sexta, 19 de abril de 2024
18/11/2020 17:03

Outubro registra números históricos no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes

Em três anos e meio, aumento foi de 225% na movimentação de contêineres no Porto de Itajaí.

A movimentação registrada no Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals) nesse mês de outubro alcançou índices históricos. Desde de 2013 o porto não movimentava um número tão expressivo de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) passando de 39.103 TEUs em outubro de 2019 para 52.185 em 2020, obtendo um aumento de 33%.

 

A movimentação de tonelagem também alcançou índices positivos. No mesmo período do ano anterior foram movimentadas 433.475 toneladas contra 565.311 toneladas em 2020, registrando um crescimento de 30%.

 

“Comparando a movimentação mês que tínhamos em 2016, que era de 16 mil TEUs e foi a nossa pior movimentação, com os dados de outubro temos um crescimento de 225%, nenhum porto brasileiro cresceu tanto” destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

 

Para Salles, o empenho de toda a comunidade portuária de Itajaí fez a diferença para que o porto alcançasse esses resultados:

 

“Eu fico muito feliz em ver que o trabalho realizado nesses últimos três anos e onze meses possa ser demonstrado em números. Iniciamos essa gestão muito desacreditados, foi muito difícil, mas com a ajuda de toda nossa comunidade portuária, que foi fundamental, e com muito planejamento conseguimos recuperar o porto e alcançar esses números. E isso é muito bonito, pontua Salles”.

 

Nas escalas, outubro também registrou seu melhor mês deste ano, com 39 navios atracados.

 

“Os números não enganam! Se olharmos para o passado, seja lá em 2007, ou durante a enchente de 2008, até mesmo em 2013, ou no início de nossa atual gestão, neste governo, ao qual são todos pontos de referência que temos, nós estamos apresentando números cada vez mais expressivos do crescimento do nosso porto, seja na movimentação de contêineres, toneladas ou escalas de navios atracados, e da mesma forma um crescimento no complexo portuário num todo, afirmamos que o porto de Itajaí, mesmo sendo um porto pequeno porte, mas grande na movimentação, tudo o que se investe nele, demonstra resultados positivos, pois corresponde toda a sua capacidade operacional, visando ainda neste momento um processo que já está sendo evidenciado quanto ao projeto e estudos de concessão, possibilitando com isso a instalação de novos equipamentos muito mais modernos, ampliação de áreas, novas linhas, temos sem dúvida as melhores perspectivas para o nosso porto projetando um futuro melhor”, destacou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

 

Em 2020, mesmo com a pandemia do Covid-19, a questão cambial e sem registros de operações Roll-On/Roll-Off, o Porto de Itajaí demonstrou avanços significativos e números históricos.

 

“Apesar dessas condições adversas, o Porto de Itajaí tem tido um ano muito positivo, e esperamos nos próximos meses manter esse crescimento encerrando 2020 com essa média de 14% a 15% de crescimento”, ressalta Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

Ele reforça que a movimentação apresentada nesse ano tem superado os números esperados a três anos atrás, quando obras, como a nova Bacia de Evolução, precisavam ainda ser concluídas.

 

 

Índice histórico para o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes

 

Em outubro o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou a movimentação de 129.311 TEUs e 1.431.200 toneladas. Desde 2013 o Complexo não registrava uma movimentação tão positiva.

 

Um salto de 17% na movimentação de TEUs e 15% na tonelagem, no comparativo ao mesmo período do ano passado, em que foram movimentados 110.072 TEUs e 1.245.222 toneladas.

 

“Os números positivos que observamos na margem direita também pode ser sentida no complexo.  No acumulado do ano temos um crescimento de 12% em relação a 2019 no e projetamos um crescimento de 13% para o encerramento do ano”, completa Héder.

 

A Portonave registrou 47 escalas com movimentação de 852.085 toneladas e 77.146 TEUs, crescimento de 7% e 9%, respectivamente, no comparativo ao mesmo período do ano passado em que foram movimentados 797.450 toneladas e 70.969 TEUs.

 

No Teporti foram realizadas três escalas, com movimentação de 7.800 toneladas; na Poly Terminais uma escala com movimentação de 6.004 toneladas; na Barra do Rio e  Braskarne não foram registradas escalas em outubro.

 

Em outubro a exportação manteve-se com principal sentido das cargas, correspondendo a 63% das cargas em contêineres movimentadas. Os principais produtos exportados foram: frango, carnes e madeiras e derivados, com destaque para as carnes que apresentaram crescimento de 51,8% na movimentação em relação a outubro de 2019.

 

As importações corresponderam a 37% do sentido das cargas, sendo mecânicos e eletrônicos, produtos químicos e têxteis e diversos os principais produtos importados. Os produtos químicos apresentaram um aumento de 80,5% em relação ao mesmo período do ano passado.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt