quarta, 01 de dezembro de 2021
30/09/2021 15:00

ATP defende plano integrado de logística para ampliar a competitividade

No Fórum Brasil Export, Diretor Presidente Murillo Barbosa sugere política setorial integrada com foco nos gargalos de infraestrutura


 

 
O presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, destacou, nesta quarta-feira (29/9), no fórum Brasil Export 2021, que o país precisa avançar na infraestrutura e logística para ampliar a competitividade e a viabilidade das exportações brasileiras. "A competitividade do país tem relação direta com a infraestrutura", comentou, destacando que nos últimos 10 anos o Brasil investiu apenas 2% do PIB em infraestrutura enquanto países emergentes investiram de 4% a 5%.
 
Barbosa apresentou o painel "Desafios logísticos e de infraestrutura no Brasil para o setor produtivo" e defendeu a aplicação de uma política setorial integrada com foco na diminuição dos gargalos logísticos brasileiros. Entre os debatedores do painel, representantes de associadas da ATP, como Cargill e Suzano, criticaram o excesso de burocracia e o pouco investimento público nos acessos terrestres e aquaviários.
 
"O Brasil está carente de todos os tipos de infraestrutura logística. Até as rodovias precisam de mais qualidade e manutenção", observou o Diretor de Relações Governamentais da Cargill, Clythio van Buggenhout. A Gerente-Executiva de Planejamento, Inteligência de Negócios e Performance da Suzano, Silvia Pela, ressaltou os desafios diários que são enfrentados pela companhia para garantir a performance e o grande volume de operações de exportação.
 
"A logística é a viabilizadora da competitividade das grandes exportadoras brasileiras. É um fator decisivo na escolha de uma nova planta industrial da empresa. Precisamos que o país se antecipe às demandas logísticas de melhorias e infraestrutura de acesso aos portos. Os desafios não são poucos", ponderou Silvia.
 
O Fórum Brasil Export reuniu as principais lideranças e autoridades do setor logístico e de infraestrutura portuária do país, e foi realizado entre os dias 28 e 29 de setembro, em Brasília (DF). A ATP é uma das patrocinadoras do evento e o Diretor Presidente, Murillo Barbosa, integra o Conselho Nacional do Brasil Export.



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt