quarta, 17 de junho de 2026
05/01/2026

Epagri assume gestão de Cedups e revoluciona educação técnica em Santa Catarina


Modelo integra o conhecimento da pesquisa agropecuária e a prática da extensão rural da Epagri ao ensino técnico (Foto: Aires mariga/Epagri)
 
Em fevereiro de 2025 a Epagri assumiu a gestão compartilhada dos cinco Cedups Agrotécnicos com a Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa marcou uma nova fase da educação técnica em Santa Catarina ao integrar o conhecimento da pesquisa agropecuária e a prática da extensão rural ao ensino, aproximando ainda mais escola, campo e tecnologia.
 
Os Cedups estão localizados nos municípios de São Miguel do Oeste, Campo Erê, Canoinhas, Água Doce e São José do Cerrito. Em dez meses de gestão, a Epagri destinou em torno de R$12 milhões para melhorias em infraestrutura e formação de professores dessas unidades, que atendem cerca de 1,5 mil estudantes. “Esses investimentos foram feitos para qualificar os ambientes de ensino e garantir melhores condições de trabalho para professores, equipes técnicas e administrativas”, ressalta a diretora de ensino agrotécnico da Epagri, Andréia Meira.
 
A diretora destaca ainda que a qualificação dos profissionais também foi uma das prioridades da Epagri. Cerca de 120 professores participaram de cursos, oficinas e encontros voltados a metodologias inovadoras, uso de tecnologias no ensino agrícola, segurança alimentar, sustentabilidade e práticas de extensão.
 
Diferenciais do novo modelo
 
Um dos principais diferenciais do modelo implantado em 2025 foi a conexão direta dos Cedups com as Estações Experimentais, Centros de Treinamento e Gerências Regionais da Epagri. Essa aproximação permitiu a realização de dias de campo, visitas técnicas, aulas práticas com base em tecnologias desenvolvidas pela pesquisa e a implantação de Unidades de Referência Educativa.
 
 
Meta da Epagri é ampliar a participação de jovens oriundos da agricultura familiar no ensino agrotécnico (Foto: Aires Mariga/Epagri)
Essa integração também se refletiu no acompanhamento das famílias dos estudantes nas propriedades. “Ações de assistência técnica e extensão rural fortaleceram a relação entre as escolas e as comunidades rurais, ampliando o alcance social, produtivo e formativo dos Cedups”, explica Andréia.
 
Segundo o presidente da Epagri, Dirceu Leite, outro avanço de 2025 foi o aumento da participação de jovens oriundos da agricultura familiar no ensino agrotécnico. Hoje, mais da metade dos estudantes dos Cedups é formada por filhos de agricultores, e a meta, de acordo com ele, é ampliar ainda mais esse percentual, aliada ao fortalecimento da presença feminina. “Esse é o caminho para renovar a agricultura catarinense com conhecimento, inovação e pertencimento”, afirma.
 
Com o primeiro ano concluído, a Epagri inicia 2026 com metas de ampliar o número de Unidades de Referência Educativa, reforçar os laboratórios didáticos, expandir estágios e vivências supervisionadas no campo e aprofundar a formação continuada dos docentes. A empresa também avança na articulação para assumir a gestão das 11 Casas Familiares Rurais do estado, ampliando a oferta de educação técnica e reforçando, na prática, o investimento no futuro da agricultura catarinense.
 
Continuidade da produção e renovação geracional
 
A gestão dos Cedups ampliou um trabalho que a Epagri realiza há anos com os jovens rurais visando à continuidade da produção, à renovação geracional e ao fortalecimento da agricultura familiar e da pesca em Santa Catarina. Em 2025, a empresa garantiu mais de R$3,26 milhões na formação de jovens e mulheres, incentivando também o protagonismo feminino no campo e no mar.
 
 
Os cursos da Ação Jovem Rural e do Mar da Epagri capacitaram 303 jovens em 2025 (Foto: Divulgação/Epagri)
Em 2025, os cursos da Ação Jovem Rural e do Mar capacitaram 303 jovens, e o programa Flor-E-Ser atendeu 368 mulheres com formação em gestão, empreendedorismo, cooperativismo e práticas produtivas. Após a formação, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape) oferece apoio financeiro para desenvolvimento de novas atividades ou melhoria das existentes. Em 2025 foram mais de R$ 6 milhões de investimentos nos projetos de jovens e mulheres que passaram pelos cursos da Epagri.
 
Protagonismo feminino
 
O último Censo Agropecuário, de 2017, indicou uma grande concentração masculina na gestão das propriedades rurais. Entre mais de cinco milhões de estabelecimentos rurais existentes no Brasil, cerca de um milhão eram geridos por mulheres (20%). Em Santa Catarina, o percentual era ainda menor: 10% das propriedades rurais eram administradas por mulheres, segundo o IBGE. 
 
 
O programa Flor-E-Ser atendeu 368 mulheres com formação em gestão, empreendedorismo, cooperativismo e práticas produtivas (Foto: Pablo Gomes / Epagri/Fapesc)
A boa notícia é que houve crescimento e com políticas de empoderamento das mulheres no campo, a expectativa é que essa realidade esteja em transformação. Desde 2019, o programa Flor-E-Ser capacitou mais de 700 mulheres em habilidades em gestão, empreendedorismo e liderança, criando oportunidades para que elas assumam papéis de destaque nas atividades rurais e pesqueiras.
 
Os cursos são realizados nos 13 centros de treinamento da Epagri espalhados pelo estado. As participantes passam dois dias por mês nas unidades, frequentando aulas teóricas, práticas e trocando experiências com outras mulheres. A agricultora Denise Melânia Vital, de Araquari, transformou um hobby em negócio depois de participar do Flor-E-Ser. Hoje, ela é dona de uma pequena agroindústria de massas e panificados. “Eu costumo dizer que o curso foi um divisor de águas. O que eu tinha de paixão, mas que estava adormecido, foi despertado. No Flor-E-Ser, encontramos incentivo e apoio”, conta Denise.
 
Sucessão familiar
 
Dados do IBGE também mostram o desafio de manter os jovens no campo para dar continuidade às atividades agrícolas. Segundo o instituto, 30% das empresas familiares agrícolas são herdadas pelos filhos e apenas 5% pelos netos. Para fazer frente a este desafio, a Epagri já capacitou mais de 3,2 mil jovens de 18 a 29 anos desde 2012 por meio do programa Ação Jovem Rural e do Mar.
 
 
Após o curso, o casal Jenifer e Alexsandro está aperfeiçoando a gestão das atividades na propriedade da família (Foto: Divulgação / Epagri)
O curso tem duração de um ano e, ao final, o jovem elabora seu projeto de vida, com proposta de melhorias no negócio da família. Os projetos recebem apoio financeiro da Sape para serem implementados. Além de estimular o protagonismo dos jovens nas propriedades rurais e pesqueiras, o programa desenvolve habilidades em liderança para atuar em instituições comunitárias como sindicatos e associações.
 
O casal Jenifer Dettenborn e Alexsandro Vendruscolo, de Dionísio Cerqueira, é um exemplo do potencial transformador do programa Jovem Rural e do Mar. Egressos do curso em 2023, eles têm aperfeiçoado a gestão das atividades na propriedade dos pais de Alexsandro, que se dedicavam à produção de leite. Hoje, eles também produzem feijão, mandioca, batata-doce e carne. O foco é gerar mais renda e baixar os custos. 
 
Com apoio dos extensionistas Fábio Biela e Jonas Marcelo Ramon, o casal já apresenta excelentes resultados na propriedade. A produção leiteira passou de nove litros de leite para 15 litros. Jenifer, que nasceu em São José do Cedro, mas viveu por 10 anos em São Paulo, não pensa em nenhum momento abandonar o campo. 
 
Investimentos e modernização fortalecem capacidade de entrega da Epagri
 
Em 2025, a Epagri avançou na modernização e no fortalecimento de sua infraestrutura, com investimentos que ampliaram a capacidade de atendimento, inovação e competitividade da empresa. Os resultados abrangem infraestrutura, tecnologia, pesquisa, extensão rural, educação e pessoal.
 
 
Os Cedups foram contemplados com tratores, colheitadeiras, semeadoras e implementos agrícolas (Foto: Leo Munhoz /SECOM)
Ao longo do ano, a empresa investiu R$7 milhões na renovação de sua frota, com a aquisição de 68 novos veículos, garantindo agilidade, segurança e maior presença das equipes técnicas nos municípios.  Outros R$5,4 milhões foram aplicados na compra de tratores, colheitadeiras, semeadoras e implementos que fortaleceram diretamente as atividades de pesquisa e os Cedups Agrotécnicos.
 
A modernização tecnológica também foi prioridade. A Epagri destinou R$ 16,6 milhões para atualização de seu parque tecnológico, incluindo sistemas de armazenamento, servidores, firewall, notebooks e desktops. Uma das iniciativas estratégicas foi a parceria firmada com a Defesa Civil para o compartilhamento de datacenter, ampliando a segurança operacional e reduzindo custos. “Este ano foi decisivo para qualificar nossa estrutura interna. Modernizamos processos, fortalecemos a governança digital e asseguramos uma base tecnológica mais segura e eficiente para toda a empresa”, destaca a diretora de Administração e Finanças, Fabrícia Hoffmann Maria.
 
 
Ao longo do ano, a empresa investiu R$7 milhões na renovação da frota, com a aquisição de 68 novos veículos (Foto: Leo Munhoz /SECOM)
Outra frente importante foi a melhoria das condições de trabalho, com R$1,9 milhão aplicados na renovação de mobiliários em diversas unidades. As unidades de pesquisa também receberam atenção especial, com ampliações na área de piscicultura, reformas estruturais, aquisição de novos equipamentos laboratoriais, construção de estufas agrícolas, barracões e outras melhorias que fortalecem a inovação científica e a capacidade operacional.
 
No campo do desenvolvimento rural, a Epagri celebrou o convênio estadual Cederural, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) e a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sape), que garantiu R$ 3,2 milhões em 2025 para ações de capacitação de jovens e mulheres do campo e do mar. No âmbito federal, os convênios PAC/Embrapa, Finep, MDA e MPA somaram cerca de R$6,3 milhões destinados à aquisição de veículos e equipamentos agrícolas. Já o setor de meteorologia foi contemplado com R$2,5 milhões via Defesa Civil e Fundo Hídrico.
 
Para impulsionar ainda mais a pesquisa e o desenvolvimento, foram homologados, em parceria com a Fapesc, editais que totalizam R$ 8 milhões em financiamento de projetos e concessão de bolsas, criando oportunidades e estimulando novas soluções para o agro catarinense.
 
No conjunto de recursos disponíveis diretamente às áreas fim, a empresa destinou R$ 51,7 milhões para a pesquisa agropecuária, R$ 25,6 milhões para a extensão rural e R$11,6 milhões para a educação, somando mais de R$ 88,9 milhões distribuídos às unidades em todo o Estado. Esses valores garantiram o bom funcionamento das equipes, a continuidade de programas estratégicos e a ampliação de serviços para agricultores, pescadores, jovens e comunidades rurais.
 
Outro marco de 2025 foi o reforço no quadro de pessoal. A empresa registrou a maior contratação de sua história com a entrada de 417 novos concursados, recompondo equipes e garantindo melhores condições de atendimento em pesquisa, extensão e educação.
 
Empresa chega a todos os municípios e fortalece assistência técnica no campo
 
Em 2025, a Epagri registrou um avanço histórico ao estabelecer escritórios em 100% dos municípios catarinenses, garantindo sua presença territorial plena e fortalecendo o atendimento direto aos agricultores e pescadores. Ao longo do ano, mais de 132 mil produtores foram atendidos por meio de 268 mil ações técnicas, entre cursos, capacitações, dias de campo, visitas técnicas e seminários.
 
 
Em 2025 a Epagri garantiu presença territorial plena em SC, fortalecendo o atendimento direto aos agricultores e pescadores (Foto: Aires Mariga/Epagri)
A atuação ampliada refletiu também na elaboração de 12 mil propostas de crédito rural, que viabilizaram cerca de R$ 715 milhões em investimentos, beneficiando 10,5 mil agricultores com modernização, insumos e melhorias na estrutura. Para o diretor de Extensão Rural e Pesqueira da Epagri, Gustavo Claudino, ao estar presente em todo o território catarinense, a empresa garante que cada produtor tenha acesso ao conhecimento, ao crédito e às condições necessárias para prosperar. “É assim que construímos um campo mais forte, mais sustentável e com mais oportunidades”, destaca.
 
Garantia de US$ 150 milhões para o meio rural e pesqueiro
 
Gustavo pontua, ainda, outro trabalho da equipe técnica da extensão rural em conjunto com a pesquisa da Epagri: a elaboração do manual técnico e operacional do Programa SC Rural 2, que prevê US$ 150 milhões em investimentos no meio rural e pesqueiro catarinense nos próximos seis anos. Desse valor, US$ 120 milhões serão financiados pelo Banco Mundial e US$30 milhões serão contrapartida do Governo de Santa Catarina.
 
O documento, produzido com rigor científico pela equipe técnica da empresa, garante diretrizes alinhadas às necessidades reais do campo. O aporte será injetado diretamente no meio rural para melhorar a infraestrutura, impulsionar a inovação agrícola e fortalecer a sustentabilidade ambiental.
 
O presidente da Epagri, Dirceu Leite, reforça que o SC Rural 2 é um dos maiores investimentos no setor rural catarinense e um marco para o futuro da agricultura de Santa Catarina, colocando o estado na vanguarda na produção agropecuária do Brasil.
 
Regularização ambiental avança com atuação da Epagri no Cadastro Ambiental Rural
 
Em 2025, a Epagri assumiu a gestão compartilhada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE). A empresa realizou uma força-tarefa de busca ativa que resultou na efetivação de 12.397 novos cadastros e de 9.918 retificações, além da identificação de 11.647 vazios (propriedades sem cadastro) no Sistema CAR.
 
 
Em 2025 a Epagri assumiu a gestão compartilhada do Cadastro Ambiental Rural com a SEMAE (Foto: Jonatan Jumes/Epagri)
O CAR é um registro eletrônico que reúne informações ambientais das propriedades rurais, como Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais e áreas de uso restrito. A Lei nº 12.651/2012 determina a inscrição de todos os imóveis rurais do País no Sistema CAR até 31 de dezembro de 2025.
 
Esse registro garante segurança jurídica da propriedade e valoriza a produção rural associada à preservação. O produtor que não fizer seu registro no CAR e a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) no prazo estabelecido terá restrição ao acesso a benefícios e créditos rurais, poderá perder a área consolidada e não conseguirá regularizar sua propriedade ambientalmente.
 
O presidente Dirceu Leite ressalta que, com essas entregas, a Epagri reforça o compromisso com a governança territorial, a preservação ambiental e o desenvolvimento rural sustentável. “Nossa meta é garantir que mais produtores alcancem a regularização necessária para acessar programas de crédito, incentivos e instrumentos de apoio fundamentais para o fortalecimento da agricultura catarinense”, diz ele.
 
Tecnologias sustentáveis da Epagri lideram mitigação climática no campo
 
Em 2025, a Epagri consolida os avanços alcançados no ciclo 2023–2025 na mitigação de emissões de carbono em Santa Catarina. As tecnologias sustentáveis implementadas pela empresa foram responsáveis por mais da metade da mitigação registrada no estado no período, totalizando 8,8 milhões de toneladas de carbono equivalente. Essas soluções chegaram a cerca de 19 mil empreendedores rurais, abrangendo 91 mil hectares.
 
 
As tecnologias sustentáveis implementadas pela Epagri foram responsáveis pela mitigação de 8,8 milhões de toneladas de carbono equivalente (Foto: Divulgação/Epagri)
Os dados são do relatório do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC 2020-2030. Lançado em 2023, o ABC+SC tem participação da Epagri e de outros órgãos do Governo, além de organizações privadas do setor agropecuário. A meta é mitigar 86 milhões de toneladas de carbono até o ano de 2030. 
 
“Os resultados da Epagri mostram o compromisso institucional da empresa com adaptação climática e produção de alimentos com menor impacto ambiental, posicionando Santa Catarina como referência nacional em práticas sustentáveis”, afirma o presidente da Epagri, Dirceu Leite.
 
Resiliência climática
 
Além da sustentabilidade, as tecnologias da Epagri que fazem parte das ações previstas pelo Plano ABC+SC trazem maior resiliência às mudanças climáticas e menores custos de produção. O objetivo é reduzir perdas com eventos extremos, manter a competitividade, garantir a segurança alimentar e diminuir impactos ambientais. 
 
Uma das tecnologias que mais contribuiu para o cumprimento das metas do Plano ABC+SC foi o Sistema Plantio Direto de Grãos (SPDG). A ampliação da área plantada foi de 57 mil hectares. O SPDG protege o solo com plantas de cobertura, dispensando o revolvimento da terra fora da linha de semeadura, contribuindo para a fixação do carbono no solo e reduzindo as emissões.
 
Na pecuária, a Epagri está difundindo o Manejo e a Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD) como meta do ABC+SC. O avanço nos últimos três anos foi de mais de 28 mil hectares. O sistema à base de pastagens melhora a infiltração de água, reduz a erosão e aumenta a capacidade adaptativa da pecuária em secas prolongadas.
 
Investimentos recordes impulsionam pesquisa e entrega de novas tecnologias
 
Os recursos destinados à pesquisa agropecuária da Epagri vêm registrando recordes consecutivos nos últimos três anos e, em 2025, alcançaram um novo patamar ao ultrapassar os R$51 milhões. No ano, a empresa executou 391 projetos e entregou 20 novas tecnologias para os produtores rurais.
 
 
Em 2025 a Epagri executou 391 projetos e entregou 20 novas tecnologias para os produtores rurais (Foto: Aires Mariga/Epagri)
Entre as tecnologias estão novas variedades de hortaliças e frutas, adaptadas às condições de Santa Catarina. O destaque são as variedades de alho e banana, que apresentam desempenho agronômico superior, com maior produtividade, qualidade e resistência a pragas e doenças.
 
“Nós comemoramos em 2025 meio século de existência da pesquisa agropecuária pública em Santa Catarina. Nada melhor do que ampliar os investimentos para reconhecer o valor de uma área que contribui de forma significativa para a competitividade da economia rural catarinense”, afirma o presidente Dirceu Leite. 
 
 
Uma das tecnologias da Epagri que mais se destacou em 2025 foi a variedade de arroz SCSBRS126 Dueto (Foto: Aires Mariga/Epagri)
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Reney Dorow, explica que os investimentos em pesquisa têm efeito de médio e longo prazo. Segundo ele, a Epagri tem focado em inovações que ajudam os produtores rurais a enfrentar mudanças climáticas e reduzir os custos de produção. “Estes são os maiores desafios da agropecuária e a pesquisa deve estar conectada com as demandas do mercado”, reforça. 
 
Uma das tecnologias da Epagri que mais se destacou em 2025 foi a variedade de arroz SCSBRS126 Dueto, desenvolvida em parceria com a Embrapa e com o apoio do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc. Lançada há apenas dois anos, a 126 Dueto já representa mais da metade da área plantada de arroz irrigado em Santa Catarina. 
 
O sucesso se deve à resistência da variedade tanto a baixas quanto a altas temperaturas na fase reprodutiva e à excelente produtividade. Os extremos de temperatura são efeitos comuns das mudanças climáticas, causando prejuízos às lavouras. Além disso, a SCSBRS126 Dueto tem se mostrado tolerante à doenças como a brusone de folha, que teve bastante incidência neste início de safra 2025/2026.
 
Epagri assume protagonismo no fortalecimento da aquicultura e da pesca
 
A Epagri vai coordenar o Programa de Fortalecimento Aquícola e Pesqueiro de Santa Catarina, lançado no final de 2025 pelo Governo do Estado. O programa vai destinar R$ 4,7 milhões para qualificação, inovação e atendimento ao setor. Entre os impactos previstos estão a ampliação do percentual de produtores tecnificados e o consequente aumento da produção catarinense de peixes e de frutos do mar.
 
 
Programa lançado pelo Governo do Estado vai destinar R$ 4,7 milhões para qualificação, inovação e atendimento ao setor aquícola e pesqueiro (Foto: Divulgação/Epagri)
Uma das ações será a contratação, já em 2026, de 33 novos profissionais, entre extensionistas, pesquisadores e assistentes de pesquisa. Esse reforço fortalece o atendimento direto aos pescadores artesanais e aquicultores e garante que o conhecimento gerado pela pesquisa chegue mais rapidamente às comunidades produtivas.
 
O programa também prevê a modernização da infraestrutura necessária para ampliar a presença da Epagri nos municípios. Os investimentos contemplam a estruturação de escritórios contêineres municipais, aquisição de novos veículos e compra de equipamentos eletrônicos e embarcações que darão suporte às ações de extensão e monitoramento na maricultura. O programa destina ainda recursos para modernizar as unidades de pesquisa da empresa em Florianópolis e em Itajaí.
 
Para o presidente da Epagri, Dirceu Leite, o programa inaugura um novo ciclo para a aquicultura e pesca de Santa Catarina. “Vamos levar conhecimento e tecnologia para ajudar o pescador artesanal e o aquicultor a ampliar a renda da família, mas também mostrar que o estado é um grande produtor. Santa Catarina tem potencial para dobrar sua produção aquícola e ampliar de forma expressiva a maricultura, e esses investimentos são o primeiros passo para transformar esse potencial em realidade”, afirma.
 
Prêmios reconhecem resultados da Epagri em 2025
 
A Epagri subiu ao palco várias vezes em 2025 para receber premiações por iniciativas realizadas em diferentes áreas da empresa: gestão administrativa, pesquisa agropecuária, ensino e extensão rural. Os prêmios incluem reconhecimento nacional e internacional a boas práticas de governança e a pesquisas que trazem benefícios significativos aos produtores rurais.
 
“As premiações reforçam nossa missão de construir uma empresa mais moderna, organizada e orientada a resultados, com capacidade crescente de planejar, executar e monitorar ações estratégicas para o desenvolvimento rural de Santa Catarina”, afirma o presidente Dirceu Leite. 
 
Reconhecimento Internacional
 
Na área de pesquisa, o destaque foi o reconhecimento internacional à variedade de arroz SCSBRS126 Dueto. A 126 Dueto foi finalista do “Prêmio da Aliança Global de Bioeconomia para Impacto e Liderança em Bioeconomia 2025”, promovido pela Novo Nordisk Foundation, sediada na Dinamarca. O prêmio foi recebido por Rubens Marschalek, pesquisador em Melhoramento Genético de Arroz Irrigado. A premiação destacou a contribuição da tecnologia para a segurança alimentar e adaptação às mudanças climáticas.
 
 
A 126 Dueto também venceu a edição 2025 do Prêmio de Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer, na categoria Produto. A premiação foi entregue no dia 15 de dezembro, pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc). Além de placa e certificado, os vencedores terão acesso a um edital de fomento exclusivo, com recursos de até R$100 mil por projeto, para fortalecer as iniciativas premiadas.
 
Outro destaque internacional neste ano foi a pesquisa “Modelagem de crescimento de árvores nativas em sistemas silvipastoris tradicionais com ênfase no sequestro de carbono”. O projeto recebeu o Prêmio para o Progresso dos Pastos 2025, entregue durante evento em Portugal à Ana Lúcia Hanisch, pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas. 
 
A pesquisadora coletou dados em caívas, sistemas agroflorestais que associam simultaneamente a criação de bovinos, a extração da erva-mate e a manutenção das árvores nativas. “As caívas têm pastagem e árvores, e ambas sequestram muito carbono. Se soubermos quanto, podemos gerar informações para que os agricultores possam vender créditos de carbono”, explica.
 
Sustentabilidade ambiental
 
Em 2025, a Epagri também foi premiada por várias ações na área de sustentabilidade. O projeto Estratégias para Proteção e Recuperação de Nascentes e Cursos d’Água em Propriedades Rurais, em parceria com o Consórcio Iberê, recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia. Foi a 26º vez que a Epagri recebeu o troféu Onda Verde, o que faz dela a maior vencedora da história da premiação.  
 
O projeto premiado foi desenvolvido nos municípios de Cordilheira Alta e Chapecó. Produtores rurais receberam suporte técnico e recursos materiais para proteger Áreas de Preservação Permanente (APP), evitando judicialização e penalidades.  Foram recuperadas e protegidas 132 nascentes e 117 trechos de cursos d’água, distribuídos por 91 propriedades. 
 
 
Projeto da Epagri/Cedup alia educação ambiental, ciência e ação comunitária na recuperação e preservação de nascentes (Foto: Epagri/Divulgação)
Na área de Ensino, a Epagri/Cedup Vidal Ramos, em Canoinhas, conquistou o Prêmio Fritz Müller 2025, o mais importante reconhecimento ambiental de Santa Catarina. A instituição foi vencedora na categoria “Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre”, com o projeto “Raízes da Água”, criado para restaurar e proteger as nascentes localizadas dentro do território da escola. 
 
Segurança Alimentar
 
A Epagri/Cedup Campo Erê garantiu o primeiro lugar na etapa regional da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Fecitec/SC), na categoria ensino profissionalizante. O projeto, dos alunos Mariane Fuzinatto Zimmermann e Tiago Zanon Bortoli, aborda o uso de alimentos funcionais na alimentação de frangos de corte. 
 
Nos experimentos feitos pelos estudantes, eles comprovaram a eficácia do uso de alimentos como alho em pó, pimenta preta moída e orégano desidratado aliados à ração. A ideia surgiu ao perceberem a demanda por alimentos produzidos de forma segura e sustentável. 
 
Boas práticas de governança
 
Na área de gestão, o destaque foi para o gerenciamento de projetos. A Epagri ficou como um dos cinco melhores cases do setor público brasileiro na Premiação Agilidade Brasil 2025, ao lado de Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo. A iniciativa reconhece práticas inovadoras de gestão ágil.
 
O case da Epagri destaca a criação da cadeia de valor da empresa por meio de uma plataforma ágil. A ferramenta permite aos públicos interessados visualizar os fluxos de trabalho, a padronização de processos e a integração das áreas de pesquisa, extensão rural e ensino. 
 
 
Prêmio PMI-SC valoriza iniciativas que se destacam pela gestão eficiente, inovação, impacto e contribuição para o desenvolvimento do estado (Foto: Aires Mariga/Epagri)
Na esfera estadual, a Epagri se destacou no Prêmio PMI-SC Melhores do Ano 2005 entre as três melhores instituições na categoria Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO). O diferencial da Epagri está na convergência entre inovação tecnológica, transparência pública e governança estratégica. A metodologia implementada já permitiu a redução de 30% do tempo médio de consolidação e atualização das informações em programas estratégicos.
 
Para o presidente Dirceu Leite, os avanços registrados ao longo de 2025 representam um período de fortalecimento da Epagri. “Encerramos o ano com uma empresa mais moderna, estruturada e preparada para os desafios do desenvolvimento rural catarinense. Os resultados refletem o trabalho comprometido de nossas equipes e a confiança da sociedade nas nossas ações. Temos  certeza de que entregamos uma Epagri mais forte, mais eficiente e mais próxima das pessoas. Em 2026, nossa caminhada continua para consolidar uma gestão comprometida com resultados e inovação, sempre focada no atendimento às famílias rurais e no desenvolvimento do agro catarinense”, conclui o presidente.
 
Com a colaboração de Cléia Schmitz, jornalista bolsista Epagri/Fapesc


Blog

Governador Jorginho Mello participa da cerimônia de abertura da ExpoSuper 2026 em Balneário Camboriú

Foto: Leo Munhoz / SecomGOVSC

O governador Jorginho Mello participou, nesta terça-feira, 16, da cerimônia de abertura da 37ª edição da ExpoSuper, em Balneário Camboriú. Promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o evento é considerado um dos principais do setor supermercadista do Brasil e tem expectativa de receber cerca de 25 mil profissionais do varejo nesta edição.

O governador destacou a importância do segmento para a economia catarinense. O setor reúne mais de 2,5 mil contribuintes e é responsável pela geração de aproximadamente 230 mil empregos. “Eu sempre que posso venho prestigiar quem trabalha, quem paga boleto em Santa Catarina. Esse é um evento que serve para esse setor, em que nossas empresas catarinenses são referências nacionais, continuar se modernizando, inovando e se aperfeiçoando. O mercado exige que ele se aperfeiçoe e eles fazem isso com muita propriedade. Então é por isso que esse setor vai muito bem em Santa Catarina e a gente vem aqui para reconhecer esse protagonismo”, afirmou Jorginho Mello, que também participou das edições anteriores da convenção.

Com mais de 300 expositores de diferentes segmentos, a ExpoSuper ocorre entre os dias 16 e 18 de junho, reunindo indústrias, distribuidores, fornecedores de tecnologia, equipamentos, serviços e soluções voltadas ao setor supermercadista e ao varejo alimentar. Durante o evento, os participantes poderão acompanhar palestras, workshops e painéis sobre gestão, inovação, liderança, inteligência artificial, comportamento do consumidor e reforma tributária.

Agricultura familiar também está representada
A agricultura familiar de Santa Catarina também estará representada no evento. Com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), em parceria com a Epagri, Cidasc e Ceasa-SC, o Espaço Agricultura Familiar vai reunir produtores, agroindústrias, cooperativas e instituições do setor em uma ampla vitrine para promoção dos alimentos catarinenses e ampliação de oportunidades de mercado.

Neste ano, o Espaço Agricultura Familiar contará com 40 estandes coordenados pela Sape, Epagri, Cidasc e Ceasa-SC. O tema da participação será “Saúde Única, Alimentos Seguros”, reforçando a importância da integração entre saúde humana, animal e ambiental para a produção de alimentos de qualidade, com sanidade e e segurança para os consumidores.

A ExpoSuper
Na edição de 2025, a ExpoSuper movimentou mais de R$ 1 bilhão em negócios. O presidente da Acats, Alexandre Simioni, destacou a importância do evento diante do atual cenário do setor. “Estamos vivendo mudanças importantes que exigem preparação, atualização e capacidade de adaptação. A ExpoSuper foi planejada para reunir conhecimento, negócios e soluções que possam contribuir para enfrentar os desafios vividos diariamente pelos supermercadistas e varejistas”, pontuou.

A programação completa está disponível no site oficial da ExpoSuper: www.exposuper.com.br.

 

Tecmar anuncia Clóvis Severino como novo diretor executivo em momento de aproximação com clientes e novos mercados

A Tecmar Transporte & Logística, empresa do Grupo Log-In, anuncia a chegada de Clóvis Severino como novo diretor executivo da companhia. Com 26 anos de experiência no setor de logística e transporte, o executivo assume o cargo com uma agenda voltada à ampliação da carteira de clientes e ao fortalecimento da atuação da Tecmar no mercado.


Severino é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência profissional em posições de gerência e diretoria nas áreas operacional e comercial de empresas do segmento logístico.


A mudança ocorre num contexto de ampliação da integração entre o transporte rodoviário e a cabotagem, bem como de avanço estratégico dos negócios e do relacionamento com clientes, englobando a otimização da malha logística e a eficiência operacional. Atualmente, a Tecmar, que registrou receita liquida de R$ 550,9 milhões em 2025, conta com 23 unidades no Brasil, além de 52 filiais e 750 rotas, permitindo coletas e entregas em todas as regiões. 


Desde 2022, a companhia tem expandido sua infraestrutura por meio de aquisições e novos investimentos. Entre as iniciativas, destacam-se a incorporação da transportadora Oliva Pinto (atual Tecmar Norte), especializada em transporte, armazenagem e movimentação de contêineres na região Norte do país, aos ativos estratégicos da Tecmar, assim como a aquisição de um imóvel com 30 mil m² em Manaus (AM), aumentando a capacidade da companhia na região, e a consolidação do modelo de negócios que integra o rodoviário com a cabotagem (rodo-cabotagem). Em 2025, o volume de rodo-cabotagem da Tecmar registrou recorde histórico anual, com 5,2 mil TEUs, um avanço de 39% em comparação ao ano anterior.


Segundo o executivo, essa sinergia é fundamental para que o setor logístico se torne cada vez mais eficiente. “A integração entre cabotagem e transporte rodoviário transforma a operação em uma solução porta a porta, o que vem se provando mais aderente às necessidades reais dos clientes e do mercado como um todo. Essa combinação fortalece a cadeia logística ao unir a capilaridade das estradas à eficiência do transporte marítimo, criando operações mais inteligentes e otimizadas”, esclarece.


O novo diretor avalia que o setor logístico enfrenta um cenário pulverizado e aponta as diferenças de margens relevantes quando se separa o armazenamento do transporte. “O mercado de transporte é transacional, enquanto o de armazenagem é mais consultivo e conta com contratos de longo prazo. Nesse sentido, o segmento tem sido desafiado a buscar investimentos, adequações e melhorias nos processos de atendimento às áreas que já contempla e expandir a participação para outros mercados”, pontua Severino.


Prioridades da gestão
Com o objetivo de alcançar novos patamares para a empresa durante sua gestão, Severino indica que os pilares para este propósito serão o aprimoramento da atuação comercial e o fortalecimento do relacionamento com clientes de diferentes mercados. “Atualmente, a organização atende clientes de diversas áreas de atuação, e enxergamos um grande potencial para aprimorar ainda mais a segmentação dessas carteiras, considerando a estrutura que a Tecmar já possui, tornando nossa atuação mais estratégica e alinhada às demandas de cada mercado”, detalha.
O executivo também afirma que priorizará questões relacionadas à eficiência operacional e ao crescimento sustentável, além de fortalecer as áreas de inteligência de negócio e de mercado. “Neste período em que buscamos integrar cada vez mais os modais rodoviário e de cabotagem, otimizar a eficiência operacional utilizando a inteligência de mercado como ferramenta será uma ação fundamental para aumentar a competitividade, identificar oportunidades e sustentar o crescimento da companhia no longo prazo”, salienta.


Neste contexto, tecnologia e inovação seguirão como importantes aliadas para a Tecmar, de acordo com o diretor. “A inovação é um dos principais propulsores para elevar a eficiência operacional no transporte rodoviário. A integração de tecnologia e recursos digitais é essencial para garantir operações mais seguras, ágeis, sustentáveis e alinhadas às novas demandas do mercado”, conclui.


Sobre a Tecmar Transportes & Logística, parte do Grupo Log-In Logística Integrada
A Log-In Logística Integrada oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por terra e mar, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota de nove navios porta-contêineres, com capacidade total de 24.366 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares integrando os principais portos do país à Argentina, Paraguai e Uruguai.


Compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário de Cargas, a Tecmar é uma empresa do Grupo Log-In especializada no transporte rodoviário: Less than Truckload (LTL), Full Truckload (FTL), Gestão de Armazenagem e Transporte de Contêineres, que complementa, também, o transporte marítimo de Cabotagem, de Importação e Exportação. Com uma rede de mais de 50 armazéns estrategicamente distribuídos, uma frota robusta com mais de 1.300 veículos próprios, a Tecmar oferece soluções logísticas de Norte a Sul do Brasil. 


Essa estrutura completa possibilita a união de uma ampla malha rodoviária de distribuição de cargas fracionadas à malha de Navegação Costeira da Log-In, criando assim um serviço logístico único no mercado nacional, a Rodo-Cabotagem, produto focado no transporte de cargas fracionadas e que soma as melhores características do modal rodoviário e da navegação.


A Log-In também administra e opera o Terminal de Vila Velha (TVV), localizado no estado do Espírito Santo, além de um terminal intermodal em Itajaí (SC) com operações dedicadas. 
Conheça mais os nossos serviços em: www.loginlogistica.com.br.

 

Reajuste na tarifa de energia pode chegar a 11,7%. Celesc esclarece que apenas 17% da conta de luz ficam com a companhia

Durante encontro com jornalistas realizado nesta segunda-feira (15), no Centro de Operações Integradas da Celesc, a Companhia apresentou um panorama de suas atividades, investimentos e desafios, além de esclarecer o processo de Revisão Tarifária Periódica de 2026 conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Na ocasião, também foram apresentados os resultados do maior ciclo de investimentos da história recente da empresa. Entre 2023 e 2026, a Celesc aplicou mais de R$ 5 bilhões na expansão e modernização do sistema elétrico catarinense, com obras em todas as regiões do Estado, ampliação de subestações, reforço de redes, implantação do Programa Trifásico e modernização tecnológica.

A proposta preliminar da ANEEL indica um efeito médio estimado de 11,77% para a revisão tarifária da Celesc. O percentual, porém, ainda poderá sofrer alterações durante a consulta pública e a análise das contribuições recebidas pela agência. A definição final está prevista para agosto.

A Companhia reforça que a revisão tarifária é um processo técnico conduzido pela ANEEL, com metodologia aplicada a todas as distribuidoras de energia do país.

Apenas 17% da conta permanecem com a Celesc

Um dos principais pontos apresentados foi a composição da tarifa de energia. Atualmente, apenas cerca de 17% do valor pago pelos consumidores permanece com a Celesc Distribuição.

Os demais recursos são destinados à geração e transmissão de energia, tributos, encargos setoriais e políticas públicas do setor elétrico.

A composição média da tarifa é a seguinte:

29% – Geração de energia;
22% – Encargos setoriais e políticas públicas;
22% – Tributos;
10% – Transmissão de energia;
17% – Celesc Distribuição.

Na prática, de cada R$ 100 pagos na conta de luz, aproximadamente R$ 17 permanecem com a distribuidora para operar, manter, modernizar e expandir o sistema elétrico catarinense.

Encargos já superam a parcela da distribuição

Entre os itens que mais impactam a tarifa estão os encargos setoriais, especialmente a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), utilizada para financiar políticas públicas e subsídios do setor elétrico.

Entre as iniciativas custeadas por esses recursos estão a Tarifa Social de Energia Elétrica, incentivos a determinadas fontes de geração, subsídios previstos em legislação federal e outros programas definidos nacionalmente.

Atualmente, a parcela destinada aos encargos e subsídios já supera a fatia da tarifa destinada à atividade de distribuição.

Transparência para a sociedade

Para o presidente da Celesc, Edson Moritz, é fundamental que os consumidores compreendam como a tarifa é formada.

“É importante que a sociedade catarinense compreenda como a conta de energia é composta. Muitas vezes o consumidor acredita que todo o valor pago fica com a Celesc, quando a realidade é exatamente o contrário. De cada R$ 100 pagos na conta de energia, aproximadamente R$ 16 permanecem com a distribuidora para operar o sistema elétrico, realizar manutenção da rede, investir em novas obras, ampliar a infraestrutura e atender mais de 3,6 milhões de unidades consumidoras. Os outros R$ 84 são destinados à geração, transmissão, tributos e encargos setoriais definidos nacionalmente.”

Moritz destaca ainda a importância da transparência no debate sobre o setor elétrico.

“Nosso compromisso é com a transparência. O consumidor tem o direito de saber como a tarifa é formada, quem recebe cada parcela dos recursos arrecadados e como esses recursos retornam para a sociedade na forma de investimentos, qualidade do serviço e desenvolvimento para Santa Catarina. Ao mesmo tempo, seguimos trabalhando para oferecer um serviço cada vez melhor, mais confiável e mais próximo das necessidades dos nossos clientes.”

Processo técnico conduzido pela ANEEL

A diretora de Regulação da Celesc, Pilar Sabino, reforçou que a revisão tarifária segue critérios técnicos definidos pela regulação federal.

“A Revisão Tarifária Periódica é um processo técnico conduzido pela ANEEL, com metodologia aplicada a todas as distribuidoras brasileiras. A proposta apresentada até o momento é preliminar e ainda será debatida em consulta pública. Também é importante destacar que apenas uma pequena parcela da tarifa corresponde à atividade de distribuição. A maior parte dos valores cobrados na conta de energia está relacionada à compra de energia, transmissão, tributos, encargos setoriais e políticas públicas definidas nacionalmente.”

Investimentos recordes

Durante o encontro, a Celesc também destacou os investimentos realizados para acompanhar o crescimento de Santa Catarina. Entre 2023 e 2026, foram mais de R$ 5 bilhões aplicados na ampliação de subestações, expansão da rede trifásica rural, implantação de tecnologias inteligentes, reforço da rede de distribuição e modernização dos sistemas da Companhia.

A Celesc reafirma seu compromisso com a transparência, a qualidade dos serviços prestados e a continuidade dos investimentos para atender às demandas de um setor elétrico em constante transformação.

Agricultura familiar catarinense estará representada na ExpoSuper2026 com espaço voltado à promoção de alimentos seguros

Foto: Arquivo / Sape

A agricultura familiar catarinense será um dos destaques da ExpoSuper 2026, um dos maiores eventos de geração de negócios do varejo de Santa Catarina, que acontece de 16 a 18 de junho, no Expocentro, em Balneário Camboriú. Com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), em parceria com a Epagri, Cidasc e Ceasa-SC, o Espaço Agricultura Familiar vai reunir produtores, agroindústrias, cooperativas e instituições do setor em uma ampla vitrine para promoção dos alimentos catarinenses e ampliação de oportunidades de mercado.

Promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a ExpoSuper reúne empresários, gestores, compradores e fornecedores de diversas regiões do país, consolidando-se como um dos principais ambientes para geração de negócios e fortalecimento das cadeias produtivas.

Neste ano, o Espaço Agricultura Familiar contará com 40 estandes coordenados pela Sape, Epagri, Cidasc e Ceasa-SC. O tema da participação será “Saúde Única, Alimentos Seguros”, reforçando a importância da integração entre saúde humana, animal e ambiental para a produção de alimentos de qualidade, com sanidade e e segurança para os consumidores.

“A ExpoSuper é uma importante vitrine para a agricultura familiar catarinense. O espaço permite que produtores e agroindústrias apresentem seus produtos diretamente aos compradores, ampliem mercados e fortaleçam seus negócios, valorizando a qualidade e a diversidade dos alimentos produzidos em Santa Catarina”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort

Além da exposição e negociação  de produtos, o espaço será utilizado para divulgar ações e programas desenvolvidos pela Sape, Epagri, Cidasc e Ceasa-SC.

Epagri impulsiona inovação e agregação de valor no campo 

Os alimentos apresentados pela agricultura familiar mostram a diversidade produtiva presente em todas as regiões de Santa Catarina. Os empreendimentos são de 21 municípios: Balneário Gaivota, Benedito Novo, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Criciúma, Gaspar, Guaraciaba, Iraceminha, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Nova Veneza, Orleans, Petrolândia, Pinheiro Preto, Pouso Redondo, Rodeio, Seara, São Joaquim, Timbó e Treze Tílias. 

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, destaca que a empresa acompanha muitos desses empreendimentos desde os primeiros passos. São famílias que receberam apoio para estruturar suas agroindústrias, adequar processos, conquistar certificações, desenvolver novos produtos e acessar mercados. 

“A ExpoSuper representa a consolidação desse trabalho. É uma oportunidade para mostrar ao setor supermercadista a qualidade, a diversidade e o potencial da agricultura familiar catarinense. Quando ajudamos um produtor a transformar sua matéria-prima em um produto de valor agregado e competitivo, estamos gerando renda no campo, fortalecendo a economia regional e criando perspectivas para as novas gerações permanecerem no meio rural”, afirma Dirceu.

Cidasc: segurança e qualidade dos alimentos

Hortifruti, laticínios, embutidos, pescados processados, doces, bebidas, méis e conservas serão alguns dos produtos apresentados, mostrando a diversidade e excelência da produção familiar catarinense. A segurança e a qualidade dos alimentos ofertados — muitos deles premiados em concursos nacionais e internacionais — também são diferenciais do Espaço da Agricultura Familiar. 

Em Santa Catarina, a Cidasc é responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que assegura a qualidade sanitária dos produtos de origem animal, como linguiças, salames, queijos e méis, em todas as etapas da cadeia produtiva, da criação dos animais à industrialização dos alimentos. Na área de produtos de origem vegetal, o Selo de Conformidade Cidasc oferece suporte às agroindústrias que atuam na produção, processamento e comercialização de alimentos. A Companhia também é responsável pela concessão do Selo ARTE, instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para valorizar produtos artesanais elaborados com métodos tradicionais, sem abrir mão dos requisitos de segurança sanitária.

Todos os produtos expostos no Espaço da Agricultura Familiar possuem algum tipo de certificação ou registro oficial, como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o Serviço de Inspeção Federal (SIF), o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), o Selo de Conformidade Cidasc ou registro junto ao Ministério da Agricultura. Além disso, pelo menos 14 empreendimentos participantes trazem produtos certificados com o Selo ARTE, reunindo tradição, identidade regional e qualidade sanitária reconhecida.

“A inspeção e certificação conferida pela Cidasc aos estabelecimentos permite ampliar a oferta desses produtos em todo o Brasil. A Exposuper é a vitrine que a agroindústria familiar precisa e ainda oferece ao consumidor, alternativas de alimento afetivamente rico, culturalmente surpreendente e, sobretudo, seguro para o consumidor”, afirma a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos. 

Ceasa SC: fortalecimento e ampliação de mercados

A participação da Ceasa/SC na ExpoSuper 2026 reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da agricultura familiar catarinense e com a ampliação das oportunidades de comercialização para os produtores rurais do estado.

Como principal central de abastecimento de Santa Catarina, a Ceasa/SC atua na aproximação entre produtores e mercados, contribuindo para a valorização da produção local, a geração de renda no campo e o abastecimento da população com alimentos de qualidade. “A presença no Espaço Agricultura Familiar evidencia a importância da integração entre os diversos atores da cadeia produtiva, promovendo o acesso a novos mercados e fortalecendo a competitividade dos empreendimentos rurais”, afirma o presidente da Ceasa/SC, Sandro Vidal.

Barco operado a hidrogênio e telão para assistir aos jogos da Copa: veja as novidades do Marina Itajaí Boat Show
– Quem nunca navegou, não tem barco ou ainda vê o universo náutico como algo distante também terá motivos para visitar o Marina Itajaí Boat Show 2026. A 4ª edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será realizada de 2 a 5 de julho, na Marina Itajaí, em Santa Catarina, com uma programação voltada a diferentes perfis de público. Além das embarcações em exposição, o evento traz novidades para este ano, como um shopping náutico flutuante ampliado, praça gastronômica maior, circuito de palestras com especialistas no Náutica Talks e a apresentação do JAQ H1, barco que opera com hidrogênio verde e reduz em até 80% as emissões de CO₂. Novos expositores, desde estaleiros, até produtos, serviços e empresas do setor imobiliário estão confirmados para a edição.
 
“O Marina Itajaí Boat Show é um convite para viver um fim de semana diferente em Itajaí. Mesmo quem nunca navegou pode visitar o evento, almoçar na marina, conhecer barcos de perto, levar a família, acompanhar experiências, ver novidades em tecnologia e descobrir um novo jeito de aproveitar o litoral. A náutica faz parte da identidade de Santa Catarina e queremos mostrar que esse universo também pode ser roteiro de lazer, turismo e convivência para diferentes públicos”, afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.
 
Sete novidades do Marina Itajaí Boat Show 2026
1. Shopping náutico flutuante ainda maior
Um dos principais diferenciais do evento, o shopping náutico flutuante será ampliado nesta edição. Instalado sobre a água, o espaço funciona como uma vitrine do lifestyle náutico, com marcas de barcos, motores, acessórios, serviços, tecnologia, decoração, moda, imóveis e soluções voltadas a quem já navega ou deseja conhecer melhor esse mercado. Para quem não acompanha o setor, a experiência ajuda a traduzir a náutica para além da compra de barcos, com foco em turismo, lazer, design, inovação e convivência à beira-mar.
 
2. Barco brasileiro JAQ H1 coloca a sustentabilidade no centro da navegação
A tecnologia também terá espaço de destaque no evento com o JAQ H1, barco brasileiro de 36 metros de comprimento, que opera com hidrogênio verde e reduz em até 80% as emissões de CO₂. O projeto, desenvolvido pelo Grupo Náutica e GWM Hydrogen, apresenta uma alternativa para a transição energética no setor marítimo e aproxima o público de uma discussão cada vez mais presente no setor náutico: como navegar com menor impacto ambiental. A presença do JAQ H1 amplia o caráter educativo do evento e permite que visitantes conheçam, de perto, uma solução brasileira ligada ao futuro da mobilidade sobre as águas. 
 
3. Náutica Talks aproxima público de tendências 
Outra novidade será o Náutica Talks, espaço voltado a conversas, painéis e conteúdos sobre os principais temas que movimentam o setor. A programação vai reunir especialistas, empresários e representantes da cadeia náutica para tratar de tecnologia, economia do mar, turismo, sustentabilidade, comportamento de consumo e novas oportunidades de mercado.
 
4. Praça gastronômica maior e telão para os jogos do Brasil
A praça gastronômica será ampliada e terá novo posicionamento dentro da estrutura do evento. Antes localizada logo na entrada, a área passará a ocupar o molhe, próximo aos píeres, o que aproxima o público das embarcações e integra melhor a experiência gastronômica ao ambiente náutico. Além disso, como o Marina Itajaí Boat Show acontece durante o período da Copa do Mundo, a estrutura contará com telão para a transmissão dos jogos. A proposta é unir esporte, gastronomia, lazer e náutica em um mesmo roteiro.
5. Programação para famílias
 
Além das embarcações, o Marina Itajaí Boat Show terá atrações em terra para tornar a visita mais ampla e atrativa para famílias e turistas. Mesmo quem não pretende comprar um barco poderá circular pela marina, conhecer novidades, acompanhar experiências e aproveitar uma programação pensada para diferentes idades.
 
6. Passeios de vela com o Itajaí Sailing Team
O público também poderá viver uma experiência náutica na prática durante o evento. De 2 a 5 de julho, o Itajaí Sailing Team realizará passeios de vela todos os dias, das 13h às 17h, com saída do Píer de Atrações Náuticas. A participação será por ordem de chegada no píer, o que torna a atividade uma das portas de entrada mais acessíveis para quem deseja ter o primeiro contato com a navegação.
 
7. Ativação da Copa
O evento também terá uma ativação especial ligada ao clima da Copa do Mundo. Na praça de alimentação, os visitantes poderão participar da ação “Seleção Náutica”, criada para integrar o público à programação de forma interativa. A experiência inclui um totem para fotos e a criação de uma figurinha digital personalizada em tempo real. Depois, o visitante poderá compartilhar a imagem nas redes sociais.
Em três meses, ANP fez 21 autuações por preço abusivo de combustível

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), reguladora do setor no país, realizou 2.111 fiscalizações em postos de combustíveis, transportadoras e distribuidoras nos últimos três meses. As ações terminaram com 21 autos de infração por indícios de elevação abusiva de preços. Isso representa uma em cada 100 vistorias.
De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (12) pela ANP, de 9 de março e 3 de junho, os autos por preço abusivo foram emitidos contra 16 distribuidoras de combustíveis localizadas em São Paulo, no Distrito Federal, Paraná e Rio de Janeiro; e cinco contra revendas de gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha no Ceará e no Pará.

Desde o estouro do conflito no Oriente Médio no fim de fevereiro, que causou aumento no preço de derivados de petróleo em praticamente todo o mundo, a ANP recebeu a incumbência de fiscalizar os preços praticados nos postos brasileiros.

O receio do governo era de que revendedores se utilizassem do cenário global conturbado para aumentar os preços de forma abusiva. A atribuição de responsabilidade à ANP consta na Medida Provisória 1.340/2026.

Olho nas notas fiscais
Nas ações de fiscalização, presenciais e remotas, os agentes coletam informações sobre os preços praticados, e notas fiscais de aquisição de combustíveis referentes a períodos específicos.

A agência compara os custos de compra dos produtos com os preços efetivamente praticados nas vendas para perceber se há indício de aumento abusivo.

Em caso positivo, os estabelecimentos são notificados a apresentar documentação complementar para aprofundamento da análise. Segundo a ANP, é assegurada ampla defesa.

Aumento de fiscalização
Também nesta sexta-feira, a diretoria da ANP aprovou intensificação nas ações de fiscalização com foco no combate à abusividade de preços no mercado de combustíveis.

No período de julho a setembro, a agência reguladora projeta realizar 3 mil vistorias, o que representa 40% a mais que no trimestre anterior.

O plano aprovado prevê ações ostensivas, educativas e coercitivas para coibir práticas oportunistas no mercado.

Subsídios
A ampliação da atividade de fiscalização da ANP faz parte de um pacote do governo para impedir um choque de preços de derivados no país.

Entre outras medidas, o governo adotou a política de subvenção, uma espécie de reembolso para que produtores e importadores de derivados como diesel, gasolina e gás natural não repassem o aumento de custos ao consumidor final.

No caso da gasolina, por exemplo, a subvenção atualmente é de R$ 0,44 por litro. Para o diesel, R$ 1,12.

As medidas não são permanentes, têm prazos determinados e são reavaliadas à medida que o conflito no Oriente Médio se redesenha.

Com investimento de R$ 3,5 milhões SCGÁS expande rede de gás natural em Lages

 A SCGÁS está executando, em 2026, um conjunto de obras de ampliação da rede de gás natural em Lages. As intervenções fazem parte do plano de expansão da Companhia no município, somando investimento superior a R$ 3,5 milhões na construção da nova infraestrutura de distribuição voltada especialmente para o setor industrial.

Ao longo do ano, serão implantados mais de 10.7 km de rede, permitindo a conexão de indústrias e estabelecimentos comerciais, ampliando o acesso do setor produtivo a uma fonte de energia segura, eficiente e com menor impacto ambiental.

As obras estão distribuídas em três fases: a Fase 1 está praticamente concluída; na Fase 2 restam cerca de 600 metros para finalizar o assentamento da rede; e a Fase 3 possui aproximadamente 3,5 km de tubulações ainda em execução. A previsão é de que todas as frentes de trabalho sejam finalizadas até setembro de 2026.

Todas as obras estão licenciadas. As frentes de trabalho ocupam apenas parte das vias, sem obstruir totalmente ruas, garagens ou acessos, e seguem rigorosamente os padrões de sinalização e segurança exigidos para este tipo de serviço.

Para minimizar transtornos, são utilizadas técnicas de construção de baixo impacto, reduzindo a necessidade de abertura de valas e acelerando a implantação da rede, especialmente em trechos críticos. Entre os métodos empregados está o Método Não Destrutivo (MND), que permite a perfuração guiada por sondas, limitando a abertura de valas aos pontos de início e fim de cada segmento e ampliando a distância entre perfurações sempre que o solo permite, promovendo avanço mais rápido e eficiente.

A expansão da rede permitirá levar o gás natural a novas áreas industriais da cidade, oferecendo praticidade, economia, segurança e menor impacto ambiental em comparação a outros combustíveis, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local.

Para entrar em contato ou registrar qualquer solicitação ou reclamação relacionada às obras, a comunidade pode utilizar a área “Fale Conosco” no site da SCGÁS, ligar para o 0800 048 5050 ou enviar mensagem via WhatsApp para (48) 3229-1100.

Em São Lourenço do Oeste, governador inaugura restauração da SC-305, autoriza nova obra do Estrada Boa Rural e anuncia quase R$ 18 milhões para escolas da região

Fotos: Leo Munhoz/Secom GovSC

O Governo de Santa Catarina realizou neste domingo, 14, uma série de entregas e anúncios para infraestrutura e educação no Oeste catarinense. Em São Lourenço do Oeste, o governador Jorginho Mello inaugurou a restauração com aumento de capacidade da SC-305, trecho até Campo Erê, entregou a pavimentação do Contorno Leste do município, autorizou a licitação de uma nova obra do programa Estrada Boa Rural e anunciou um pacote de investimentos de quase R$ 18 milhões para escolas da região.

A principal entrega do dia foi a restauração com aumento de capacidade da SC-305, uma das mais importantes ligações rodoviárias do Oeste catarinense. A obra fortalece a mobilidade regional, amplia a segurança dos usuários e melhora as condições para o transporte de cargas e o escoamento da produção. Também foi inaugurado o Contorno Leste de São Lourenço do Oeste, que retira o tráfego pesado do perímetro urbano e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

Durante o evento, o governador também autorizou a licitação da pavimentação da Estrada Municipal Rural São Caetano, ligando as comunidades de Santa Clara, São João e São Caetano. A obra integra o programa Estrada Boa Rural e contempla mais de cinco quilômetros de extensão, fortalecendo a infraestrutura e a mobilidade no interior do município.

“O catarinense não quer promessa, quer resultado. É por isso que a gente está entregando obras que melhoram a vida das pessoas. Essa rodovia dá mais segurança para quem trabalha, para quem transporta a produção e para quem pega a estrada todos os dias. Nosso governo é municipalista de verdade. Não importa se o município é grande ou pequeno, nós estamos presentes com investimentos que atendem aquilo que a população precisa”, afirmou o governador Jorginho Mello.


O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, destacou que os investimentos fazem parte de um amplo planejamento para modernizar a malha viária catarinense.

“Estamos entregando obras estruturantes e planejando as próximas etapas. A SC-305 é uma intervenção que melhora a segurança, a capacidade e a durabilidade da rodovia. Ao mesmo tempo, avançamos com o Estrada Boa Rural para levar infraestrutura de qualidade ao interior. O nosso compromisso é garantir projetos bem executados, com acompanhamento técnico e obras que tenham começo, meio e fim”, ressaltou Grando.


Educação recebe pacote histórico de investimentos
Além das entregas na infraestrutura, o Governo do Estado anunciou um conjunto de ações para fortalecer a educação pública na região de São Lourenço do Oeste. Foram inauguradas as obras de modernização das redes elétricas de nove escolas estaduais pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação, etapa fundamental para a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as unidades da rede estadual.

O governador também autorizou a abertura do processo licitatório para reforma e ampliação da EEB Raul Pompéia, em Campo Erê, e da EEB Sóror Angélica, em São Lourenço do Oeste, além de assinar a ordem de serviço para revitalização e pintura de outras quatro unidades escolares da região. Somadas, as ações representam quase R$ 18 milhões em investimentos.

“Quando investimos em educação, estamos investindo no futuro. Escola boa é escola confortável, segura e preparada para ensinar. Estamos modernizando a estrutura das nossas unidades, entregando notebooks para os professores, uniformes para os estudantes e ampliando oportunidades de qualificação profissional. É assim que construímos um Estado mais forte, começando pela sala de aula”, afirmou o governador.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, destacou que os investimentos refletem uma transformação que está chegando a todas as regiões de Santa Catarina.

“Estamos promovendo melhorias estruturais que impactam diretamente o aprendizado e as condições de trabalho dos profissionais da educação. A modernização das redes elétricas, as reformas, os novos equipamentos, os uniformes e a ampliação da educação profissional fazem parte de um grande esforço para oferecer mais qualidade, conforto e oportunidades aos nossos estudantes”, disse.


Também foram entregues notebooks aos novos professores efetivos da rede estadual e novos uniformes de inverno para estudantes. Além disso, o Governo do Estado anunciou a abertura de novas turmas de cursos técnicos gratuitos em parceria com o Senai nas áreas de Eletromecânica e Desenvolvimento de Sistemas, ampliando as oportunidades de qualificação profissional para os jovens da região.

Para o prefeito de São Lourenço do Oeste, Agustinho Assis Menegatti, os investimentos representam uma transformação concreta para o município e para toda a região.

“São obras e ações que a nossa população aguardava e que vão trazer resultados por muitos anos. A infraestrutura melhora a mobilidade, fortalece a economia e gera mais segurança. Somos gratos pela parceria do Governo do Estado, que tem olhado para os municípios e ajudado a transformar projetos em realidade”, afirmou o prefeito.

Bancos terão expediente especial em dia de jogos do Brasil na Copa

Agências bancárias terão horário especial de atendimento ao público nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. O horário de abertura será o habitual de cada agência, já fechamento dos locais será duas horas antes do horário de início do jogo.
Caso a partida se inicie às 14h, o encerramento do atendimento ao público será as 12h. No dia de jogo do Brasil às 16h, o fechamento será 14h. E caso a seleção entre em campo às 17h, as agências fecharão às 15h.

Já os horários de expediente dos postos de atendimento e das agências que funcionam em locais especiais, como shoppings e aeroportos, serão informados diretamente pelo estabelecimento, caso a caso.

Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e aplicativos, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição.

O Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que a medida também busca conciliar o atendimento à população com a segurança operacional das agências e dos serviços de transporte de valores.

 

ARTIGO: A simplificação que complica

Participei do XXXIX Congresso Brasileiro de Direito Tributário, promovido pelo Instituto Geraldo Ataliba (IGA) e pelo Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial (Idepe), na mesa “Reforma Tributária — Perspectivas Constitucionais”, ao lado de grandes juristas como Misabel Derzi, Roque Carrazza, Robson Maia Lins e Humberto Ávila. Na minha exposição, abordei o tema “Reforma tributária: avanços e retrocessos”.

É interessante notar que as críticas de todos aqueles que analisam a Reforma Tributária do Consumo aprovada têm crescido. O governo federal alegou que fizera uma Reforma Tributária para gerar simplificação.

Na minha palestra, entretanto, mostrei que houve alteração em parte de quatro artigos da Constituição — o 153, sobre o IPI; o 155, sobre o ICMS; o 156, sobre o ISS; e o 195, sobre as contribuições. O poder legislativo não alterou o conteúdo integral dos artigos, apenas regulou uma parte de cada um deles. Para regular esses dispositivos sob o pretexto de simplificar, os parlamentares triplicaram as regras da Constituição sobre os tributos. Ou seja, havia um terço dos artigos colocados na Carta Magna e, para simplificar apenas uma parcela de quatro deles, aumentaram essa proporção. É certo que isso não simplifica; complica.

O Código Tributário Nacional tem 218 artigos para todos os tributos do sistema. Apenas para quatro tributos, já promulgados via lei complementar, são mais de 700 artigos. E ainda se espera um projeto de lei sobre como os estados e municípios de médio e grande porte, que sofrerão perdas, receberão compensação.

Então, todos os tributaristas que estavam na mesa do Congresso fizeram críticas. Roque Carrazza evidenciou que a federação foi amesquinhada. Misabel Derzi apontou problemas concretos da aplicação da lei. Humberto Ávila demonstrou que a vida do contribuinte ficará extremamente complicada. Por fim, eu sustentei que enfrentamos um projeto de poder para tirar força da federação, pois os Estados e os Municípios, em termos de autonomia financeira, ficarão dependentes de um Comitê Gestor, em Brasília.

A consequência é a seguinte: amesquinhamento da federação, aumento da carga tributária e complexidade, em vez de simplificação da legislação.

Eu tenho a impressão de que essa discussão se faz urgente, porque já em 1º de janeiro de 2027 a reforma entrará em vigor e, em 1º de janeiro de 2029, os tributos estaduais e municipais passarão a ser um só.

A centralização de recursos na União sufoca a gestão local e transforma prefeitos e governadores em meros espectadores do orçamento federal. Essa perda de autonomia financeira quebra o pacto federativo clássico e transfere decisões regionais críticas para a burocracia técnica de um órgão centralizador.

O ambiente de negócios também sofrerá com o custo de conformidade para as empresas, que precisarão operar sistemas contábeis duplicados durante o longo período de transição. O que se desenha no horizonte não é a prometida eficiência de mercado, mas um contencioso administrativo sem precedentes na história jurídica do país.

Nós estamos, como tenho divulgado, preparando um livro que deve sair no mês de agosto, “Equívocos e fragilidades da reforma tributária”, para mostrar que passamos a viver realmente aquilo que vai ser uma espécie de curra tributária, e não um projeto de simplificação do processo tributário.

Por isso, temos que pensar seriamente em uma reforma dessa reforma, que ainda não entrou em vigor no sentido de ter eficácia, mas que já desperta profunda preocupação em todos que entendem de direito tributário devido à sua complexidade. Trata-se de um verdadeiro retrocesso institucional que sacrifica a autonomia dos Estados sob o manto de uma falsa modernidade, além de configurar uma engrenagem burocrática que sufoca a livre-iniciativa e pune o contribuinte antes mesmo de sua implementação definitiva.

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio -SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

 

Fotos: Andreia Tarelow
 

Região Sudeste lidera ocorrências de acidentes no transporte de cargas em 2025, com destaque para o estado de São Paulo

Em 2025, a região Sudeste ampliou sua liderança em registros de acidentes no transporte de cargas, aumentando em 12% as ocorrências e consolidando-se como o principal epicentro de risco no país. Três dos quatro estados da região - São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - lideram o ranking. O mapa mostra que o risco se manteve concentrado, mas com tendência de expansão para regiões emergentes, como o Centro-Oeste, que teve um aumento relevante de 14%.
Além disso, apesar de uma queda, quando comparado com dados de 2024, o período da manhã se manteve como o mais crítico, seguido pela tarde, que apresentou um aumento de 14%. Além disso, os riscos se mantiveram concentrados entre quinta (+7%) e sexta-feira (+14,7%). 
Os dados são do “Mapa de Acidentes no Transporte de Cargas 2025”, realizado pela nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina e uma das 5 maiores SaaS do Brasil. O estudo é baseado nas informações apuradas pelas gerenciadoras BRK, Buonny e Opentech, que integram o ecossistema da companhia.
“Em um país onde o transporte rodoviário é predominante – movimentando cerca de 65% de toda a carga do Brasil, de acordo com dados da CNT – a segurança nas estradas deixa de ser apenas uma preocupação operacional e se consolida como um elemento estratégico de eficiência, competitividade e gestão de riscos no setor. E é pensando nisso que, anualmente, com o gancho do mês da segurança, comemorado em maio, construímos esse relatório”, afirma Thiago Azevedo, Diretor de Produto da nstech.
Ainda de acordo com o mapa de acidentes, colisões seguem como o principal tipo de ocorrência, com uma trajetória de alta de mais de 5%. Em segundo lugar, os tombamentos cresceram 9,5%, seguidos pelos choques que, apesar da redução de 7,25% com relação a 2024, ainda estão em terceiro lugar no ranking. Saídas de pista, incêndio e capotagem também cresceram, mas em menor volume. 
As cargas fracionadas seguem liderando as ocorrências, mas com leve queda com relação ao ano anterior. Seguida pelos setor alimentício, com alta de 4%, os segmentos são, disparadamente, os mais suscetíveis. As cargas siderúrgicas e de medicamentos também aparecem no topo do ranking.
A maior incidência dos acidentes esteve concentrada em motoristas entre 40 e 50 anos, seguidos por profissionais com mais de 50, destacando que o risco está em operações com trabalhadores, em tese, mais experientes. Além disso, os profissionais com vínculo agregado lideram o ranking, o que pode estar associado a menor padronização operacional e maior variabilidade de condução.
Em 2025, de acordo com os dados de monitoramento das gerenciadoras BRK, Buonny e Opentech, foi registrado um aumento de aproximadamente 4,7% de acidentes envolvendo transporte de cargas, em relação a 2024. No entanto, o número de viagens monitoradas pelo ecossistema da nstech cresceu acima desse percentual, com 34,8% quando comparado com o ano anterior, um avanço de 19,7% no valor das cargas monitoradas.
“Os dados mostram que as tecnologias de gerenciamento de riscos e os programas de capacitação de motoristas e prevenção de acidentes têm resultados diretos no aumento da segurança no transporte de cargas, já que, mesmo disparando o número de corridas monitoradas, o número de acidentes não acompanhou esse desenvolvimento”, completa o especialista.
Ainda de acordo com o relatório, a precariedade das rodovias, junto com condições meteorológicas adversas e fatores humanos de conduta e comportamento são as principais causas dos acidentes. Segundo dados da Onisys, produto de prevenção de acidentes da nstech, os principais desvios críticos encontrados são: excesso de velocidade, RPM excedido, aceleração brusca em curva ou arrancada brusca, freada brusca, fadiga (sinais de cansaço, bocejo e sonolência), distração, não uso de cinto de segurança, mão fora do volante, objetos soltos na cabine, uso de celular e interação com objetos.
“Com apoio da tecnologia, é possível mapear quais são e com que frequência esses atos inseguros acontecem ao longo das viagens e, assim, as transportadoras podem atuar de forma mais assertiva, orientando e corrigindo condutas antes que evoluam para situações críticas. Nesse meio, a segurança passa, cada vez mais, pela capacidade de converter dados em decisões operacionais. Mais do que tecnologia, trata-se de uma mudança de mentalidade, em que a segurança deixa de ser reativa e passa a ser contínua, orientada por dados e determinante para a competitividade do negócio”, finaliza Thiago Azevedo.

 

Plenária da ACII reúne empresários para debate sobre o futuro do Brasil com o jornalista Paulo Alceu

O futuro do Brasil, os desafios para o desenvolvimento do país e o papel da sociedade na construção de uma nação mais forte estiveram no centro das discussões da plenária da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), realizada na noite de segunda-feira (08). O encontro reuniu empresários, lideranças e associados e contou com a palestra do jornalista Paulo Alceu, que abordou o tema “O futuro que nós queremos para o Brasil”. Após a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com o palestrante, esclarecendo dúvidas e compartilhando questionamentos sobre os temas abordados.

Ao longo de sua apresentação, Paulo Alceu compartilhou análises e reflexões sobre os desafios enfrentados pelo Brasil, destacando a importância da participação ativa da sociedade na construção de um futuro mais sólido, ético e sustentável. A palestra trouxe uma visão abrangente sobre o cenário nacional, abordando temas relacionados à cidadania, responsabilidade, educação, valores familiares e ao protagonismo da sociedade na transformação do país.

O palestrante ressaltou que as mudanças mais significativas começam nas atitudes individuais e coletivas, defendendo a valorização de princípios como integridade, respeito, compromisso e responsabilidade. Para ele, o fortalecimento desses valores é fundamental para a construção de uma sociedade mais preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.

Ao abordar o contexto atual, Paulo Alceu também destacou exemplos positivos de desenvolvimento e superação encontrados em diferentes regiões do país, especialmente em Santa Catarina, reconhecida por seu espírito empreendedor, capacidade de inovação e força econômica.

A importância da educação, da formação das novas gerações e do fortalecimento das instituições também esteve entre os temas centrais da palestra. Segundo o jornalista, o futuro do Brasil depende da capacidade de unir esforços em torno de objetivos comuns, fortalecendo uma cultura baseada na cooperação, no respeito e no compromisso com o desenvolvimento coletivo.

Para a presidente da ACII, Thaisa Nascimento Corrêa, a palestra proporcionou um momento de grande reflexão para os empresários presentes. Segundo ela, a atenção demonstrada pelo público ao longo de toda a apresentação e a participação ativa durante o espaço de perguntas evidenciaram a relevância dos temas abordados.

“A atenção dos participantes, refletida no silêncio e na concentração durante toda a palestra, demonstrou a relevância do tema abordado. Falar sobre o futuro do Brasil é sempre importante, especialmente em um momento tão desafiador para quem empreende, gera empregos e contribui diariamente para o desenvolvimento do país. A experiência e a vivência do Paulo Alceu trouxeram clareza sobre o cenário que estamos vivendo e ajudaram a ampliar a compreensão dos desafios e das oportunidades que estão à nossa frente. Além disso, os empresários aproveitaram a oportunidade para fazer questionamentos e aprofundar temas que impactam diretamente o ambiente de negócios. Tenho certeza de que todos sairam deste encontro com novos insights e uma visão mais ampla sobre o momento que o Brasil atravessa”, destacou.

Fábio Machado assume a presidência da Portos RS

A Portos RS passa a contar com uma nova liderança à frente de sua gestão. Fábio Machado assume a presidência da empresa trazendo uma trajetória consolidada no serviço público, marcada pela atuação em áreas estratégicas da administração pública, governança, gestão e assessoramento jurídico. 


Formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Machado possui mais de 20 anos de experiência no setor público. Sua trajetória teve início em 2009, quando ingressou na gestão pública como chefe do Departamento de Materiais do Serviço Autônomo de Saneamento em Pelotas (Sanep). Entre 2012 e 2015, atuou como consultor jurídico da autarquia. 


Em 2016, assumiu a Procuradoria-Geral do Município de Pelotas durante a gestão do então prefeito Eduardo Leite. Na sequência, entre 2017 e 2020, exerceu a função de assessor especial da prefeita Paula Mascarenhas. Já em seu segundo mandato, foi nomeado secretário de Governo e Ações Estratégicas, participando diretamente da formulação e coordenação de políticas públicas e projetos estruturantes para o município. 


Fábio Machado ocupava o cargo de coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária e, desde 2025, também integrava o Conselho de Administração da Portos RS, posição que lhe proporcionou um acompanhamento próximo dos desafios e oportunidades do sistema portuário gaúcho. 


Ao assumir a presidência da Portos RS, Machado chega com a missão de dar continuidade ao fortalecimento da gestão portuária, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura logística do Rio Grande do Sul, a ampliação da competitividade dos portos públicos e o avanço de projetos estratégicos voltados à modernização e à eficiência operacional. 


A instituição também registra e reconhece a contribuição de Cristiano Klinger, que presidiu a Portos RS entre 2022 e 2026 e esteve à frente de importantes avanços operacionais, logísticos e institucionais, especialmente durante o processo de transição para empresa pública, marco que fortaleceu a autonomia e governança da organização. 


Com a nova gestão de Fábio Machado, a Portos RS segue voltada ao desenvolvimento dos portos públicos gaúchos e ao fortalecimento de seu papel estratégico para a economia do Rio Grande do Sul.

 

Febraban dá dicas para compras seguras no Dia dos Namorados

O Brasil celebra o Dia dos Namorados na próxima sexta-feira, 12 de junho, muitos consumidores sairão às compras em busca do presente ideal e o comércio intensifica a divulgação de promoções e ofertas. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que os consumidores devem redobrar a atenção nas compras e também intensificar os cuidados com o fornecimento de informações pessoais.
 
Em datas comemorativas, quadrilhas aproveitam o momento para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando “engenharia social”, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais para o roubo de dados pessoais.
 
A aglomeração de pessoas e a distração na hora de pagar compras em comércios de rua criam o ambiente ideal para que golpistas descubram a senha e troquem o cartão. Nesta época do ano também são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais. 
 
Criminosos também clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica imperceptível para o cliente ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número “0”. Por isso, a recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador. 
 
“O cliente também deve desconfiar de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, pedindo que o pagamento seja feito naquele momento para que não perca o produto. Ainda duvide das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos”, alerta Raphael Mielle, diretor de Serviços e Segurança da Febraban.
 
Golpe do brinde ou presente
Em datas comemorativas, o cliente também deve tomar cuidado com o golpe do brinde ou presente. Após descobrirem dados pessoais, quadrilhas de criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde ou presente para entregar e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente. 
 
Os criminosos chegam a dar algo para a vítima, geralmente flores, bolos ou cosméticos. Alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações de quem realmente pediu para fazer a entrega e pedem um pagamento de uma taxa.
 
O entregador pode entregar uma maquininha com o visor danificado ou de uma forma que impossibilite a visualização do preço cobrado na tela, sendo um valor acima do real cobrado. 
 
O golpista também usa algum truque e desvia a atenção da pessoa para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra. Isso permite que bandido descubra o código secreto. É importante ressaltar que o campo de senha deve mostrar apenas asteriscos. Em posse da senha do cliente, o bandido pode, posteriormente, trocar o cartão.
 
Confira abaixo orientações para fazer compras com segurança 
 
Para compras online:
- Sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS
- Fique atento às ofertas, duvide de valores muito abaixo do mercado
- Acompanhe as compras realizadas pelo aplicativo do cartão, e caso desconheça alguma transação, bloqueie-a e entre em contato com a administradora
- Nunca clique nos links de promoções vantajosas demais. Para ver a oferta, acesse o site oficial da loja digitando o endereço dela diretamente na barra do navegador
- Ao pagar com boleto, Pix ou transferências sempre confira se o nome do beneficiário é de quem realmente deve receber o valor
- Não selecione a opção “salvar dados do cartão” para utilizar em compras futuras
- Dê preferência para o uso do cartão virtual para as compras online
- Sempre pesquise a reputação de lojas e de vendedores e confira comentários feitos em vendas de outros compradores 
- O cadeado HTTPS atesta que determinado site é seguro. O ícone indica que as comunicações entre a página e o dispositivo do usuário estão protegidas por criptografia, o que garante segurança na troca de dados
- Caso receba uma ligação pedindo dados pessoais, desligue e procure o gerente de sua conta imediatamente, de preferência, em outro aparelho de telefone. Lembre-se de que o banco nunca pede seus dados por telefone.

Em lojas físicas: 
- Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa, sempre confira o valor antes de digitar a senha e proteja o código de segurança
- Sempre peça o comprovante impresso 
- Se o cartão não passar de primeira, redobre a atenção: não deixe que o levem para longe de você para passar em outra máquina e acompanhe de perto a 2ª tentativa 
- Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Bandidos podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão
- Ao utilizar o QR Code para pagamento, confira se o destinatário da transação é o beneficiário correto.

China anuncia realização de mais de 100 eventos para impulsionar importações

O Ministério do Comércio chinês anunciou a realização de mais de 100 eventos internacionais em 2026 com o objetivo de conectar fornecedores globais ao mercado chinês. As primeiras ações ocorrerão em Belarus e na Alemanha, abrindo novas oportunidades para empresas interessadas em expandir seus negócios com a segunda maior economia do planeta.
Mais do que feiras e rodadas de negócios, essa iniciativa demonstra uma estratégia consistente da China para diversificar fornecedores, ampliar o acesso a produtos de qualidade e fortalecer sua integração comercial com diferentes regiões do mundo.

Para exportadores brasileiros, o movimento merece atenção. Setores como alimentos, bebidas, frutas, proteína animal, produtos industrializados e commodities podem encontrar novas oportunidades em um mercado que continua buscando parceiros internacionais confiáveis.

Enquanto muitos países discutem barreiras comerciais, a China segue investindo em mecanismos para aproximar compradores e fornecedores globais.
Quem acompanha o comércio exterior sabe: grandes oportunidades costumam surgir antes de virarem tendência.

O mercado chinês continua se movimentando. A pergunta é: sua empresa está preparada para aproveitar esse movimento?

Por: André Queiróz 

Aeroporto da Serra Catarinense registra crescimento de passageiros no primeiro semestre de operação da GOL
Foto: Jonatã Rocha/Secom GOVSC
 
O movimento de passageiros no Aeroporto da Serra Catarinense – Correia Pinto cresceu 29,4% no primeiro semestre de operação da GOL Linhas Aéreas. Desde o início dos voos para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em novembro de 2025, já foram registrados 13,1 mil passageiros. No mesmo período, a oferta de assentos cresceu 32,8% em comparação com os últimos seis meses de operação da Azul. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF).
 
“A gente passou cada setor do Governo de Santa Catarina a limpo, e isso aconteceu com os aeroportos administrados pelo Estado também. Fizemos um esforço muito grande pra garantir essa movimentação toda. O Aeroporto da Serra Catarinense é um equipamento muito importante pro desenvolvimento regional, tanto pros empresários poderem ir fechar negócios em São Paulo, como pros turistas virem aproveitar a Estação Outono, a Estação Inverno, com as melhores cidades do Brasil pra passar um friozinho com a família”, afirma o governador Jorginho Mello.
 
“Os números mostram que o voo entre a Serra Catarinense e o Aeroporto de Congonhas tornou-se atrativo para os usuários da região. Com uma frequência de três voos semanais e uma aeronave de grande porte, a demanda região tem sido atendida de forma muito significativa”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.
 
Entre dezembro de 2025 e maio de 2026, meses com a operação completa da GOL, o mês de abril registrou o maior movimento com 2.465 passageiros, entre embarques e desembarques, num total de 13 voos.
 
“Esse crescimento expressivo no movimento do Aeroporto consolida a Serra Catarinense como um destino cada vez mais acessível e competitivo. O voo abre as portas de Santa Catarina para milhares de novos visitantes de São Paulo e de outras regiões, conectados diretamente com Congonhas, o principal hub corporativo e turístico do país. Mais do que números de transporte, esse aumento de quase 30% no fluxo de passageiros representa hotéis mais cheios, restaurantes movimentados, o fortalecimento do nosso enoturismo e a valorização da cultura serrana. Estamos estruturando o nosso turismo para que o visitante chegue com conforto e viva experiências inesquecíveis na nossa Serra”, acrescenta a secretária de Turismo, Catiane Seif.
 
Revitalização
 
Entre março e novembro de 2025, o Aeroporto de Correia Pinto ficou fechado para as obras de reforma do Terminal de Passageiros. As obras modernizaram a estrutura do local, melhorando o atendimento e o conforto aos usuários, além de aprimorar a segurança operacional. O investimento foi de R$ 3,3 milhões, sendo R$ 3 milhões por intermédio de Emenda Parlamentar do deputado estadual Lucas Neves. 
 
A reabertura foi marcada pelo voo inaugural da GOL, após negociação intermediada pela SPAF. Desde então a operação vem registrando crescimento. Os voos entre Lages/Correia Pinto e São Paulo/Congonhas são operados com as aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros. 
ITAJAÍ: Limoeiro ganha sala do programa Qualifica+ Comunidade
A comunidade do Limoeiro passou a contar com uma sala do programa Qualifica+ Comunidade. O espaço foi inaugurado nesta segunda-feira (9), em cerimônia que reuniu moradores, lideranças comunitárias e representantes do poder público, marcando mais um avanço na oferta de qualificação profissional descentralizada no município.
 
A unidade terá como foco principal cursos de informática e tecnologia, áreas consideradas estratégicas para a inserção e permanência no mercado de trabalho. Além da capacitação técnica, o programa também oferecerá cursos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional, como comunicação, oratória e inglês.  “O Qualifica+ iniciou o ano passado e, este ano, se estende criando vários programas. Esta é a primeira iniciativa do Qualifica+ Comunidade, que está dentro do projeto. Para o Limoeiro, foi montada uma sala de tecnologia, reativando uma demanda da comunidade”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
 
A implantação do programa atende a uma demanda apresentada pela própria comunidade e amplia as oportunidades de formação para moradores de diferentes faixas etárias.
 
A sala de informática possui capacidade para atender simultaneamente 16 alunos por turma. As inscrições já estão abertas e novas turmas serão criadas conforme a procura da população. O atendimento seguirá a lógica da demanda, permitindo que mais vagas sejam disponibilizadas à medida que os cursos forem sendo preenchidos.
 
O programa atenderá crianças, adolescentes, adultos e também pessoas da terceira idade, público formado por pessoas com mais idade que buscam atualização profissional, inclusão digital e novas oportunidades de desenvolvimento. "Esse é um grande ganho para o bairro. Ainda estamos lutando por outras melhorias, mas a chegada deste programa é fundamental para nós. Ficamos felizes em ver a prefeitura presente e acreditando no potencial da nossa comunidade", ressalta o presidente da Associação de Moradores, Josemir Perin.
 
A implantação do espaço é resultado de uma ação integrada entre a Secretaria de Tecnologia, a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do programa Qualifica+ Itajaí Comunidades. A expectativa é atender toda a demanda apresentada pela comunidade, oferecendo cursos que contribuam tanto para o desenvolvimento de habilidades comportamentais quanto para a formação técnica dos participantes. 
“Trazer o Qualifica+ para o interior de Itajaí foi um compromisso com a juventude. Sabemos que criar oportunidades para os jovens é importante para que entrem no mercado de trabalho qualificados, porque o mercado está competitivo”, enfatiza o vice-prefeito, Rubens Angioletti.
 
“Quando fizemos o Prefeitura nos Bairros no ano passado, no Limoeiro, uma série de reivindicações foi feita. Uma das solicitações era preparar mais os jovens para o futuro. E agora estamos entregando um projeto importante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, finaliza o prefeito Robison Coelho.
 

Além da implantação da sala do Qualifica+ Comunidade, os moradores puderam participar de uma confraternização, cantando os parabéns pelos 166 anos de Itajaí e recebendo fatias de bolo distribuídas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Pix é a principal forma de pagamento adotada pelos pequenos negócios

Por André Gomes
Os Estados Unidos citaram o Pix – principal forma de recebimentos dos pequenos negócios brasileiros – em uma investigação comercial sobre “práticas desleais”. De acordo com o documento, o sistema de pagamentos representaria uma forma de concorrência estatal aos cartões de crédito privados. A partir disso, o país norte-americano está analisando uma taxação dos produtos brasileiros em 25%, decisão que pode sair até 15 de julho. De acordo com o Sebrae, a ferramenta facilita os pagamentos e reduz custos para os empreendedores.

Segundo a pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae e Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), quase seis em cada 10 donos de pequenos negócios têm o Pix como principal meio de recebimento das vendas. Outros 53% preferem esse instrumento para pagar seus parceiros comerciais.

No caso em particular dos microempreendedores individuais (MEI) a adesão ao Pix foi ainda maior. A pesquisa do Sebrae, revelou que 97% deles usam a plataforma como alternativa de pagamento. Para 28% desses empreendimentos, a modalidade responde por mais de 75% de todo o faturamento e para outros 20%, a forma de pagamento é responsável por cerca de 51% dos recebimentos.

“É uma avaliação injusta e infundada por parte do governo dos Estados Unidos porque o sistema de pagamento não interfere no comércio e nas relações das empresas do setor de cartões de crédito. Mais do que isso, é uma forma de pagamento que não tem mais volta e se tornou a queridinha dos pequenos negócios pelo rápido recebimento e para a manutenção do fluxo de caixa dessas empresas. No fundo, é uma das formas que o setor utiliza para criar mais oportunidades de crescimento e aumentar a geração de empregos”, avalia Rodrigo Soares, presidente do Sebrae.

De acordo com dados do Banco Central, o PIX tem cerca de 170 milhões de usuários Pessoas Físicas (80% da população) e mais de 24 milhões de usuários Pessoas Jurídicas. Anualmente, movimenta mais de R$30 trilhões, o que equivale a quase 3 vezes o PIB brasileiro e quase 20% do PIB norte-americano.

“Este é o tamanho do mercado que seria disputado pelas Big Techs (Apple Pay, Google Pay, Amazon Pay, Meta Pay e Microsoft), se o Banco Central não oferecesse esse serviço de forma gratuita e referência de eficiência mundial” afirma Rodrigo Soares, que ainda arremata “Não se trata de prática desleal de comércio, alegado por Trump para impor aumento de tarifas sobre nossas exportações. Mas sim, disputa de mercado”.

Consolidado

Lançado em 2020, o Pix alcançou um estágio de universalização em menos de quatro anos. De acordo com dados do Banco Central, ele já é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Em 2025, o Pix bateu seu recorde histórico anual ao movimentar um total de R$ 35,4 trilhões, registrando quase 80 bilhões de transações. O que representa um crescimento de 33,6% no volume de valores transferidos na comparação com o ano anterior.

Governador participa das comemorações do 62º aniversário de Aurora e reforça parceria com os municípios em agenda no Alto Vale e Serra

Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC

​O governador Jorginho Mello cumpriu uma extensa agenda de compromissos neste sábado, 6, reforçando a proximidade do Governo do Estado com as prefeituras e a valorização das tradições catarinenses. O roteiro incluiu a Festa Municipal de Emancipação de Aurora, que celebra o 62º aniversário, no Alto Vale do Itajaí e a participação na Festa do Pinhão em Lages.

​A festividade em Aurora, com programação gratuita que termina neste domingo 7 de junho, movimentou a Praça Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade. O evento reuniu atrações como desfile cívico, shows, feira de artesanato e atividades tradicionais. Na manhã de sábado, ocorreu a Alvorada festiva, que contou com um grande café comunitário e o tradicional Tratoraço, reunindo dezenas de produtores rurais e moradores.

​Em sua fala durante o evento, no período da tarde, Jorginho Mello destacou a importância de estar presente nos municípios e reafirmou o compromisso do Estado com o desenvolvimento local. ​”É um aniversário que tem que se comemorar. Quando a cidade prospera, a gente fica muito feliz. Eu sou um governador municipalista, é por isso que eu gosto de vir nos municípios. É onde tudo acontece. Se o município vai bem, o Estado vai bem. Nós somos parceiros das prefeituras e estamos aqui para apoiar no que for preciso.”

A festividade também foi palco de importantes entregas para a população local, com a assinatura de ordens de serviço para os novos convênios celebrados com a cidade. Em ato durante o evento, o governador e o prefeito de Aurora, Vanderlei Zandonai, assinaram o documento que atua como marco inicial e autoriza o começo da execução de obras e serviços estruturantes para a cidade.  

​Os investimentos autorizados garantem melhorias tanto na infraestrutura urbana quanto no apoio ao interior. Entre os projetos contemplados destacam-se o montante de R$ 4,6 milhões para o programa Estrada Boa Rural e cerca R$ 1,2 milhão para a aquisição de britador. A qualidade de vida e o lazer dos moradores também receberam atenção especial, com R$ 1,15 milhão garantido para a revitalização da Praça Central, além de R$ 452 mil para a obra de uma nova e R$ 396 mil para a pavimentação da rua Francisco Klaumann. 

​Investimentos históricos em prevenção

O governador ainda relembrou os recursos históricos garantidos pelo Estado na área de Proteção e Defesa Civil. Recentemente, foi anunciado investimento de R$ 12 milhões destinados a obras de prevenção a enchentes no Alto Vale do Itajaí. Os recursos contemplam diretamente as cidades de Aurora, Ituporanga e Trombudo Central, obras fundamentais para dragagem e desassoreamento de rios, que garantem mais segurança e resiliência climática para a população e o setor produtivo local.

​Celebração da indústria em Rio do Sul

​Antes de sua chegada a Aurora, o governador iniciou a manhã de sábado em Rio do Sul, onde participou da cerimônia de comemoração dos 80 anos da empresa Bremer. A companhia é um orgulho para a indústria catarinense, operando nos mercados nacional e internacional com excelência na fabricação de caldeiras e aquecedores industriais. A presença do Executivo Estadual reforça o apoio ao empreendedorismo que gera emprego e renda em Santa Catarina.

​36ª Festa Nacional do Pinhão

​Para encerrar a agenda de sábado, Jorginho Mello participou da 36ª Festa Nacional do Pinhão, um dos maiores e mais importantes atrativos turísticos da Estação Outono em Santa Catarina.

​Esta edição da festa, que ocorre entre os dias 22 de maio e 7 de junho, traz marcos importantes para o turismo do Estado. A programação deste ano foi diversificada para atender a todos os públicos, contando com praça de alimentação com diversos restaurantes, pista de patinação no gelo e uma moderna arena de shows.

O  retorno da festa ao Parque Conta Dinheiro representa um momento especial. Pela primeira vez na história, o espaço foi totalmente decorado de forma temática, proporcionando uma experiência imersiva e inesquecível aos visitantes.

O tamanho do impacto financeiro que a decisão da UE trará para o agro brasileiro

O Brasil pode deixar de exportar cerca de US$ 1,8 bilhão por ano em proteínas para a União Europeia após o bloco confirmar a suspensão das compras de determinados produtos de origem animal do país a partir de 3 de setembro de 2026.

Armadilha elétrica mata mosquito da dengue e maruim: LED UV 365nm, grade intercalada e baixo consumo – pode ficar ligada 24h; confira o preço
A decisão, oficializada pela Comissão Europeia nesta sexta-feira (5), atinge bovinos, equídeos (cavalos), aves, produtos da aquicultura, mel e tripas. Segundo o documento, publicado no Jornal Oficial da União Europeia, o Brasil não apresentou informações suficientes para comprovar o cumprimento das exigências sanitárias relacionadas ao uso de antimicrobianos na produção animal.

“A Comissão não recebeu informações que garantam que o Brasil aplicou as medidas necessárias para assegurar o cumprimento, até 3 de setembro de 2026, dos requisitos estabelecidos no artigo 3.º do Regulamento Delegado (UE) 2023/905 relativamente a estas categorias” , afirma o texto.

Diante disso, a UE determinou a retirada do Brasil da lista de países autorizados a exportar essas categorias de produtos ao bloco. Em maio, os europeus já haviam anunciado a medida e solicitado garantias adicionais do governo brasileiro sobre o cumprimento das regras que restringem o uso de determinados antimicrobianos, como antibióticos, na pecuária.

Com 43% OFF: Tônico capilar Duo-xidil para barba e cabelo entra em grande promoção
Negociações em andamento
No fim de maio, o governo brasileiro apresentou informações complementares sobre as questões sanitárias envolvendo a exportação desses produtos. Uma reunião virtual foi realizada entre a equipe técnica do Ministério da Agricultura e representantes da Direção-Geral da Saúde e Segurança Alimentar da Comissão Europeia.

Segundo interlocutores que acompanham as negociações, o Brasil apresentou parte das informações exigidas pelo bloco europeu e preparava o envio de novos documentos, mas não havia prazo definido para a conclusão do processo.

O que a UE exige
As garantias solicitadas pela UE precisavam demonstrar que o governo brasileiro é capaz de assegurar que os produtos enviados ao mercado europeu cumprem as normas sobre antimicrobianos adotadas pelo bloco desde 2023.

As exigências envolvem mecanismos de segregação da produção e a comprovação de que produtores e indústrias não utilizam substâncias proibidas pela regulamentação europeia. Também cabe ao governo brasileiro demonstrar que possui instrumentos de fiscalização capazes de verificar o cumprimento dessas regras pelo setor privado.

Governo do Estado inaugura revitalização da SC-486 e autoriza aumento de velocidade em trecho da rodovia durante abertura da Fenajeep em Brusque

 Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC

A abertura oficial da 32ª Fenajeep, na noite desta quarta-feira, 3, em Brusque, foi marcada por anúncios do Governo de Santa Catarina para a mobilidade e a segurança viária do Vale do Itajaí. Durante a solenidade, o governador Jorginho Mello inaugurou as obras de revitalização da SC-486 (Rodovia Antônio Heil), entre Itajaí e Brusque, e autorizou o aumento do limite de velocidade de 80 km/h para 100 km/h em um trecho da rodovia, após a conclusão de estudos técnicos realizados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

As obras de revitalização contemplaram os 47,7 quilômetros da rodovia duplicada, com investimento de R$ 12,4 milhões. Os trabalhos incluíram recuperação estrutural do pavimento, fresagem e recomposição de trechos danificados, aplicação de nova capa asfáltica, melhorias na drenagem, limpeza da plataforma da rodovia e implantação de nova sinalização vertical e horizontal.

O governador ainda autorizou o aumento do limite de velocidade no trecho compreendido entre os quilômetros 13,753 e 20 da SC-486, em Brusque. A medida foi embasada por estudos técnicos e busca adequar a velocidade às condições atuais da via, garantindo mais fluidez ao tráfego com segurança.

“Estamos entregando uma rodovia mais segura, mais moderna e preparada para atender quem trabalha, produz e precisa se deslocar todos os dias. Investimos na recuperação do pavimento, melhoramos a sinalização e agora autorizamos a ampliação da velocidade em um trecho que recebeu avaliação técnica criteriosa. Era um pedido da comunidade que a gente tá conseguindo atender pra melhorar a vida das pessoas e impulsionar o desenvolvimento da região”, destacou o governador Jorginho Mello.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, esclarece que os usuários já poderão utilizar o trecho com os novos parâmetros em vigor. “A partir desta quinta-feira, os motoristas já podem transitar pelo trecho no novo limite de velocidade e nas próximas semanas a SIE fará a troca da sinalização vertical. Vale ressaltar que o restante do trajeto permanece com os limites de velocidade inalterados, para garantir a segurança nos pontos de intenso movimento urbano”, alerta.

O prefeito de Brusque, André Vechi, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios para viabilizar investimentos estruturantes. “A revitalização da Antônio Heil era uma demanda importante para toda a região. Essa parceria com o Governo do Estado permite que obras aguardadas pela população saiam do papel e tragam mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para Brusque e cidades vizinhas”, afirmou.

Fenajeep movimenta turismo, economia e tradição off-road

Os anúncios do Governo do Estado ocorreram durante a cerimônia de abertura da 32ª Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), considerada o maior evento off-road da América Latina. Realizada pelo Brusque Jeep Clube, a programação segue até domingo, 7 de junho, reunindo competidores, expositores e milhares de visitantes de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos.

Ao longo dos próximos dias, Brusque se transforma na Capital Nacional do Jeep, sediando provas de velocidade, desafios off-road e atrações voltadas ao universo 4×4. Além do espetáculo esportivo, a Fenajeep tem forte impacto econômico, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e diversos segmentos de serviços.

“O sucesso da Fenajeep mostra a força de Brusque e de Santa Catarina. É um evento que projeta o município e o nosso estado para todo o país, atrai turistas, gera emprego, movimenta a economia e fortalece um setor que tem tradição no nosso estado. Tenho orgulho de ver Santa Catarina sediando um evento dessa dimensão”, finalizou o governador.

Alcolumbre barra urgência e impõe tramitação lenta para PEC da Escala 6x1 no Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), descartou qualquer possibilidade de votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a jornada de trabalho 6x1 direto no plenário. Ele garantiu que a matéria passará por todas as comissões da Casa antes de qualquer análise definitiva.Em pronunciamento, Alcolumbre reforçou que o Senado fará uma avaliação própria do texto vindo da Câmara, rejeitando pressões para acelerar o processo. "Não podemos ser uma Casa carimbadora", pontuou.Os próximos passos no Senado:

Debate na CCJ: Uma reunião com o senador Otto Alencar, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, avaliará os rumos do projeto.Comissões especiais: Há pedidos de senadores para a criação de colegiados específicos para debater a proposta.Diálogo com os setores: O presidente defendeu que o Senado ouça trabalhadores e empregadores antes de bater o martelo.Sem pressa: Alcolumbre criticou os ataques e cobranças que vem sofrendo para agilizar a pauta, afirmando que decidirá o cronograma no seu próprio tempo.

A reação da oposição:Enquanto o projeto principal aguarda o despacho da Presidência do Senado, a oposição já recolheu as 41 assinaturas necessárias para tramitar um texto alternativo. Essa contraproposta mantém a jornada atual de até 6 dias e 44 horas semanais, prevendo que novos modelos sejam negociados diretamente entre patrão e empregado, sem a necessidade de sindicatos.Ao finalizar, Alcolumbre defendeu um "tempo razoável" para que os senadores possam aperfeiçoar o texto original de forma equilibrada.

Parceria irá fortalecer Contrata+Brasil, plataforma que já reúne 11 mil pequenos negócios

Por Camila Vidal
A ampliação da participação dos microempreendedores individuais (MEI) no Contrata+Brasil esteve entre os principais temas discutidos nesta terça-feira (2), em Brasília, durante reunião entre o presidente do Sebrae Nacional, Rodrigo Soares, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Paulo Henrique Pereira.

A plataforma, criada para conectar órgãos públicos a prestadores de serviços de pequeno porte, já reúne cerca de 11 mil negócios cadastrados, mais de 6 mil oportunidades publicadas e vem ampliando o número de categorias atendidas, consolidando-se como uma das principais portas de acesso dos pequenos empreendedores ao mercado de compras governamentais.

Sebrae e MEMP discutiram uma estratégia nacional para ampliar o cadastramento de MEIs no Contrata+Brasil, com ações regionalizadas de mobilização e divulgação para expandir o alcance da ferramenta em todo o país.

Para Rodrigo Soares, a parceria entre Sebrae e MEMP será decisiva para ampliar as oportunidades para quem empreende. “Além da educação empreendedora, vamos trabalhar ainda mais fortemente na expansão do Contrata+Brasil. Também discutimos a aplicação da construção de soluções que gerem mais oportunidades, com menor custo, mais renda e mais cidadania para o país”, destacou o presidente do Sebrae.

O ministro Paulo Henrique Rodrigues Pereira ressaltou a importância da atuação do Sebrae no fortalecimento do empreendedorismo brasileiro e reforçou a parceria entre as instituições.

Outro tema discutido no encontro foi o projeto-piloto Pé no Futuro, que visa a formação de jovens empreendedores por meio de mentoria, capacitação e acesso a investimentos. A proposta tem potencial para alcançar até 500 mil pessoas em todo o país.

Pelo Sebrae Nacional, participaram da reunião representantes do Conselho Deliberativo Nacional, do Gabinete da Presidência, da Diretoria Técnica e das Unidades de Políticas Públicas e de Competitividade. A comitiva do MEMP contou com a presença do secretário nacional de Ambiente de Negócios, Maurício Juvenal, além de assessores técnicos da pasta.

Mais sobre o Contrata+Brasil

Lançado em 2025, a plataforma Contrata+Brasil conecta órgãos públicos a prestadores de serviços de pequeno porte em 107 categorias, incluindo atividades incorporadas recentemente, como costura, borracharia, mecânica e restauração de instrumentos musicais. Entre os serviços mais demandados estão pintura, reformas, assentamento de pisos, manutenção de telhados e sistemas de ar-condicionado.

Contribuintes buscam atendimentos para negociações de dívidas em Navegantes

A Praça do Cidadão recebeu mais de 70 pessoas presencialmente em busca de atendimento para negociar suas dívidas com a Prefeitura de Navegantes no primeiro dia do programa Recupera Navega. Descontos de até 100% em juros e multas estão atraindo os contribuintes que querem quitar seus débitos com o município.

Moisés Lauro Alves, que mora no Centro, aproveitou o primeiro dia para negociar sua dívida. “Eu vim aproveitar a oportunidade para acertar o que devo com a Prefeitura. Uma chance que temos de correr dos juros e pagar a conta em dia”, disse. 

A aposentada Denise Argenton também viu uma oportunidade de colocar os débitos em dia. 

“Eu deixei de pagar os anos que ficaram para trás devido eu ser pensionista e não ter condições e agora, com esse juro reduzido, será muito melhor e poderei quitar minha dívida”.

O Recupera Navega segue até o dia 1º de dezembro. O município oferece três oportunidades de pagamento, entre eles cota única: quem quitar os débitos à vista entre 1º e 30 de junho terá anistia total (100%) das penalidades moratórias. Já para os pagamentos efetuados até 31 de julho, o abatimento cai para 95%, além de opções de parcelamento em até 100 vezes, com descontos regressivos que variam de 90% a 20%, conforme o prazo escolhido.

O valor mínimo das parcelas é de R$ 300, mas para que os contribuintes possam aproveitar, será reduzido para R$100 no caso de pessoas físicas e microempresas. 

“O Refis de Navegantes de 2026, o Recupera Navega, de fato, é um sucesso e é o Refis mais importante da história do município. O que nós conseguimos arrecadar agora, principalmente do ISS, irá impactar a arrecadação municipal pelos próximos 50 anos por causa da reforma tributária”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Thiago Piccoli.

Interessados em participar do Refis podem entrar em contato com a Procuradoria-Geral do Município pelo WhastApp (47) 99187-9941. Além disso, há a opção de buscar atendimento presencial na Praça do Cidadão (Av. Prefeito José Juvenal Mafra, 498, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Texto: Marília Cordeiro
Foto: Giliardi Marcos

Junho terá bandeira amarela na conta de luz; entenda o impacto no bolso

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de junho de 2026 será amarela. A decisão, que mantém a mesma cor aplicada em maio, foi divulgada pela agência reguladora.

O valor do acréscimo
Com a bandeira amarela, haverá um custo adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras reflete os custos variáveis da geração de energia e é acionado quando as condições de produção se tornam menos favoráveis.

O motivo da decisão
A permanência da bandeira amarela se deve à combinação de fatores como a redução da geração hidrelétrica, o avanço do período seco e o consequente acionamento de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara. Apesar dos bons volumes de chuva em algumas regiões, as projeções para os próximos meses indicam condições ainda desfavoráveis para a geração de energia limpa.

Contexto e dicas

A bandeira verde, que não tem custo extra, vigorou em janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, refletindo as boas condições de geração no início do ano. Em maio, a bandeira já havia passado para amarela. Com a confirmação para junho, a tendência é que a conta de luz continue mais cara. Para economizar, a Aneel recomenda o uso consciente de energia, com dicas como substituir lâmpadas por modelos de LED, evitar banhos demorados e desconectar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.

Indústria de laticínios cresceu 59% em Santa Catarina desde 2020
Santa Catarina alcançou um marco histórico na indústria de laticínios. Em seis anos, de 2020 a maio de 2026, o número de fabricantes no estado cresceu 59%, saltando de 744 para 1.186 empresas – acréscimo de 442 empresas no período. Os dados, contabilizados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), evidenciam a pujança do setor e o ambiente favorável aos negócios no território catarinense.
 
O segmento abrange desde a fabricação de creme de leite, manteiga, iogurte e queijos até a produção de leite em pó, bebidas lácteas, doces de leite e subprodutos como caseína, lactose e soro de leite. A evolução anual mostra um ritmo consistente de expansão: em 2021 eram 804 empresas; em 2022, 874; em 2023, 943; em 2024, 1.025; em 2025, 1.129; e agora, em maio de 2026, o número chega a 1.186.
 
Para o governador Jorginho Mello, o resultado é fruto de um ambiente de negócios que estimula a formalidade e a inovação. “O empreendedor catarinense tem se destacado pela coragem e pela organização. Esse crescimento é consequência de um Governo do Estado que valoriza quem produz, que trabalha para facilitar a abertura de empresas e que garante segurança jurídica a quem decide empreender. Estamos colhendo os frutos de um estado produtivo e sobretudo competitivo”, afirmou o governador.
 
Produção de excelência
Uma dessas empresas é a Queijaria Boca da Serra, próxima a Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, liderada pela Daiani Borges. Em 2018 e 2019 ela visitou eventos de produção de queijos em Minas Gerais e São Paulo, quando surgiu a ideia de iniciar a própria produção. “Eu comecei a produzir queijo na cozinha da minha casa. Chegou um momento em que eu e meu marido decidimos transformar esse hobby em um empreendimento. A gente encontrou esse sítio e decidiu construir a queijaria”, relata. A empresa consolidou-se oficialmente em 2023.
 
A rotina do casal inclui desde a compra do leite no produtor local até a entrega do queijo embalado para clientes. O objetivo é manter a produção em formato artesanal com foco em qualidade, variedade e identificação regional. Tudo isso sem deixar de lado o uso de tecnologia e alto padrão sanitário.
 
“O nosso projeto era trabalhar com uma queijaria artesanal, mas com um espaço adequado para que a gente pudesse começar pequeno e crescer sem ter que ficar quebrando parede”, destaca. E a empresa cresceu. Hoje, a Queijaria Boca da Serra é premiada internacionalmente no World Cheese Awards 2025 com medalha de prata pelo queijo Serramar, além de acumular reconhecimentos nacionais.
 
“Quando eu comecei a produzir era com 50 litros de leite. Então eu passei para 100 e depois para 200 litros de leite, até 250. E hoje a gente chegou num ponto em que eu estou deixando de vender porque não consigo aumentar a minha produção. Isso é uma coisa legal, mas um pouco assustadora também (risos)”, complementa Daiani. 
 
Empreendedorismo em alta
Com a expansão do número de fabricantes, Santa Catarina se consolida como um dos principais polos lácteos do país, gerando emprego, renda e fortalecendo a economia regional. A expectativa do governo estadual é de que o ritmo de crescimento se mantenha nos próximos anos, impulsionado por programas de incentivo à industrialização, à regularização de pequenos produtores e à inovação no setor de alimentos.
 
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Leodegar Tiscoski, reforça o papel da formalização como pilar desse avanço. “Nosso compromisso é incentivar que pequenos e médios produtores saiam da informalidade e passem a operar dentro das normas sanitárias e tributárias. Isso amplia mercados, gera empregos de qualidade e aumenta a confiança do consumidor nos produtos catarinenses. O dado de 1.186 empresas registradas no setor de laticínios mostra que Santa Catarina está no caminho certo: mais empreendedorismo, mais formalidade e mais desenvolvimento para o estado”, destacou o secretário.
 
A maior parte das empresas fabricantes de laticínios são microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP), refletindo o empreendedorismo pulverizado. Entre as cidades, a liderança é de Florianópolis, com 71 empresas. Em seguida estão Joinville (56), Blumenau (31), Itajaí (31), São José (28), Chapecó (25) e Jaraguá do Sul (21).
 
Destaque nacional
Santa Catarina é o 4º maior produtor de leite do Brasil, responsável, assim, por mais de 9% da produção nacional ou 3,3 bilhões de litros/ano. O estado vem se consolidando na contramão de outras regiões: entre 2014 e 2023, a produção cresceu, portanto, 7,5%. Conforme a Cidasc, a produção leiteira de SC movimenta mais de 20 mil produtores em todas as regiões, impulsionando o mercado de laticínios. 
 
Em relação à sanidade animal, o estado é o único do país com classificação A para risco de brucelose, bem como um dos quatro de menor risco de tuberculose bovina, duas zoonoses que podem ser transmitidas pelo leite de animais contaminados.
 
Além disso, o Governo de Santa Catarina estruturou um conjunto de políticas públicas para fortalecer a cadeia do leite. A principal frente de atuação é o Programa Leite Bom SC, que desde 2024 prevê investimentos de R$ 300 milhões até 2027 sobretudo para apoiar produtores e indústrias. Em outra frente, o Programa Terra Boa incentiva, por exemplo, a melhoria e recuperação de pastagens.
Estado fortalece agro catarinense com programa Olho Bom, investimentos em infraestrutura e modernização da gestão pública
Fotos: Roberto Zacarias/Secom GOVSC
 
Investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica e modernização da gestão pública voltada ao agro catarinense. Estas foram as entregas feitas pelo governador Jorginho Mello, na tarde desta sexta-feira, 29, em Florianópolis, durante o lançamento do Programa Olho Bom — da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) —, e inauguração da reforma da sede da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape). No mesmo ato, a Sape apresentou o novo portal da Secretaria.
 
“Santa Catarina é gigante no agro porque tem gente séria trabalhando e um Governo que entende a força do campo para a nossa economia. Também seguimos fortalecendo a defesa agropecuária, protegendo a qualidade da produção catarinense e apoiando quem produz no nosso Estado”, disse o governador Jorginho Mello.
 
 
Programa Olho Bom
 
Durante o evento, o Governo do Estado também lançou o Programa Olho Bom, iniciativa da Cidasc voltada à modernização da defesa agropecuária catarinense. Com investimento de R$ 44 milhões, o projeto busca aprimorar o controle do trânsito agropecuário por meio do uso de tecnologia, inteligência de dados e reorganização da fiscalização, mantendo um modelo híbrido de vigilância fixa e móvel.
 
Como parte das ações, foram adquiridas 40 caminhonetes, 80 tablets e kits de sinalização para fiscalizações volantes. Os recursos também serão destinados à reestruturação dos postos fixos de fiscalização, melhorando as condições de trabalho e o atendimento ao cidadão.
 
 
O projeto amplia a vigilância sobre cargas de interesse agropecuário com o uso de imagens de câmeras de monitoramento e fiscalização móvel sistemática. A iniciativa conta com acordos de cooperação técnica firmados entre a Cidasc, as secretarias estaduais da Fazenda e da Segurança Pública e o Detran, permitindo o compartilhamento de informações e o uso conjunto de sistemas de análise em tempo real da circulação nas rodovias.
 
“A Cidasc dá a garantia de produto saudável e de primeira qualidade ao consumidor nacional e para mais de 150 países do mundo. Isso acontece porque evoluímos no modelo de defesa agropecuária e melhoramos as condições de trabalho na companhia. O produtor rural tem direito a essa segurança”, afirmou a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.
 
 
Reforma da sede da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
 
A revitalização da sede da Sape marca a primeira grande reforma estrutural do prédio desde sua construção, em 1964, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. O espaço faz parte da trajetória do desenvolvimento agropecuário catarinense desde a década de 1960, quando abrigava o Centro de Treinamento da antiga Acaresc, atual Epagri. A Secretaria da Agricultura e Pecuária passou a ocupar o prédio principal em 1981.
 
“Depois de mais de 60 anos, essa estrutura recebe uma grande reforma, valorizando os servidores e melhorando o atendimento à população. Todo servidor precisa ter as melhores condições de trabalho, e essa revitalização representa mais conforto, mais estrutura e mais capacidade de atender bem quem trabalha e quem produz no agro catarinense”, destacou o governador Jorginho Mello.
 
 
A obra contemplou uma área de 6.475,26 metros quadrados, com recuperação predial, modernização dos ambientes administrativos, adequações de acessibilidade, melhorias nos sistemas elétrico e hidráulico, recuperação de coberturas, revitalização de espaços internos e externos, além da implantação de novas estruturas de apoio e segurança. A revitalização, sob fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), recebeu investimento total de R$ 16 milhões.
 
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort, ressaltou que a revitalização fortalece a estrutura administrativa voltada ao atendimento do agro catarinense.
 
“Estamos entregando uma estrutura mais moderna, segura e adequada para os servidores e para toda a população que busca os serviços da Secretaria. É um investimento importante na valorização do patrimônio público e no fortalecimento das políticas voltadas ao agro de Santa Catarina”, afirmou o secretário.
 
 
Novo portal
 
Também foi lançado o novo portal da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, desenvolvido em parceria entre a Sape e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), por meio da Gerência de Governo Digital, com suporte técnico do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).
 
A plataforma integra o processo de padronização dos sites institucionais do Governo do Estado e busca ampliar a transparência, a acessibilidade e o acesso da população a informações, serviços e conteúdos relacionados ao setor agropecuário catarinense.
 
“Temos um novo portal que mostra tudo isso, trazendo um atendimento melhor e mais transparência para a comunidade e para os catarinenses. O portal vem justamente para ampliar o acesso à informação, mostrar o trabalho da Secretaria, as políticas públicas e tudo o que pode chegar ao pequeno produtor. O produtor rural catarinense poderá acessar informações da agricultura e pecuária de Santa Catarina para tomar as melhores decisões e facilitar o trabalho no campo”, complementou o secretário da Agricultura e Pecuária.
Estado fortalece agro catarinense com programa Olho Bom, investimentos em infraestrutura e modernização da gestão pública
Foto: Maurício Vieira / Arquivo / Secom GOVSC
 
Santa Catarina criou 63.006 novas vagas de empregos formais nos primeiros quatro meses de 2026. Os dados do Novo Cadastro de Empregados e Desempregados (Novo Caged) referentes ao mês de abril foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quinta-feira, 28 de maio, e analisados pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).
 
O resultado acumulado nesses quatro primeiros meses do ano manteve Santa Catarina entre os estados com os melhores saldos de novas vagas de trabalho formal no país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. O saldo resulta da diferença entre admissões e desligamentos registrados no período.
 
No mês isolado de abril, Santa Catarina criou 3.510 novos postos de trabalho formal, o que representa um crescimento do emprego de 0,13%, resultado superior à média da região Sul, de 0,05%.
 
“A geração de empregos impacta a vida das pessoas. É o emprego que dá previsibilidade para a família, mantém o jovem no seu território e amplia as possibilidades de futuro. Quando Santa Catarina gera vagas no ritmo que tem gerado, o resultado aparece também em outros indicadores: além da menor taxa de desemprego, temos a menor desigualdade de renda do país, figuramos entre os estados com a maior longevidade, somos o segundo estado mais competitivo do Brasil. Esses dados mostram que desenvolvimento, aqui, não fica no discurso. Ele chega ao cotidiano das pessoas”, afirmou o Secretário de Estado do Planejamento, Arão Josino.
 
Desempenho dos setores
 
Os setores de Serviços e da Indústria impulsionaram as ofertas de novas vagas, tanto no acumulado do ano de 2026 quanto no mês isolado de abril. De janeiro a abril, o setor de Serviços apresentou saldo acumulado de 25 mil novas vagas, enquanto a Indústria registrou 24 mil. Já no mês isolado de abril, os saldos ficaram em 2.136 e 1.612, respectivamente.
 
Na Indústria, o desempenho do mercado de trabalho foi impulsionado pela Indústria de transformação. Nesse segmento, destacaram-se as novas contratações do subsetor de Fabricação de produtos alimentícios, com a criação de 4.597 novos postos formais de trabalho. Nos Serviços, evidenciou-se o segmento de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com saldo registrado de 13.594 novos empregos formais.
Editora Bittencourt