quinta, 18 de abril de 2024
11/03/2020 09:36

Já estamos em alto-mar

Temos mulheres em cargos estratégicos

A cada ano as mulheres têm conquistado mais espaço em todas as áreas e posições de liderança. A boa notícia é que esse progresso tem ocorrido também no setor de óleo e gás, um mercado ainda de predomínio masculino. O setor tem se mostrado atento a essas profissionais qualificadas e capacitadas, que estão ascendendo em posições que antigamente eram unanimidade entre os homens.

Um retrato disso ocorre na própria Ocyan. Já temos mulheres em cargos estratégicos, tanto em terra como nas embarcações. A joint-venture TK-Ocyan, que conta com dois navios-plataforma (FPSO) tem como diretora a engenheira Clarice Romariz. Em 2014 Clarice liderou mais de 3.5 mil trabalhadores que atuavam, em Singapura, na construção do FPSO Pioneiro de Libra. Em 2017, ela retornou ao Brasil junto com a embarcação, e iniciou a produção do primeiro óleo em novembro do mesmo ano, e desde então lidera as atividades de Operação das duas unidades da joint venture. Hoje, a Clarice lidera 7 gerentes (dos quais 3 são mulheres) e tem um efetivo sob sua responsabilidade de mais de 300 integrantes na TK-Ocyan, o que demonstra a mudança de postura da companhia.

Implementamos o Programa de Diversidade e Inclusão em 2019. Nosso objetivo foi promover a diversidade no headcount e ambientes da empresa, garantindo o respeito à inclusão, mitigando de forma incisiva casos de preconceitos e discriminação, contribuindo, através de diversas ações, para a promoção de um ambiente seguro psicologicamente, com base no respeito ao próximo e na empatia.

Publicidade

Marintec Navalshore

 

 

Uma ação importante foi a promoção de uma integrante da sonda Norbe IX a comandante. Ela se tornou a primeira mulher brasileira a chegar neste cargo dentro da Ocyan. A sonda comandada por Carla Malafaia já conta com outras 11 mulheres, o que é um bom patamar se comparado à realidade do mercado de óleo e gás. A ideia ainda é aumentar este quadro na empresa, promovendo a assim, maior equidade de gênero, que aliás é um dos grupos de afinidade do Comitê de Diversidade e Inclusão da Ocyan.

Nesta mesma sonda, Norbe IX, uma outra mulher, Clarisse Rodrigues, é a gerente geral. Ela ingressou na Ocyan há 12 anos como trainee do programa Jovem Parceiro e, em seis anos, chegou ao cargo de líder da embarcação. cuja construção acompanhou desde o início do projeto, no estaleiro Daewoo, na Coreia do Sul. Clarisse está à frente de uma equipe de 173 integrantes, entre aqueles que trabalham em terra e os embarcados. A engenheira é a única mulher no cargo de liderança entre as unidades de perfuração que a Petrobras mantém em alto mar entre as várias empresas terceirizadas.

A Ocyan, após a implementação do seu Programa de Diversidade e Inclusão, também avançou ainda mais em relação a promoção da equidade de gênero, a partir da disponibilização para as mamães a possiblidade de retornar ao trabalho, gradualmente, após o término da licença-maternidade, trabalhando por meio período, até que a criança complete 6 meses de idade. E em relação aos papais, uma outra conquista foi a extensão da licença-paternidade para 15 dias.

Por tudo que estamos vivenciando nesse mercado de óleo e gás, o tempo é de otimismo. A cada dia, temos percebido que aquelas mulheres que têm perfil adequado e capacidade de liderança começam a ter grandes chances de chegar aos altos cargos das empresas sendo valorizadas pela meritocracia. O nosso grande desafio agora é ampliar cada vez mais a atração de mulheres nas contratações iniciais de todos os projetos para que, ao longo do tempo, elas possam mostrar toda sua capacidade e, naturalmente, chegar a postos de liderança de grandes equipes, como ocorreu com a Clarice, a Carla e a Clarisse. As empresas do mercado de óleo e gás precisam estar abertas a esse novo tempo.

Camilla BrazPor: Camilla Braz,  é responsável pela Diversidade e Inclusão na Ocyan




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt