sábado, 20 de abril de 2024
12/01/2021 16:33

Gás natural contribuiu com a recuperação econômica de SC em 2020


Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, Santa Catarina encerrou 2020 com arrecadação positiva de 2,3%, mesmo no cenário de crise causado pela pandemia de Covid-19. Dados da Companhia de Gás de SC (SCGÁS) mostram que o gás natural teve considerável participação nessa retomada econômica. O insumo registrou crescimento de 47% na média diária de vendas desde abril, resultado superior ao crescimento da média nacional.

Desde o início da pandemia a Companhia implementa medidas para auxiliar seus clientes, o que incentivou o consumo de gás natural durante a crise. Para o setor industrial, a distribuidora aplicou política comercial diferenciada e não cobrou penalizações, juros e multas previstas nos contratos. Além disso, deu possibilidade de postergação e parcelamento no pagamento das faturas. Por isso, a inadimplência foi reduzida de 18% para menos de 3% no período mais crítico da crise. Hoje, está abaixo de 1%. 

Para o gerente Comercial Industrial e Veicular da SCGÁS, Rafael Barreto Nicolazzi, a política praticada pela SCGÁS contribuiu para que as indústrias pudessem "atravessar a crise mantendo suas atividades, até retomarem ao patamar normal de produção, e em alguns casos, até aumentar seu patamar, como foi observado no segmento industrial ao longo do segundo semestre". 

Outro fator que auxiliou para a retomada no período foi a redução média de -13,5% na tarifa de gás natural em julho. No segmento veicular essa redução foi a mais expressiva, com queda de -14,2% na tarifa praticada aos postos.  

O presidente da Companhia Willian Anderson Lehmkuhl explica que a empresa ofereceu as flexibilidades urgentes e necessárias que o mercado demandava. "As políticas adotadas pela SCGÁS ao longo do ano foram reconhecidas pelos clientes, contribuindo com as empresas catarinenses no pior momento da crise econômica, auxiliando no fluxo de caixa tão necessário para a manutenção das atividades e do emprego", afirmou.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt