sábado, 20 de abril de 2024
00/00/0000 00:00

Softplan investe em sustentabilidade e em conforto para colaboradores em nova sede


A nova sede da Softplan vai além de uma mudança de endereço. Está alinhada com o perfil da empresa, que desenvolve produtos de alta tecnologia, com o compromisso de sustentabilidade e bem-estar de seus colaboradores, clientes e parceiros

Com 28 mil m², a nova sede é o maior investimento privado no Sapiens Parque, com R$ 38 milhões. O projeto arquitetônico agora contempla não apenas espaços dedicados ao trabalho, mas também ao descanso e lazer dos colaboradores. Surgiu um ambiente aberto, que potencializa a integração e a comunicação entre as equipes, espaços para reuniões informais, áreas de apoio - reuniões, treinamentos e trabalho em grupos, além de áreas de descontração com lounge e de jogos.

O Sapiens Parque é um espaço de inovação em Florianópolis. Foi desenvolvido para abrigar empresas com conhecimentos científicos e tecnológicos avançados e empreendimentos voltados para a preservação e sustentabilidade ambiental e ecossistemas conectados.

“A construção da nova sede faz parte do planejamento estratégico da empresa de 2010, de crescer 20 anos em apenas cinco”, conta Ilson Stabile, diretor da Softplan. “Moderna, mas despojada, a nova sede reflete o espírito de nossa empresa - flexibilidade e capacidade de adaptação a novas situações como seus conceitos centrais”.

O novo prédio representa também a unificação das operações da empresa, concentrando todas as equipes num mesmo local e facilitando a integração e interdependência dos diversos departamentos. Antes, os colaboradores estavam espalhados em vários prédios. A arquiteta Roberta Ghizoni, responsável pelo projeto, visitou essas unidades no ParqTec Alfa, observando seu funcionamento e entrevistando alguns colaboradores para melhor compreender suas necessidades. O novo espaço dispõe de 26 salas de reunião (todas batizadas com nomes de músicas de bandas de rock, escolhidas em votação pelos colaboradores), dois estúdios destinados à produção de vídeo e dois outros destinados à produção de áudio, além de um auditório para 180 pessoas, que pode ser dividido em três auditórios menores com 60 lugares cada um.

Também houve a preocupação em causar o menor impacto ambiental possível, já que a empresa está localizada em uma ilha. Por isso, uma das prioridades foi instalar sistemas que utilizem a menor quantidade de recursos possível.

Entre os dispositivos para essa finalidade destacam-se uma membrana externa nos vidros da fachada, para regular a incidência da luz natural, minimizando as altas temperaturas e economizando energia com o uso da climatização. Essa membrana é recolhida automaticamente quando o vento é intenso. A automação, por sinal é uma das principais características do prédio, único no sul do país. Além disso, a água da chuva será captada, utilizada e tratada, e devolvida ao meio ambiente.

Para valorizar a sustentabilidade no transporte, o novo espaço terá 140 vagas de bicicleta, 103 de moto e um estacionamento para 250 carros. Quem quiser poderá ir pedalando para a empresa, pois os vestiários também foram incluídos no projeto. O projeto também vai permitir à comunidade frequentar um novo espaço: entre os dois módulos que compõem o conjunto arquitetônico, onde está instalada a nova sede da empresa, há uma praça pública, de livre acesso, adotada pela Softplan.

O projeto da nova sede foi desenvolvido pela MOS Arquitetos Associados, escritório com atuação no campo da arquitetura e urbanismo em todo o território nacional desde 1999. Até o final do mês, todos os grupos da empresa já estarão no novo local.

“A nova sede, além da realização de um sonho de todos os nossos colaboradores, vai permitir que a empresa amplie suas atividades”, finaliza o diretor da Softplan.

A Softplan

A Softplan é uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares de gestão. Atualmente, suas soluções estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos, fazendo a diferença na vida das pessoas. Desde 1990, a companhia atua de modo a tornar a gestão pública e privada no Brasil mais transparente, eficiente e ágil com o uso de tecnologias modernas e inovadoras. Ao longo desses anos, a Softplan se especializou no desenvolvimento e na implantação de softwares de gestão para os segmentos de Justiça, Infraestrutura e Obras, Gestão Pública, Projetos Cofinanciados por Organismos Internacionais e Indústria da Construção.

O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) é um dos principais produtos da empresa. Utilizado na implantação do processo digital na Justiça brasileira, foi adotado por mais de 40 instituições que operam no cenário da Justiça, as quais representam, em conjunto, metade dos processos que tramitam na esfera estadual brasileira.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt