sexta, 19 de abril de 2024
03/02/2021 16:33

Confiança do empresário do comércio cresce em SC


A confiança do empresário do comércio de Santa Catarina cresceu 1,1% na passagem de dezembro para janeiro, segundo dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC). O resultado dá continuidade à tendência positiva do setor que começou a mostrar sinais de retomada em julho de 2020. No mês, o indicador marcou 124,1 pontos, na escala que vai de 0 a 200 - valores acima de 100 indicam otimismo.

Entre os itens que compõem o índice, o destaque é o que mede as expectativas com o futuro da economia, do setor e das empresas. Neste quesito, o otimismo do comerciante catarinense registrou 156,6 pontos, muito próximo do patamar pré-pandemia. A pesquisa também mostra que o empresário está mais confiante com o próprio setor do que com a economia do país de um modo geral. 

Apesar do crescimento do índice em janeiro, há disparidade com os números de 2020. Se comparado o mesmo período, há recuo na confiança de -9,8%. Entre os subíndices, o nível de investimento das empresas acumula retração de -21,1% em 12 meses. Da mesma forma, a avaliação das condições atuais da economia estão -16,7% abaixo do que foi registrado em janeiro do ano passado.

O estudo aponta ainda que grandes e pequenas empresas veem de forma diferente a recuperação econômica. Para aqueles que têm até 50 funcionários, a confiança é de 95,5 pontos. Já entre aqueles que têm mais de 50 funcionários, o número cresce para 114,3 pontos. No mesmo sentido, as empresas menores têm menor expectativa de contratação de funcionários (135,8 pontos) do que as grandes (175). Isso é registado também na intenção de investimento: 92,2 pontos contra 110.

"Em linhas gerais, para os empresários do comércio catarinense, o momento da economia é de consolidação do otimismo", diz a nota técnica da entidade. "O movimento do índice sinaliza para uma retomada considerável na medida em que for possível manter a tendência de recuperação no volume de vendas. [...] O resultado também vai ao encontro das tendências de maior movimentação do comércio e otimismo relacionados à temporada de fim de ano e de verão", acrescenta. 

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt