segunda, 15 de julho de 2024
25/08/2023 10:48

Portos de Santa Catarina são destaque em feira de logística


Esse foi o mote principal do painel “O complexo portuário catarinense e seu papel na dinâmica do comércio internacional”, realizado em Joinville, nesta quarta-feira, 23, durante a Feira de Logística e Transporte Multimodal de Cargas (Logistique).

Participaram do evento o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, e o presidente do Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.

“O atual modelo de gestão dos portos delegados a Santa Catarina está dando muito certo, graças à parceria público-privada, onde o Estado é responsável pela infraestrutura e fiscalização, enquanto as operações portuárias são feitas por arrendatários e empresas privadas”, disse Beto Martins. Isso tem ajudado, segundo ele, no crescimento recorde na movimentação de cargas dos portos catarinenses no primeiro semestre do ano: 6,9%, acima da média nacional que foi 6,4%.

Cleverton Vieira falou sobre os recentes investimentos feitos em São Francisco do Sul, como o novo acesso rodoviário e a revitalização da linha férrea interna. “Essas melhorias foram fundamentais para alavancar o aumento de 21% na movimentação de cargas nos 6 meses deste ano, com relação a 2022”, afirmou.

Ele disse que o processo de dragagem e aprofundamento do canal da Baía da Babitonga está avançando e que, a partir da concessão da licença ambiental pelo Ibama, o próximo passo será buscar recursos para a execução da obra.

Já Braga Martins falou sobre a revitalização e modernização do Cais 3 do Porto de Imbituba, que vai ampliar a capacidade operacional do berço, com investimentos próprios de R$ 95 milhões.

“Conseguimos reduzir o prazo da obra de 24 para 20 meses”, disse.

E acrescentou: “Os portos catarinenses tem um diferencial, que ao invés de concorrer entre si, se complementam, principalmente, em função de suas peculiaridades”.

Beto Martins lembrou, no final do painel, que Santa Catarina é o único Estado que tem uma secretaria específica para tratar da logística dos modais marítimo, ferroviário e aeroviário. “Isso mostra que nosso setor ganhou, graças à iniciativa do governador Jorginho Mello, um protagonismo inédito, para continuar crescendo em qualidade e eficiência”.

Também participou do painel o diretor da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, que falou sobre os avanços e desafios no Porto de Navegantes.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt