sábado, 20 de abril de 2024
09/04/2021 17:24

Norsul compensa aproximadamente 170.000 toneladas de carbono equivalente em cerca de um ano

Os créditos utilizados em nome da Norsul e seus clientes em 2020 foram para o Projeto REDD+ Jari

Em atuação desde janeiro de 2020 na neutralização de suas emissões de carbono, a Norsul neutralizou aproximadamente 170.000 toneladas de carbono equivalente utilizando o modelo de créditos de carbono em parceria com a Biofílica, empresa de compensação de carbono florestal. Com o método, a Norsul trabalha para reduzir impactos em áreas ameaçadas da Floresta Amazônica, apoiando a conservação dessas áreas verdes e investindo no desenvolvimento social das comunidades locais.
Os créditos utilizados em nome da Norsul e seus clientes em 2020 foram para o Projeto REDD+ Jari. O REDD+ é um mecanismo que tem como objetivo a Redução de Emissões provenientes do Desmatamento e Degradação florestal, além de promover (+) manejo sustentável das florestas, conservação e aumento dos estoques de carbono florestal. Ele é aplicado em diversos locais e regiões da Floresta Amazônica. 
Neste caso da Norsul, a região beneficiada foi a do Vale do Jari (Pará), uma área de 900 mil hectares onde são desenvolvidas atividades que vão desde o manejo florestal até a agricultura sustentável e o extrativismo de produtos florestais. São 303 famílias em 15 comunidades diretamente atingidas. Trata-se de uma região de grande importância social e ambiental e que está constantemente ameaçada pela atividade humana. 
A região concentra mais de duas mil espécies de fauna, das quais 133 estão ameaçadas de extinção, e 340 espécies de flora – das quais 54 estão ameaçadas de extinção. Com o objetivo de conter as ameaças constantes sobre a área, o Projeto REDD+ Vale do Jari promove o bem-estar das comunidades e torna-as parceiras na manutenção dos recursos florestais.
“A sustentabilidade é um dos pilares da Norsul e cuidamos dele com muita dedicação. Ter ciência da nossa responsabilidade com o meio ambiente e sociedade é essencial, e por isso iniciamos nossa caminhada com  esse projeto para compensar nossas emissões de carbono, na prestação do nosso serviço logístico de transporte marítimo,  beneficiando áreas da Região Amazônica - onde atuamos há mais de 40 anos. Continuamos em constante busca de fontes renováveis de energia para nossa frota, minimizando os impactos ambientais.”, explica André Reis, Gerente Executivo de QSMS & Frota Estrangeira e responsável pela coordenação do projeto Carbono Neutro da Norsul.
Clientes certificados
A iniciativa da Norsul é pioneira no setor de navegação de cabotagem no Brasil e a companhia oferece aos seus mais variados clientes um certificado de neutralização referente aos serviços de transporte de cargas, sob padrão de certificação Verified Carbon Standard, ajudando nas metas de redução do escopo 3* dos seus clientes.
*Logística de distribuição do cliente, seja insumo ou material acabado.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt