quinta, 18 de abril de 2024
23/06/2020 17:02

Cattalini Terminais Marítimos reforça ações de prevenção ao novo coronavírus


Totens para fornecimento de álcool em gel foram instalados nas portarias das áreas administrativas e dos Centros de Tancagem da Cattalini Terminais Marítimos, em Paranaguá, e vão auxiliar na prevenção ao novo coronavírus. Os novos equipamentos integram o protocolo de medidas adotado pela empresa para enfrentamento da pandemia.

 “A operação portuária é considerada atividade econômica essencial e para que se mantenha dentro da normalidade, é preciso que todos colaborem e adotem procedimentos de segurança, como fazemos diariamente. Todos as nossas medidas seguem as orientações das autoridades competentes, como o Ministério da Saúde, Governo do Estado do Paraná e Prefeitura Municipal de Paranaguá e buscam combater a disseminação do vírus, bem como prevenir contaminações e garantir o bem-estar de colaboradores, clientes, fornecedores, visitantes e da comunidade”, destacou o diretor-presidente da empresa, José Paulo Fernandes.

 Todas as pessoas que acessam o terminal portuário passam também pela aferição de temperatura. Nas portarias, os Agentes de Segurança realizam o controle durante 24 horas, seguindo os procedimentos previstos no Plano de Contingência da empresa.

 

Outra medida adotada junto aos colaboradores é incentivar o conhecimento de informações por meio de canais oficiais, como o Ministério da Saúde, a fim de evitar a propagação de notícias falsas.

 

Operações

 No píer para atracação de navios, durante o diálogo com os comandantes dos navios, há a confirmação de situação normal a bordo e a divulgação das medidas de prevenção e contingência junto aos tripulantes.

 No Pátio de Caminhões da Cattalini os motoristas passam por triagem e monitoramento realizados por profissionais de saúde, com aferição da temperatura, aplicação de questionário sobre condições de saúde e apresentação de informações sobre o enfrentamento da doença.

 Protocolo

Caso um colaborador, um visitante da empresa, um tripulante de um navio ou um motorista no pátio de caminhões apresente alguma alteração no seu quadro de saúde ou sintoma da COVID-19, o acesso às instalações e as interações não são autorizados existindo a orientação de que serviços médicos sejam procurados para uma melhor avaliação e adoção de medidas, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

 

Sobre a empresa

Fundada há 39 anos no Porto de Paranaguá, a Cattalini Terminais Marítimos oferece aos seus clientes 610 mil m³ de espaço físico para armazenagem de diversos produtos, distribuídos em 4 Centros de Tancagens (CTs) alfandegados e entrepostados, com um total de 133 tanques.

 Na movimentação de derivados de petróleo a Cattalini Terminais Marítimos responde por 43% da movimentação nacional, principalmente, de Diesel (S-10 e S-500) e gasolina, na importação. Atualmente, 68% do óleo vegetal exportado no Brasil passa pela empresa. Na importação de metanol, a Cattalini ocupa posição de liderança no setor, respondendo por 75% de todo produto importado pelo Brasil.

A empresa e toda sua estrutura respondem às normas e fiscalização da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Receita Federal e atendem às exigências dos demais órgãos que regulam a segurança patrimonial, dentre outros.

 A Cattalini conta com cerca de 480 colaboradores e mantém as certificações OHSAS 18001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 9001(Sistema de Gestão da Qualidade) e CDI-T (Chemical Distribution Institute-Terminals).

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt