terça, 19 de outubro de 2021
07/05/2021 17:18

Produtores de Mendoza, na Argentina, aumentam o presença no Brasil por meio da criação de um Hub Logístico em Itajaí

Promovido pela Fundação ProMendoza ação reúne 60 etiquetas de vinho que participarão de rodadas de negócios online e degustações guiadas para exportadores e compradores

Fundação ProMendoza, entidade público-privada responsável por promover produtos, bens e serviços da região, aumenta sua presença no mercado brasileiro com a criação do Hub Logístico, no porto de Itajaí, Santa Catarina - o segundo maior porto do país.

Com o objetivo de inovar a maneira de fazer negócios e oferecer seus produtos com o melhor custo-benefício, a Fundação ProMendoza se uniu a Satori Trading, empresa dedicada a importações e exportações em todo o território brasileiro, em uma parceria inédita que vai utilizar um local com mais de 75.000 m2 de depósitos fiscais, públicos e privados.

“A ideia da criação do Hub Logístico é incentivar as vendas das pequenas empresas, vencendo obstáculos como a distância, favorecendo a internacionalização e sem a obrigatoriedade de comprar um container inteiro para exportar seus produtos.”, explica Mário Lázzaro, gerente da Fundação ProMendoza.

A criação doHub Logístico acontece de uma maneira estratégica para os dois países. Isso porque o local vai funcionar de maneira específica para coleta, separação e distribuição de produtos, com a facilidade de adquirir qualquer produto em maior variedade e menor quantidade, diminuindo os riscos da operação e os custos com viagens - principalmente as mais longas.  

“Para fechar um negócio é necessário fazer várias viagens e reuniões. Com a criação do Hub Logístico, os fornecedores poderão encontrar todos os produtos em um único lugar, sem grandes custos de deslocamentos. A grande vantagem é que o comprador terá contato com múltiplas empresas estrangeiras, com produtos variados e vai poder comprar um pouco de cada coisa”, destaca André Roldo, CEO de Satori Trading Ltda.

 

Rodada de negócios virtual com degustação guiada 

ProMendoza e Satori se uniram de maneira estratégica para que as empresas de Mendoza tenham um espaço para armazenar seus produtos e ainda desenvolverem uma estratégia de comercialização e crescimento de mercado. 

Para marcar a inauguração deste Hub Logístico, ProMendoza e Satori estão organizando rodadas de negócio com degustações online entre exportadores, compradores e fornecedores. Com foco no setor varejista, e-commerces  de vinho, empórios e enotecas, os eventos online vão acontecer em etapas e, inicialmente, durante todo o ano de 2021. 

As regiões participantes são: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“É a primeira vez que se faz um trabalho com esse nível de engajamento. São mais de 100 empresas inscritas no projeto, como OBA Hortifruti, Martins Atacadista, Multivarejo, Savegnago, Roldão Atacadista, Rede Mateus, Nordestão Supermercados, Wine, Pecorino, Supermercados Zona Sul, entre muitos outros com a mediação de uma instituição do governo na Argentina. Nosso objetivo é atender a demanda de produtos importados da Argentina, sobretudo para o setor supermercadista e empresas ligadas à gastronomia em todo o território nacional”, ressalta André Roldo, CEO de Satori Trading Ltda

Para esta primeira rodada de negócios estão confirmadas 480 reuniões de 60 marcas de vinhos de 13 vinícolas que enviaram seus produtos com dois objetivos: Disponibilizar seus produtos como amostras que serão enviadas desde Itajaí a potenciais compradores onde as vendas serão concretadas por meio de encontros de negócios e degustações online; Disponibilizar sua mercadoria para entrega mais rápida e com o melhor custo-benefício para os dois lados. 

 

As vinícolas participantes dessa primeira rodada, em ordem alfabética, são:

  1. Bodega A16 
  2. Bodega y Viñedos Prozan
  3. Bodega La Regional
  4. Bodega Richardi Fazzio Menegazzo
  5. Durigutti Family Winemakers
  6. Filippo Figari de Casarena Wines
  7. Lamadrid Estate Wines
  8. Mendoza Red Wines
  9. Mi Estancia
  10. Mosquita Muerta Wines
  11. Tittarelli Wines
  12. Viamonte Winery
  13. Viniterra de Cepas Argentinas

 

“Não sabemos quanto tempo vai durar a pandemia do Coronavírus, mas Mendoza está preparada para fazer envios massivos. Hoje vendemos 30% dos nossos produtos e poderíamos vender mais de 50%. Por isso, seguimos fazendo negócios, mesmo que de nossas casas, e esperamos ter um crescimento expressivo dentro do Brasil com a representabilidade que o Hub Logístico nos vai gerar”, comenta Gaetano Prisco, coordenador de promoção comercial e responsável pelo mercado brasileiro de ProMendoza.

A Fundação ProMendoza ficará responsável por deixar o processo mais seguro e menos burocrático de maneira a respeitar as normas de comercialização no Brasil, desde especificações no rótulo até o cadastro do item importado junto aos órgãos brasileiros de controle. “Lembrando que estamos começando esse processo com os vinhos, mas já temos planos para logo começar o mesmo trabalho com azeites, frutas secas e temperos”, esclarece Prisco. 

Segundo Roldo, o HUB utiliza-se da legislação brasileira para tornar isto um benefício às empresas estrangeiras. “O Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Aduaneiro na Importação é o que permite a armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado de uso público, com suspensão do pagamento dos impostos e contribuições federais incidentes na importação. Por isso a estratégia do Hub funciona legalmente”, explica. 

“A região de Mendoza está passando por um fenômeno diferente do previsto. Mesmo diante da pandemia do Covid-19, vimos a curva de exportações crescer de maneira positiva e isso é o resultado de duas vertentes: o aumento do consumo de vinhos pelos brasileiros e também como resultado das ações que fizemos nos últimos anos. ”, comenta Mário Lázzaro, gerente da Fundação ProMendoza.

Importante destacar que o Brasil possui uma política restritiva para a entrada de vinho e amostras de produtos para futuras vendas, por isso que o Hub Logístico cria uma oportunidade permanente para as empresas realizarem seus negócios a novos clientes de Brasil quando quiserem. 

 

ProMendoza em números no release institucional (clique aqui)

 

Sobre a ProMendoza

Fundada em 1996, a Fundação ProMendoza foi criada para ajudar empresários da região de Mendoza a posicionarem seus produtos e serviços em todo o mundo, desde materiais e informações estratégicas, participação em eventos, rodadas de negócios até a facilitação para exportar e importar insumos. A entidade público-privada é resultado da união de quatro protagonistas: Governo de Mendoza, A União Comercial e Industrial, a Bolsa de Comércio e a Federação Econômica de Mendoza. Além disso, a Fundação fomenta o crescimento de PME’s por meio de capacitações.

 

Sobre a Satori Trading

Atuando no mercado desde 2001 na região sul do Brasil, no estado de Santa Catarina, a Satori é uma empresa dedicada a importações e exportações em todo o território brasileiro. A empresa conta com uma operação logística alinhada, que resulta em redução de custos e aumento de competitividade para os clientes. Trabalha com quatro armazéns aduaneiros e dois gerais, localizado no porto de Itajaí com área de 74.989,79 m². Entre seus serviços, também estão representação comercial, gestão de armazenamento e distribuição.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt