sexta, 19 de abril de 2024
10/03/2020 17:04

Porto de Imbituba investe em monitoramento especializado para melhor planejamento no uso e distribuição de energia elétrica no porto


A SCPAR Porto de Imbituba iniciou, na última quinta-feira (5), a execução do projeto de fornecimento e instalação de medidores de energia elétrica no porto, através de telemetria. O serviço, contratado por licitação e com investimento previsto de R$ 290.000,00, consiste na medição remota do volume de energia gasto por cada consumidor portuário e envio das informações a uma central para tratamento das informações.

Hoje, a Autoridade Portuária conta com 26 pontos específicos de consumo de energia sob sua gestão. A telemetria será utilizada para elaborar um perfil de consumo nesses pontos e nortear as ações da equipe de engenharia elétrica do Porto. “Este sistema de monitoramento especializado possibilitará planejar medidas para melhoria na eficiência energética, estudar a distribuição de consumo ao longo do tempo, registrar a frequência de quedas de energia e falhas de fornecimento, além de detectar a presença de distúrbios sistemáticos e pontuais na rede de distribuição de energia”, destaca Paulo Sérgio Gonçalves, técnico em elétrica da SCPAR Porto de Imbituba.

O projeto de implantação da telemetria iniciou com uma reunião de alinhamento realizada pelos especialistas do setor de engenharia elétrica da Autoridade Portuária com os representantes da empresa Wolfer, vencedora da licitação. O encontro teve como objetivo elaborar um plano de ação para execução do investimento, que terá sua primeira etapa concluída em um prazo de três meses. Além de energia elétrica, os mercados de fornecimento de gás e água, aviação, Fórmula 1, engenharia naval e espacial também utilizam sistemas similares para gerenciamento e controle remoto de seus processos.


 



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt