Augusto César Diegoli (acdiegoli@gmail.com)
Novo cargo
O engenheiro mecânico Hans Erich Stoltenberg Neto, de Brusque, assumirá a cadeira de diretor gerente da WEEG Electric Machinery (WEM), no lugar do norte-americano Richard Fesmire. Após 11 anos de casa, Richard deixará o cargo em 31 de março. O novo diretor assumirá o cargo no dia 1º de abril, em Minneapolis, nos Estados Unidos. Natural de Brusque, Hans começou sua carreira como trainee em 2003 na WEEG e foi promovido a chefe em 2007, que o levou a trabalhar na Índia em 2012 a 2018. Na WEEG, foi gerente de diversas áreas, e desde 2024 ocupa a posição de diretor da Europa, Oriente Médio e África do Norte no escritório de Portugal. Fundada em 1961, a WEEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, incluindo infraestrutura, petróleo e gás e mineração.
Valorização imobiliária
Saiu o índice Fipe/Zap das cinco cidades brasileiras onde os preços dos imóveis de lançamento tiveram mais valorização em 2024. A surpresa maior é a presença de Joinville, em 5º lugar, com 15,31% diante de inflação de 4,89%. Na maior cidade de SC o metro quadrado custa R$ 7.615. Em quarto, terceiro, segundo e primeiro lugar estão João Pessoa (PB), São Leopoldo (RS), Salvador (BA) e Curitiba.
Trump e BC
Em artigo com o título “Trump quer mesmo criar um Balneário Camboriú em Gaza”, publicado na Folha de São Paulo (FSP), o editor de opinião do jornal, Marcos Augusto Gonçalves, escreveu: “Soa delirante (além de ser revoltante) Trump falar em retirar 2 milhões de palestinos de Gaza e criar naquele território uma espécie de Balneário Camboriú do Oriente Médio. Parece pouco provável que venha a fazê-lo. Não porque a ONU consideraria a remoção ilegal, já que ele não dá a menor bola para regras de organizações internacionais, mas declarações contrárias de aliados árabes e a reação de nações ricas armadas com bombas nucleares já ressaltaram as dificuldades práticas e políticas da ideia. A própria Casa Branca deu um passinho atrás e o factóide vai rendendo”.
Prática antissindical
Independentemente das condições estabelecidas entre categorias sindicais, as farmácias podem operar em feriados, decidiu o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), em ação na qual foi negada a aplicação de uma norma coletiva que exigia o pagamento prévio de uma taxa para as empresas poderem funcionar. A norma foi considerada como “prática antissindical”.
Pontos na carteira
Entre em vigor no dia 1º de janeiro 2026 uma nova lei, pondo fim à contagem de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no caso de não pagamento de pedágio ou de uso de vias alternativas para fugir dele. O projeto, que agora será analisado pelo Senado, também exige que os contratos de concessão de rodovias federais licitadas após 1º de janeiro deste ano tenham que permitir o pagamento de pedágio por outros meios além do dinheiro.
Descobertas
Pai e filha, prefeito de Camboriú e Balneário Camboriú, respectivamente, estão fazendo “descobertas” nos seus primeiros dias de mandato. Em Camboriú detectou-se que no ano passado mais de 10 mil atestados médicos apresentados por funcionários municipais resultaram em incalculável número de faltas ao serviço. Muitas delas, suspeita-se, injustificadas. A prefeitura tem 3,2 mil servidores. Em BC, breve auditoria constatou que servidores municipais tiveram bancadas cirurgias plásticas estéticas, como implantação de silicone e blefaroplastia, pelo Fundo de Assistência do Servidor Público (Funservir), que tem um déficit mensal de cerca de R$ 1 milhão.
Energia poderosa
SC registra no momento mais de 1,4 gigawatt de potência instalada na geração própria solar. Há 112 mil conexões operacionais em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 293 cidades. Atualmente são mais de 143 mil consumidores de energia elétrica que já contam com a redução na conta de luz. Desde 2012, a modalidade já proporcionou a SC a atração de R$ 7,5 bilhões em investimentos, geração de mais de 43 mil empregos e arrecadação de R$ 2,2 bilhões aos cofres públicos.
Setor portuário
Apesar de ter enfrentado dificuldades em dois terminais importantes, o setor portuário de SC conseguiu obter em 2024 crescimento na atividade de cargas. Encerrou o ano com movimentação de 63,5 milhões de tonelada, 2,98% mais do que em 2023. As informações são da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado e foram apuradas junto aos terminais. Segundo o secretário da pasta, foi um ano de muitos desafios no setor porque um grande terminal, a Portonave, está com um berço e o Porto de Itajaí retornou a movimentação de contêineres somente no segundo semestre. A grande produtividade alcançada pelos portos Itapoá e Imbituba compensou. Na movimentação de contêineres, a liderança foi obtida pelo Porto Itapoá. O terminal cresceu 18% frente a 2023.
História apagada
A demolição de um imóvel de valor histórico pode gerar indenização por dano moral coletivo, mesmo que não tombado oficialmente, entendeu o Tribunal de Justiça de SC ao julgar recursos apresentados pela Prefeitura de Pomerode. No caso, um imóvel de estilo germânico foi demolido de forma clandestina, apesar da prefeitura ter emitido três embargos administrativos. A indenização foi fixada em R$ 150 mil, com a dedução de R$ 20 mil já pagos em acordo extrajudicial antes do julgamento dos recursos.
Bom senso
Lei estadual já em vigor se caracteriza pelo bom senso. Permite o aproveitamento, por parte dos órgãos de segurança pública do Estado, de armas de fogo e munições apreendidas em operações realizadas pela Polícia Civil e Militar. Neste país da piada pronta, a legislação em vigor veda esta possibilidade. Um absurdo.
Perigo no asfalto
Há dias, um caminhoneiro bateu sua carreta de frente com um ônibus e um carro em Minas Gerais e 39 pessoas morreram. Exames toxicológicos detectaram cocaína, ecstasy, alprazolam e venlafaxina no sangue dele. A Secretaria Nacional de Trânsito informa que mais de 1,5 milhão de motoristas de ônibus e caminhões, em um universo de 11,5 milhões, estão com seu exame toxicológico vencido. Em SC, são 78,9 mil, o que representa 20,8% do total.
Inadimplência menor
Santa Catarina fechou 2024 com queda na inadimplência do consumidor. Pesquisa da Fecomércio SC sobre este tema, a PEIC, apurou que a taxa de famílias com contas em atraso no estado recuou de 27,3% em dezembro de 2023 para 21,8% em dezembro do ano passado. O tempo médio de atraso nas contas em dezembro ficou em 59 dias. Frente aos demais estados, SC registrou o sétimo menor percentual de inadimplência. Mas na média nacional houve um aumento na inadimplência, que avançou de 28,8% em dezembro de 2023 para 29,3% em dezembro de 2024. Em SC também houve redução no total de famílias endividadas, que passou de 80% para 74,6% na mesma comparação. Na avaliação do presidente da Fecomércio SC, os resultados do Estado refletem o bom momento da economia.
Outro país
Lula concedeu entrevista a profissionais escolhidos e escalados a dedo, tudo da imprensa amiga e amestrada, ninguém para fazer perguntas importantes. A verborragia foi a mesma de sempre, já que ele nunca vai descer do palanque, só quer fazer política. Já se lançou candidato em 2026. Sua descrição de país, muito diferente da realidade que afeta a todos, começa a ganhar mais repercussão, como a corajosa fala do presidente da Fiesc (Federação das Indústrias de SC) no dia seguinte, na sede da entidade.
Atitude imprópria
Na última semana, foi noticiado que, a partir deste ano, as praias de SC não contarão mais com as placas indicando se a água é própria ou imprópria para banho. A mudança foi anunciada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), sob a alegação de “adaptar o sistema de comunicação de acordo com as novas tecnologias”. Com a retirada das placas, os banhistas precisarão acessar o portal do IMA para consultar a qualidade da água. O governo alegou ainda que a retirada das placas visa combater o vandalismo que comprometia a confiabilidade das Informações, já que muitas placas eram alteradas. As placas agora terão um novo formato, menos indicativo e com a presença apenas de um QR Code, onde o visitante terá que acessar o relatório por meio do celular.
Atitude
Compulsão por compras à parte, diante dos preços muito favoráveis, os milhares de argentinos que estão veraneando no litoral de SC são responsáveis por uma cena pouco comum: se o tempo está bom, refrescam-se nas areias das praias, em alegres grupos, reunindo famílias inteiras, de idosos às crianças de colo, até altas horas da noite, na companhia inseparável de cuias de mate.
Mais segurança
O massacre ocorrido em Blumenau em abril de 2023, quando um psicopata pulou o muro da Creche Cantinho Bom Pastor, matou quatro crianças e deixou outras cinco ficaram feridas, consternou SC e o Brasil e exigiu resposta rápida da sociedade. Este ano, duas leis importantes foram sancionadas pelo governados dos catarinenses. Uma delas prevê a criação de plataforma tecnológica para reunir informações de diversas entidades, centralizando e compartilhando dados a violência escolar. O objetivo é contar com recursos especiais como o mapeamento geoespecial, que possibilitará identificar as áreas de maior incidência de violência e alocar os recursos necessários para prevenção e resposta ao problema.
Americanas
A loja da Americanas Express, localizada na Avenida Cônsul Carlos Renaux realizou dia 23 de janeiro, seu último dia de operação no município de Brusque. Um comunicado de despedida foi fixado na entrada do estabelecimento. Segundo uma colaboradora, os funcionários foram comunicados há cerca de 2 meses. Além da demissão, foi apresentada aos colaboradores a possibilidade de serem realocados para uma loja próxima. Toda a mercadoria que teve nessa loja foi transferida para outra.
Novo escritório em SP
A Zen dá mais um passo em sua estratégia de crescimento, aproximando clientes e parceiros com a abertura do novo escritório em Pinheiros, São Paulo. O novo espaço será dedicado ao atendimento das montadoras e sistemistas, sob a liderança de novo gerente de vendas. Além disso, o posto avançado em São Paulo irá apoiar o time de aftermarket. Esse avanço significativo dará suporte à estratégia de crescimento da Zen e ao seu plano de investimento de R$ 100 milhões. O escritório tem como missão reforçar o compromisso da empresa em oferecer soluções inovadoras e atendimento de excelência aos clientes.
Antigo prédio do INSS
O novo centro comercial construído no local onde funcionava o antigo prédio da agência do INSS, no Centro de Brusque, deverá ser entregue aos lojistas em breve, mais precisamente no final de fevereiro. O empreendimento está localizado na rua Rodrigues Alves, próximo ao Shopping Gracher. Desde o mês de agosto de 2023, o INSS passou a funcionar em prédio na rua Barão do Rio Branco, também no Centro da cidade. Trata-se de uma transformação significativa para essa região da cidade de Brusque, tanto em aspecto comercial quanto no visual.
Modelo
Cinco Estados já adotaram e 11 estão em tratativas para implantar o Programa Novos Caminhos, criados em SC, em 2013 em parceria envolvendo a Federação das Indústrias, Tribunal de Justiça do Estado e Associação Catarinense de Magistrados. Desde então atendeu 7,5 mil crianças, adolescentes e jovens, viabilizando 14,1 mil matrículas em educação básica e cursos profissionalizantes, 1,6 mil atendimentos psicológicos e odontológicos e 1,7 mil empregos.
No ar
Os aeroportos de SC movimentaram 8,2 milhões de viajantes em 2024, um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. Este é o terceiro ano consecutivo com aumento. O destaque ficou na área internacional, com 890 mil passageiros e crescimento de 127,6% em relação ao 2023, o que colocou o estado como terceiro no país em movimentação de passageiros estrangeiros. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil.
Investimento
Construtora com forte presença na Grande Florianópolis, a Wkoerich está despontando como uma das maiores apoiadoras de projetos via Lei Municipal de Incentivos à Cultura. As iniciativas abrangem diferentes áreas, como música, teatro, cinema e ação social, demonstrando a diversidade do investimento da empresa.
Destino acolhedor
Na tsunami de boas notícias para o turismo catarinense, mais uma: Urubici agora está na lista dos 10 destinos mais acolhedores do mundo em 2025, conforme a plataforma Booking.com. A premiação acontece anualmente, reconhece parceiros de viagem de mais de 200 países e territórios pelo compromisso com a hospitalidade, com base em mais de 360 milhões de avaliações verificadas de viajantes na plataforma.
Dominação
É cada vez mais frequente, quando não semanal, nos principais meios de comunicação da região metropolitana de Florianópolis, notícias aterrorizantes sobre comunidades dominadas por facções criminais, que para mostrar poder e disputar espaço com concorrentes, expulsam famílias de suas próprias casas. E o poder público parece incapaz de fazer algo.
Valores
Lei 19.230/2025 determina que o Estado incentive e fomente a celebração e a prestação de homenagens ao Dia dos Pais e ao Dia das Mães nas escolas de ensino fundamental e básico de SC.
Foto: Divulgação / SEF
A integração entre as secretarias estaduais da Fazenda (SEF) e da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) garantirá a implementação de projetos estratégicos para Santa Catarina. A prioridade, neste momento, é viabilizar financiamentos para obras em estradas estaduais. A busca destes recursos é uma das ações previstas no Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc), que prevê a captação de R$ 1,7 bilhão para o Estado.
Técnicos das duas secretarias trabalham integrados também com a Secretaria de Estado da Administração, por meio do Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina (Eproj), para estruturar a primeira operação financeira junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Diretor de Desestatização e Parcerias (DIDE) da SEF, Renato Lacerda explica que o objetivo é avaliar as demandas rodoviárias de Santa Catarina e preparar os projetos mais aptos a receberem o financiamento. “O banco prioriza recursos para as propostas que têm viabilidade e estão bem encaminhadas. Com esta sinergia entre as secretarias, equipes diferentes trabalham juntas e garantem um resultado melhor na organização dos projetos do Estado”, aponta.
Outros modelos de contratação estão em análise junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Mundial. Avalia-se, por exemplo, a possibilidade de Santa Catarina contar com uma opção de financiamento de longo prazo voltada à manutenção preventiva das estradas. A medida seria importante devido às adversidades climáticas registradas com frequência no estado e seus reflexos na malha rodoviária.
Além dos financiamentos para rodovias, os projetos estratégicos em avaliação pelo Governo do Estado incluem parcerias público-privadas (PPPs) e a atração de investimentos para outras demandas em infraestrutura. Nesta lista estão, por exemplo, a implantação do TRIM – Transporte Integrado da Região Metropolitana da Grande Florianópolis.
Todos os estudos contam com o acompanhamento da área de atração de investimentos da DIDE. O diretor Renato Lacerda explica que o trabalho é importante para viabilizar os grandes investimentos que Santa Catarina prospecta no Brasil e no Exterior. “É fundamental ter um cenário de infraestrutura eficiente para a implantação e o escoamento da produção, levando desenvolvimento a regiões estrategicamente selecionadas pelo Governo do Estado”, complementa Lacerda.
Na primeira reunião de trabalho, a presidente Ana Campagnolo (PL) apresentou um requerimento propondo a realização de uma audiência pública para discutir a decisão inédita divulgada pelo Governo Federal, que proibiu a pesca industrial da tainha. Uma medida um tanto quanto radical que pode resultar na eliminação de centenas de empregos, diretos e indiretos, gerados pelo setor.
A restrição foi imposta apenas às regiões Sul e Sudeste do Brasil, tendo ocorrido sem nenhuma consulta prévia aos profissionais prejudicados ou estudo aprofundado que a justifique.
Santa Catarina respeita diversos limites de preservação determinados por um modelo de gestação pesqueira sustentável que é referência para todo o país. Em 2022, a indústria de SC foi responsável por somente pouco mais de 10% do total de tainha capturada, não por falta de capacidade, mas sim por observar parâmetros rígidos de controle dos impactos ambientais.
Além de sua importância econômica, a pesca da tainha também representa a conservação de uma tradição cultural intrínseca à identidade das comunidades costeiras do Estado, que terão a oportunidade de articular a sua defesa nessa audiência pública.
Data: 25/04
Local: ALESC (Plenarinho), Florianopolis/SC
Horário: 19h
Créditos: Assessoria Deputada Ana Campagnolo
Superintendência do Porto de Itajaí se manifesta diante de requerimentos apresentados
Nesta segunda-feira, 24, a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, recebeu a informação, de que representantes das seis categorias de trabalhadores portuários, durante uma Assembleia Geral Extraordinária, apresentaram requerimentos e que posteriormente foram aprovados durante o encontro.
Entre eles, quanto ao pedido por meio de requerimento pelo prazo de 10 dias úteis da atual operadora arrendatária, a APMT, juntamente com a Superintendência do Porto de Itajaí, em apresentar um plano de retomada da movimentação efetiva, e, que se caso não tenha, será requerido junto ao Governo Federal um novo contrato transitório para o mercado;
“Em relação a aprovação de um requerimento para que a APMT e a Superintendência do Porto de Itajaí, apresentem um plano de retomada de movimentação, a Autoridade Portuária de Itajaí, entende e atua frente a este pedido, com muita maturidade, pois não só todas as classes dos trabalhadores portuários avulsos, por meio de todas as suas categorias, mas também toda a cidade de Itajaí, está envolvida diretamente com todos entidades de classe da sociedade civil organizada, toda a classe política em âmbito local, estadual e federal, estão engajados aguardando com extrema ansiedade para ver o porto de Itajaí retornar com suas operações e devidas movimentações”, pontuou Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.
Ainda com relação ao item que foi colocado durante assembleia, Fábio da Veiga lembra que o porto de Itajaí não está com suas operações paralisadas:
“O porto de Itajaí está mantendo mensalmente suas operações com outros modais de cargas, e, mesmo assim, estamos trabalhando e nos empenhando diariamente para recebermos navios a qualquer momento com operações de contêineres. Quero lembrar ainda que a operação, sua operacionalidade de contêiner, é acima de tudo um compromisso do arrendatário, no caso, a APMT, onde os próprios trabalhadores portuários exigiram em dezembro do ano passado, a assinatura para que os mesmos permanecessem com suas operações em Itajaí. Nós estamos, juntamente com a atual arrendatária, a APMT, e poder público municipal, trabalhando diariamente em tratativas para retomar o volume de cargas ao terminal, característica essa que é forte no nosso porto, garantido emprego e renda aos trabalhadores portuários, e gerando economias para Itajaí, destaca.
Outro item apresentado durante a Assembleia, diz respeito pela aprovação e encaminhamento de denúncia crime a serem apuradas irregularidades na condição do edital de transição que a CTIL Logística, empresa vencedora do processo seletivo simplificado na época, com pedido de CPI na Câmara de Vereadores de Itajaí.
“É com o sentimento de muita tristeza que recebemos essa notícia. A Autoridade Portuária de Itajaí, por meio de sua superintendência, sempre primou pela ética e transparência dos fatos, e, jamais, agimos diante de uma situação que pudesse configurar ou ser interpretada como crime. Justamente nesse momento, onde o Porto de Itajaí precisa manter total segurança jurídica, agora mais ainda, com o anuncio oficializado pelo próprio Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmando publicamente da tão aguardada prorrogação do convênio de delegação assinada com o Governo federal por mais 35 anos. Neste momento tão crucial, o porto tem de atuar com extrema tranquilidade para trabalhar, e, a cada notícia, de cunho negativa como esta levada à público, se torna um ponto a mais em ter que se justificar e superar as dificuldades enfrentadas para os armadores. Infelizmente outra situação que não só me entristece, mas todos aqueles que lutam pela retomada do porto, das vezes, e são inúmeras, quando alguns setores da sociedade, como aqueles que atuam junto ao sindicalismo, aproveitando-se dessa situação para desmerecer tudo aquilo que foi construindo ao longo dos anos e, com isso, fazer politicagem, de má fé e desonesta com a sociedade”, destaca.
Concluindo toda a situação na época, em dezembro do ano passado, o Município de Itajaí, por meio da Superintendência do Porto de Itajaí, e a empresa arrendatária (APMT), assinaram o contrato de arrendamento transitório da área operacional dos berços 01 e 02 do Porto de Itajaí. Atualmente a arrendatária paga o valor de R$ 2,3 milhão, acrescentando mais de 1,8 milhão por mês.
“Segundo os fatos apresentados nesta Assembleia, aqui citados por estes dois itens em específico, só resta levar a sociedade itajaiense, ao Estado de Santa Catarina, a todos que atuam no trade portuário e país num todo, que o porto de Itajaí precisa de união, pois quando surgem fatos dessa origem, por meio de uma decisão totalmente infundada, e, que, obviamente trarão repercussões no momento certo, tanto na esfera civil e criminal, serão levadas ao público de forma transparente por parte desta Autoridade Portuária”, finaliza Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.
Quer saber como vender mais, melhorar a gestão da empresa ou utilizar o marketing de forma estratégica para alavancar os negócios? Estes e outros temas serão abordados na palestra “Papo Reto – de Empreendedor para Empreendedor” que o co-fundador do HJ Conference e consultor em vendas e marketing estratégico Alexandre Weimer traz para Balneário Camboriú neste dia 19 de abril.
Promovido pela CDL BC em parceria com o Sebrae, o evento busca promover um bate-papo sob um novo olhar para 2023 e enxergar todas as oportunidades de negócios que surgem ao empreendedor de diferentes segmentos. “Tem muita coisa boa acontecendo, mesmo que a gente ache que, no meio de tudo isto, exista caos. Vamos trocar uma ideia, falar sobre vendas, sobre marketing, sobre estratégia e sobre gestão”, destaca Alexandre.O evento da CDL trará ainda lançamentos de oportunidades e benefícios exclusivos para empresários e líderes. Vilton Santos, presidente da CDL BC, explica que um dos objetivos da palestra é provocar a reflexão sobre a importância de buscar conhecimento constante e estar linkado a redes de networking para gerar novos resultados.
A palestra acontecerá no auditório da CDL BC e o evento será finalizado com um coquetel e espaço para networking no espaço de eventos da entidade. As inscrições podem ser feitas pelo (47) 99694-6188.
Filial do Grupo Hidrau Torque (GHT), localizada em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, a 94 quilômetros de Florianópolis, inicia a operação com foco no mercado de varejo da região. A unidade já conta com diversas linhas de produtos e deverá incorporar outras marcas, que serão trabalhadas seguindo a estratégia de atendimento consultivo do GHT, conforme o Especialista em Vendas (Projeto de Expansão - Filiais), Sandro Magno. “A filial está trazendo retornos positivos, desde outubro de 2022. Já vendemos material, recebemos clientes e notamos uma boa demanda na região, o que se alinha ao nosso projeto de expansão com a oferta de vendas consultivas focadas no relacionamento de longo prazo”, afirma Magno.
A filial conta com 11 colaboradores e o estoque a pronta entrega. Os clientes de Santa Catarina também podem ter acesso ao estoque da matriz, em São Paulo, com 53 mil itens no total, com possibilidade de despacho direto para a operação.
A unidade de Itajaí vai atender demandas no setor de terraplenagem, voltadas a equipamentos de pequeno e médio porte da linha amarela, de 12 a 30 toneladas, e aos serviços de pavimentação. Outras necessidades dos clientes de mineração e construção também terão suporte da unidade.
Assim, o portfólio de produtos inclui componentes para motores Cummins, considerando filtros, ferramentas de perfuração de solo (FPS), para escavadeiras hidráulicas, tratores de esteira, pás carregadeiras, motoniveladoras e rolos compactadores da marca Caterpillar. Para 2024, o plano é que a filial amplie o atendimento às empresas do setor de silvicultura, uma vez que o estado soma 828,9 mil hectares de florestas plantadas, segundo o estudo contratado pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CAV), em 2020.
Com a nova estrutura, a empresa pretende redirecionar as vendas para o varejo, segundo o gerente da unidade, Douglas Luz. “A ideia é que o foco esteja no varejo, ou seja, venda feita diretamente para o consumidor final. Com isso, nosso alcance torna-se mais pulverizado, em pequenas quantidades, descentralizando o processo de atendimento”, explica Luz.
Fundado em 1981, na cidade de São Paulo, o GHT se consolidou nos mercados de construção e mineração, com instalações em Contagem (MG) e Parauapebas (PA), e com atendimento a partir da matriz São Paulo (SP). O Grupo tem planos para expansão em várias regiões e pretende se fortalecer na região sul do país.
Os constantes investimentos feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) em dragagens, derrocagens de lajes e rochas submersas e outras obras de acessibilidade ao porto do Paranaguá e, demais portos e terminais que compõe a infraestrutura portuária e aquaviária do Paraná, serão apresentadas pelo diretor de engenharia e manutenção da empresa pública estadual Portos do Paraná, Victor Kengo. A palestra do especialista está agendada para o segundo dia do evento Portos & Costas Brasil – 2023, na sessão temática Dragagem. O evento está em sua segunda edição e acontece dias 22 e 23 de maio, no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú. É realizado pela MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas.
Victor Kengo atua no setor de engenharia dos portos do Paraná desde 2016 e também passou por empresas multinacionais como a Renault e Electrolux. No Portos & Costas Brasil, Victor, vai apresentar as obras de dragagem e derrocagem realizadas pela Portos do Paraná entre 2019 e 2023, desafios e cenário futuro. “São obras fundamentais para a segurança da navegação e para que os portos brasileiros possam receber navios maiores e com maior volume de carga”, diz o engenheiro.
Victor explica que os portos do Paraná estão localizados em uma baia com grande acumulo de sedimentos, o que exige da autoridade portuária contratos permanentes de dragagem de manutenção. “Assim como os portos paranaenses, outros portos brasileiros estão em situações análogas e necessitam de constantes investimentos em dragagens e outras obras que garantam o acesso seguro da frota atual de navio, bem como da frota futura, com navios cada dia de maiores dimensões. Isso traz ainda mais relevância para a apresentação da expertise desses portos no evento”, diz o curador do Portos & Costas Brasil – 2023, Mauricio Torronteguy.
Victor Kengo destaca a importância da troca de informações e experiencias no setor. “Estes temas tem impacto direto na atividade portuária e debater sobre eles sempre trazem novas perspectivas”, pontua. A empresa pública Portos do Paraná responde pela administração dos portos de Paranaguá e Antonina. Juntos, esses portos responderam pela terceira posição no ranking brasileiro de exportações no ano passado, com embarque de 34 milhões de toneladas de mercadorias para o exterior, o equivalente a US$ 26 bilhões.