sexta, 19 de abril de 2024
23/01/2020 08:04

Ano novo chinês pode atrasar importações

Especialista Samanta de Souza Brito, da Ativo Soluções em Comércio Exterior, recomenda antecipação de negociações para não comprometer prazos

Diferente do ocidente, o ano novo chinês é comemorado de acordo com a lunação em consonância com a posição do Sol, e neste ano a data da virada será no próximo sábado, dia 25 de janeiro. Esse período pode apresentar inúmeros reflexos no comércio exterior, com ênfase no Brasil, já que a China é atualmente um dos principais importadores do país, com inúmeras empresas dependendo diretamente dos produtos chineses, como insumos e maquinários. O fluxo de cargas nesse período é menor, o que pode comprometer importações.

O mercado internacional representa grande parte da economia chinesa, considerada uma das maiores potências mundiais. O país ocupa o topo do ranking de exportação e está entre os três maiores importadores do mundo, “por isso é recomendado antecipar negociações com o país, para assegurar prazos e garantir suprimentos. Tanto as operações portuárias quanto voos de cargas sofrem alterações durante esse período”,  explica a sócia-fundadora da Ativo Soluções em Comércio Exterior, Samanta de Souza Brito.

Exportadores e importadores que trabalham junto ao mercado chinês devem sempre readequar o planejamento nesta época, para não comprometer os processos na cadeia produtiva de suas empresas. O fluxo deve voltar ao normal a partir da próxima semana, estabilizando de acordo com a demanda dos portos e aeroportos.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt