sábado, 20 de abril de 2024
05/10/2021 15:00

8º Encontro da ATP discute modelo de desestatização dos portos brasileiros

Evento anual da associação de portos privados será híbrido. Palestra Magna será proferida por Salim Mattar, ex-secretário de desestatização do Governo Federal

8º Encontro da ATP discute modelo de desestatização dos portos brasileiros
 
Evento anual da associação de portos privados será híbrido. Palestra Magna será proferida por Salim Mattar, ex-secretário de desestatização do Governo Federal
 
A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) promove, no dia 27 de outubro, o 8º Encontro ATP, com o tema "Desestatização dos Portos Organizados: Uma Visão do Setor Privado". O ex-secretário de Desestatização do Governo Federal, Salim Mattar tem presença confirmada e fará a palestra magna do encontro. Devido à evolução do quadro da pandemia com o avanço da vacinação, a oitava edição do evento acontece de forma híbrida, em formato presencial e online, com transmissão ao vivo pela internet. O formato presencial seguirá todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.
 
O Painel Principal do 8º Encontro ATP - ‘Desestatização dos portos organizados: Uma visão do setor privado’ - contará com palestra do economista Armando Castelar, coordenador de Economia Aplicada do IBRE/FGV e professor do Instituto de Economia da UFRJ. Já o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni participa da mesa redonda de debates.
 
Participam também como debatedores, o CEO do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, a professora e especialista em Sustentabilidade, Cidades e Governança Portuária, Flávia Nico, e o Presidente Executivo da ANUT (Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas), Luis Henrique Baldez. A mediação será do jornalista e editor do jornal A Tribuna (Santos), Leopoldo Figueiredo. O encerramento do 8º Encontro fica a cargo da Presidente do Conselho Diretor da ATP- Patrícia Lascosque.
 
A discussão sobre tema da oitava edição do encontro está na agenda prioritária do Governo com o processo de escolha do modelo a ser adotado para a desestatização da Companhia das Docas do Espírito Santo (Codesa). O presidente da ATP, Murillo Barbosa explica que o evento contribui com a discussão sobre a pauta estratégica já que vai jogar luz sobre o modelo ideal a ser escolhido e que pode ser utilizado como base para outros portos organizados, como a privatização do Porto de Santos, o maior da América Latina, que está prevista para 2022.
"A ATP defende firmemente a desestatização para a melhoria da gestão da Atividade Portuária, mas existe uma grande preocupação em todo o setor com a definição de um modelo único para a desestatização da Codesa e de Barra do Riacho e seus desdobramentos nos outros processos. Deixar de considerar os modelos previstos no Plano Nacional de Desestatização, como a concessão de serviços ou alienação plena, poderá conduzir a um método limitante de escolha da melhor opção para o processo de desestatização dos portos, já que cada terminal tem suas necessidades e especificidades", explica.
 
Segundo ele, o objetivo do evento é ampliar e aprofundar o debate sobre os principais pontos e entraves do modelo a ser escolhido para a desestatização. A discussão sobre temas pontuais acerca da operação portuária no Brasil, como a desestatização dos portos organizados, reflete o propósito da ATP definido por seus associados. Murillo Barbosa lembra que a associação tem seu trabalho pautado em quatro eixos principais: Infraestrutura, Segurança Jurídica, Regulação e Competitividade.
 
O 8º Encontro da ATP terá início às 14h30 e será transmitido ao vivo pelo canal da associação no Youtube. Confira a programação e se inscreva no 8º Encontro da ATP: https://www.portosprivados.org.br/8-encontro-atp.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt