sexta, 19 de abril de 2024
17/03/2020 14:35

Governo brasileiro facilita importação e desembaraço de produtos médicos-hospitalares

Ativo Soluções em Comércio Exterior destaca redução a zero das alíquotas de importação e desoneração temporária de IPI

Grupo formado pelo Ministério da Economia para monitoramento dos impactos do Covid-19 divulgou algumas diretrizes baseadas nas decisões do Ministério da Saúde em linha com a Presidência da República. Entre as providências está a priorização do desembaraço aduaneiro de produtos médicos/hospitalares e redução a zero das alíquotas de importação desses itens. Ainda, fará desoneração temporária de IPI para bens produzidos internamente ou importados, que sejam necessários ao combate do Covid-19, conforme anúncio na noite desta segunda-feira, 16 de março.

O diretor comercial da Ativo Soluções em Comércio Exterior, Aron Flemming Brito, salienta que essas três medidas são extremamente importantes para o combate à pandemia no Brasil. “Essas novas diretrizes permitirão a importação em tempo recorde, provavelmente com uso de aviões cargueiros, de materiais como álcool gel, máscaras e outros equipamentos para profissionais da área da saúde, que são os que mais necessitam neste momento”, destaca Aron.

No entanto, ainda faltam alguns detalhamentos. “Estamos acompanhando as novas informações para detalhamento de quais itens terão esses benefícios, pois depende da classificação tarifária de cada produto”, salienta Aron.

O grupo criado pelo Ministério da Economia é constituído por representantes de todas as Secretarias Especiais tendo como coordenador o secretário-executivo, Marcelo Guaranys. Conforme o ministro da Economia, Paulo Guedes, as dimensões inicialmente monitoradas pelo grupo são: fiscal/orçamentária, creditícia, gestão pública, tributária, setor produtivo, federativa e trabalho/previdência. 

O objetivo da mobilização é analisar os cenários diariamente a fim de detectar riscos potenciais e apresentar soluções rápidas para mitigar os impactos econômicos causados pela pandemia no Brasil.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt