terça, 16 de abril de 2024
16/03/2022 16:56

Porto de Itajaí retoma operações de transporte de veículos com a chegada do navio Florida Highway

As atividades haviam sido suspensas em 2020 devido à pandemia de Covid-19

O Porto de Itajaí retomou, na manhã desta quarta-feira (19), as operações de transporte de veículos com a chegada do navio Florida Highway. A embarbação atracou no berço 04 (cais público) e trouxe a bordo modelos da montadora alemã BMW, totalizando um volume de 1.004 toneladas. Devido à pandemia de Covid-19, as operações deste tipo de navio de transporte de carros haviam sido suspensas: esta é a primeira carga recebida desde 2020. Após o fim da operação, o navio seguirá rumo ao porto de Zarate, na Argentina, onde conclui suas escalas.

O navio transportou, ao todo, 463 veículos das marcas BMW e MINI, importadas pelo BMW Group Brasil e trazidos do Porto de Paranaguá (PR). “A logística do Porto de Itajaí é eficiente, destacando-se entre os demais portos brasileiros pelo sistema Roll On Roll Off. Já ficou evidenciado a qualificação dos nossos trabalhadores portuários e o sucesso deste tipo de operações de desembarque de veículos com outras montadoras em nosso porto, demonstrando a plena capacidade e condições precisas para este tipo de movimentação. Quero agradecer a todos os envolvidos e colocar a nossa cidade à disposição no que for necessário para manter perene esta operação da BMW aqui em Itajaí. É essa união que faz a força do Porto de Itajaí”, destaca Fabio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

Esse tipo de movimentação em portos ocorre através do sistema Roll On Roll Off, que significa que os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto. Estas operações, de acordo com o volume e o número de veículos a bordo, podem encerrar suas operações em até menos de cinco horas.

"Com a retomada deste tipo de operação de carga depois de pouco mais de dois anos, a vinda da BMW é motivo de orgulho e satisfação em receber esta nova montadora em nosso porto. Esta operação intensifica a economia local e também de Santa Catarina, a qual é possível através de um trabalho em equipe desenvolvido com extrema capacitação, comprovando a eficiência da Autoridade Portuária Pública e Municipal”, reforça o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

De acordo com o departamento comercial da APM Terminals de Itajaí, as tratativas para trazer a montadora alemã já duravam mais de quatro anos e desta vez as operações foram concretizadas. A expectativa é receber uma escala mensal de navios Roll On Roll Off no Porto se Itajaí. O encerramento da operação do navio Florida Highway está previsto para 19h desta quarta. 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt