sábado, 20 de abril de 2024
07/02/2020 09:25

FMI diz que demanda por petróleo pode ter pico em 20 anos

Segundo a instituição, os países da região podem ver sua riqueza financeira diminuir significativamente nos próximos 15 anos, em meio a menores receitas por hidrocarbonetos, se não intensificarem reformas fiscais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quinta-feira que a demanda de petróleo global pode atingir seu pico dentro de 20 anos ou menos, caso ocorram impulsos regulatórios por proteção ambiental, o que representa um desafio significativo para os países exportadores de petróleo do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

Segundo a instituição, os países da região podem ver sua riqueza financeira diminuir significativamente nos próximos 15 anos, em meio a menores receitas por hidrocarbonetos, se não intensificarem reformas fiscais. "Após ganhar a vida vendendo combustíveis fósseis, eles agora precisam se preparar para um futuro pós-petróleo", afirmou a instituição.

"Todos os países do CCG reconhecem a natureza duradoura de seu desafio. No entanto, a velocidade e o tamanho esperados dessas consolidações na maioria dos países podem não ser suficientes para estabilizar sua riqueza", projeta o Fundo.

Perto das 15 horas, o contrato do WTI para março era negociado a US$ 50,85, alta de 0,20%. O vencimento do Brent para abril estava a US$ 54,87, queda de 0,74%.

Pressionadas pelo temor sobre a queda da demanda chinesa, com o surto de coronavírus, as referências da commodity viram os preços recuarem 20% em relação ao pico recente, do dia 6 de janeiro. Com informações do Valor




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt