cidade.
Os investimentos autorizados garantem melhorias tanto na infraestrutura urbana quanto no apoio ao interior. Entre os projetos contemplados destacam-se o montante de R$ 4,6 milhões para o programa Estrada Boa Rural e cerca R$ 1,2 milhão para a aquisição de britador. A qualidade de vida e o lazer dos moradores também receberam atenção especial, com R$ 1,15 milhão garantido para a revitalização da Praça Central, além de R$ 452 mil para a obra de uma nova e R$ 396 mil para a pavimentação da rua Francisco Klaumann.
Investimentos históricos em prevenção
O governador ainda relembrou os recursos históricos garantidos pelo Estado na área de Proteção e Defesa Civil. Recentemente, foi anunciado investimento de R$ 12 milhões destinados a obras de prevenção a enchentes no Alto Vale do Itajaí. Os recursos contemplam diretamente as cidades de Aurora, Ituporanga e Trombudo Central, obras fundamentais para dragagem e desassoreamento de rios, que garantem mais segurança e resiliência climática para a população e o setor produtivo local.
Celebração da indústria em Rio do Sul
Antes de sua chegada a Aurora, o governador iniciou a manhã de sábado em Rio do Sul, onde participou da cerimônia de comemoração dos 80 anos da empresa Bremer. A companhia é um orgulho para a indústria catarinense, operando nos mercados nacional e internacional com excelência na fabricação de caldeiras e aquecedores industriais. A presença do Executivo Estadual reforça o apoio ao empreendedorismo que gera emprego e renda em Santa Catarina.
36ª Festa Nacional do Pinhão
Para encerrar a agenda de sábado, Jorginho Mello participou da 36ª Festa Nacional do Pinhão, um dos maiores e mais importantes atrativos turísticos da Estação Outono em Santa Catarina.
Esta edição da festa, que ocorre entre os dias 22 de maio e 7 de junho, traz marcos importantes para o turismo do Estado. A programação deste ano foi diversificada para atender a todos os públicos, contando com praça de alimentação com diversos restaurantes, pista de patinação no gelo e uma moderna arena de shows.
O retorno da festa ao Parque Conta Dinheiro representa um momento especial. Pela primeira vez na história, o espaço foi totalmente decorado de forma temática, proporcionando uma experiência imersiva e inesquecível aos visitantes.
O Brasil pode deixar de exportar cerca de US$ 1,8 bilhão por ano em proteínas para a União Europeia após o bloco confirmar a suspensão das compras de determinados produtos de origem animal do país a partir de 3 de setembro de 2026.
Armadilha elétrica mata mosquito da dengue e maruim: LED UV 365nm, grade intercalada e baixo consumo – pode ficar ligada 24h; confira o preço
A decisão, oficializada pela Comissão Europeia nesta sexta-feira (5), atinge bovinos, equídeos (cavalos), aves, produtos da aquicultura, mel e tripas. Segundo o documento, publicado no Jornal Oficial da União Europeia, o Brasil não apresentou informações suficientes para comprovar o cumprimento das exigências sanitárias relacionadas ao uso de antimicrobianos na produção animal.
“A Comissão não recebeu informações que garantam que o Brasil aplicou as medidas necessárias para assegurar o cumprimento, até 3 de setembro de 2026, dos requisitos estabelecidos no artigo 3.º do Regulamento Delegado (UE) 2023/905 relativamente a estas categorias” , afirma o texto.
Diante disso, a UE determinou a retirada do Brasil da lista de países autorizados a exportar essas categorias de produtos ao bloco. Em maio, os europeus já haviam anunciado a medida e solicitado garantias adicionais do governo brasileiro sobre o cumprimento das regras que restringem o uso de determinados antimicrobianos, como antibióticos, na pecuária.
Com 43% OFF: Tônico capilar Duo-xidil para barba e cabelo entra em grande promoção
Negociações em andamento
No fim de maio, o governo brasileiro apresentou informações complementares sobre as questões sanitárias envolvendo a exportação desses produtos. Uma reunião virtual foi realizada entre a equipe técnica do Ministério da Agricultura e representantes da Direção-Geral da Saúde e Segurança Alimentar da Comissão Europeia.
Segundo interlocutores que acompanham as negociações, o Brasil apresentou parte das informações exigidas pelo bloco europeu e preparava o envio de novos documentos, mas não havia prazo definido para a conclusão do processo.
O que a UE exige
As garantias solicitadas pela UE precisavam demonstrar que o governo brasileiro é capaz de assegurar que os produtos enviados ao mercado europeu cumprem as normas sobre antimicrobianos adotadas pelo bloco desde 2023.
As exigências envolvem mecanismos de segregação da produção e a comprovação de que produtores e indústrias não utilizam substâncias proibidas pela regulamentação europeia. Também cabe ao governo brasileiro demonstrar que possui instrumentos de fiscalização capazes de verificar o cumprimento dessas regras pelo setor privado.


Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC
A abertura oficial da 32ª Fenajeep, na noite desta quarta-feira, 3, em Brusque, foi marcada por anúncios do Governo de Santa Catarina para a mobilidade e a segurança viária do Vale do Itajaí. Durante a solenidade, o governador Jorginho Mello inaugurou as obras de revitalização da SC-486 (Rodovia Antônio Heil), entre Itajaí e Brusque, e autorizou o aumento do limite de velocidade de 80 km/h para 100 km/h em um trecho da rodovia, após a conclusão de estudos técnicos realizados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).
As obras de revitalização contemplaram os 47,7 quilômetros da rodovia duplicada, com investimento de R$ 12,4 milhões. Os trabalhos incluíram recuperação estrutural do pavimento, fresagem e recomposição de trechos danificados, aplicação de nova capa asfáltica, melhorias na drenagem, limpeza da plataforma da rodovia e implantação de nova sinalização vertical e horizontal.
O governador ainda autorizou o aumento do limite de velocidade no trecho compreendido entre os quilômetros 13,753 e 20 da SC-486, em Brusque. A medida foi embasada por estudos técnicos e busca adequar a velocidade às condições atuais da via, garantindo mais fluidez ao tráfego com segurança.
“Estamos entregando uma rodovia mais segura, mais moderna e preparada para atender quem trabalha, produz e precisa se deslocar todos os dias. Investimos na recuperação do pavimento, melhoramos a sinalização e agora autorizamos a ampliação da velocidade em um trecho que recebeu avaliação técnica criteriosa. Era um pedido da comunidade que a gente tá conseguindo atender pra melhorar a vida das pessoas e impulsionar o desenvolvimento da região”, destacou o governador Jorginho Mello.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, esclarece que os usuários já poderão utilizar o trecho com os novos parâmetros em vigor. “A partir desta quinta-feira, os motoristas já podem transitar pelo trecho no novo limite de velocidade e nas próximas semanas a SIE fará a troca da sinalização vertical. Vale ressaltar que o restante do trajeto permanece com os limites de velocidade inalterados, para garantir a segurança nos pontos de intenso movimento urbano”, alerta.
O prefeito de Brusque, André Vechi, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios para viabilizar investimentos estruturantes. “A revitalização da Antônio Heil era uma demanda importante para toda a região. Essa parceria com o Governo do Estado permite que obras aguardadas pela população saiam do papel e tragam mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para Brusque e cidades vizinhas”, afirmou.
Fenajeep movimenta turismo, economia e tradição off-road
Os anúncios do Governo do Estado ocorreram durante a cerimônia de abertura da 32ª Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), considerada o maior evento off-road da América Latina. Realizada pelo Brusque Jeep Clube, a programação segue até domingo, 7 de junho, reunindo competidores, expositores e milhares de visitantes de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos.
Ao longo dos próximos dias, Brusque se transforma na Capital Nacional do Jeep, sediando provas de velocidade, desafios off-road e atrações voltadas ao universo 4×4. Além do espetáculo esportivo, a Fenajeep tem forte impacto econômico, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e diversos segmentos de serviços.
“O sucesso da Fenajeep mostra a força de Brusque e de Santa Catarina. É um evento que projeta o município e o nosso estado para todo o país, atrai turistas, gera emprego, movimenta a economia e fortalece um setor que tem tradição no nosso estado. Tenho orgulho de ver Santa Catarina sediando um evento dessa dimensão”, finalizou o governador.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), descartou qualquer possibilidade de votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a jornada de trabalho 6x1 direto no plenário. Ele garantiu que a matéria passará por todas as comissões da Casa antes de qualquer análise definitiva.Em pronunciamento, Alcolumbre reforçou que o Senado fará uma avaliação própria do texto vindo da Câmara, rejeitando pressões para acelerar o processo. "Não podemos ser uma Casa carimbadora", pontuou.Os próximos passos no Senado:
Debate na CCJ: Uma reunião com o senador Otto Alencar, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, avaliará os rumos do projeto.Comissões especiais: Há pedidos de senadores para a criação de colegiados específicos para debater a proposta.Diálogo com os setores: O presidente defendeu que o Senado ouça trabalhadores e empregadores antes de bater o martelo.Sem pressa: Alcolumbre criticou os ataques e cobranças que vem sofrendo para agilizar a pauta, afirmando que decidirá o cronograma no seu próprio tempo.
A reação da oposição:Enquanto o projeto principal aguarda o despacho da Presidência do Senado, a oposição já recolheu as 41 assinaturas necessárias para tramitar um texto alternativo. Essa contraproposta mantém a jornada atual de até 6 dias e 44 horas semanais, prevendo que novos modelos sejam negociados diretamente entre patrão e empregado, sem a necessidade de sindicatos.Ao finalizar, Alcolumbre defendeu um "tempo razoável" para que os senadores possam aperfeiçoar o texto original de forma equilibrada.


Por Camila Vidal
A ampliação da participação dos microempreendedores individuais (MEI) no Contrata+Brasil esteve entre os principais temas discutidos nesta terça-feira (2), em Brasília, durante reunião entre o presidente do Sebrae Nacional, Rodrigo Soares, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Paulo Henrique Pereira.
A plataforma, criada para conectar órgãos públicos a prestadores de serviços de pequeno porte, já reúne cerca de 11 mil negócios cadastrados, mais de 6 mil oportunidades publicadas e vem ampliando o número de categorias atendidas, consolidando-se como uma das principais portas de acesso dos pequenos empreendedores ao mercado de compras governamentais.
Sebrae e MEMP discutiram uma estratégia nacional para ampliar o cadastramento de MEIs no Contrata+Brasil, com ações regionalizadas de mobilização e divulgação para expandir o alcance da ferramenta em todo o país.
Para Rodrigo Soares, a parceria entre Sebrae e MEMP será decisiva para ampliar as oportunidades para quem empreende. “Além da educação empreendedora, vamos trabalhar ainda mais fortemente na expansão do Contrata+Brasil. Também discutimos a aplicação da construção de soluções que gerem mais oportunidades, com menor custo, mais renda e mais cidadania para o país”, destacou o presidente do Sebrae.
O ministro Paulo Henrique Rodrigues Pereira ressaltou a importância da atuação do Sebrae no fortalecimento do empreendedorismo brasileiro e reforçou a parceria entre as instituições.
Outro tema discutido no encontro foi o projeto-piloto Pé no Futuro, que visa a formação de jovens empreendedores por meio de mentoria, capacitação e acesso a investimentos. A proposta tem potencial para alcançar até 500 mil pessoas em todo o país.
Pelo Sebrae Nacional, participaram da reunião representantes do Conselho Deliberativo Nacional, do Gabinete da Presidência, da Diretoria Técnica e das Unidades de Políticas Públicas e de Competitividade. A comitiva do MEMP contou com a presença do secretário nacional de Ambiente de Negócios, Maurício Juvenal, além de assessores técnicos da pasta.
Mais sobre o Contrata+Brasil
Lançado em 2025, a plataforma Contrata+Brasil conecta órgãos públicos a prestadores de serviços de pequeno porte em 107 categorias, incluindo atividades incorporadas recentemente, como costura, borracharia, mecânica e restauração de instrumentos musicais. Entre os serviços mais demandados estão pintura, reformas, assentamento de pisos, manutenção de telhados e sistemas de ar-condicionado.
A Praça do Cidadão recebeu mais de 70 pessoas presencialmente em busca de atendimento para negociar suas dívidas com a Prefeitura de Navegantes no primeiro dia do programa Recupera Navega. Descontos de até 100% em juros e multas estão atraindo os contribuintes que querem quitar seus débitos com o município.
Moisés Lauro Alves, que mora no Centro, aproveitou o primeiro dia para negociar sua dívida. “Eu vim aproveitar a oportunidade para acertar o que devo com a Prefeitura. Uma chance que temos de correr dos juros e pagar a conta em dia”, disse.
A aposentada Denise Argenton também viu uma oportunidade de colocar os débitos em dia.
“Eu deixei de pagar os anos que ficaram para trás devido eu ser pensionista e não ter condições e agora, com esse juro reduzido, será muito melhor e poderei quitar minha dívida”.
O Recupera Navega segue até o dia 1º de dezembro. O município oferece três oportunidades de pagamento, entre eles cota única: quem quitar os débitos à vista entre 1º e 30 de junho terá anistia total (100%) das penalidades moratórias. Já para os pagamentos efetuados até 31 de julho, o abatimento cai para 95%, além de opções de parcelamento em até 100 vezes, com descontos regressivos que variam de 90% a 20%, conforme o prazo escolhido.
O valor mínimo das parcelas é de R$ 300, mas para que os contribuintes possam aproveitar, será reduzido para R$100 no caso de pessoas físicas e microempresas.
“O Refis de Navegantes de 2026, o Recupera Navega, de fato, é um sucesso e é o Refis mais importante da história do município. O que nós conseguimos arrecadar agora, principalmente do ISS, irá impactar a arrecadação municipal pelos próximos 50 anos por causa da reforma tributária”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Thiago Piccoli.
Interessados em participar do Refis podem entrar em contato com a Procuradoria-Geral do Município pelo WhastApp (47) 99187-9941. Além disso, há a opção de buscar atendimento presencial na Praça do Cidadão (Av. Prefeito José Juvenal Mafra, 498, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Texto: Marília Cordeiro
Foto: Giliardi Marcos


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de junho de 2026 será amarela. A decisão, que mantém a mesma cor aplicada em maio, foi divulgada pela agência reguladora.
O valor do acréscimo
Com a bandeira amarela, haverá um custo adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras reflete os custos variáveis da geração de energia e é acionado quando as condições de produção se tornam menos favoráveis.
O motivo da decisão
A permanência da bandeira amarela se deve à combinação de fatores como a redução da geração hidrelétrica, o avanço do período seco e o consequente acionamento de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara. Apesar dos bons volumes de chuva em algumas regiões, as projeções para os próximos meses indicam condições ainda desfavoráveis para a geração de energia limpa.
Contexto e dicas
A bandeira verde, que não tem custo extra, vigorou em janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, refletindo as boas condições de geração no início do ano. Em maio, a bandeira já havia passado para amarela. Com a confirmação para junho, a tendência é que a conta de luz continue mais cara. Para economizar, a Aneel recomenda o uso consciente de energia, com dicas como substituir lâmpadas por modelos de LED, evitar banhos demorados e desconectar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.


