segunda, 15 de julho de 2024
31/08/2023 16:22

Suape lança plataforma de inovação aberta para auxiliar empresas do complexo

Canal é a ponte entre indústrias do território e o ecossistema de inovação e conta com a parceria da Adepe, Porto Digital, Softex-PE e Universidade de Pernambuco

Para fomentar a inovação aberta no território, o Complexo Industrial Portuário de Suape lançou, nesta quinta-feira (31), no auditório do edifício-sede da estatal, a plataforma Suape Open Innovation, modelo de gestão que acelera a inovação nas empresas por meio de parcerias com outras corporações e Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs), possibilitando o crescimento por meio da troca de experiências. 
Na ocasião, foi apresentado o Desenvolve.aí, programa criado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) em parceria com o Porto Digital, com o objetivo de levantar desafios e oportunidades do mercado que podem ser solucionados por meio de inovação. O encontro, que ocorreu das 10h às 12h, reuniu players do segmento portuário e logístico. 
“A inovação aberta é um desafio que estamos abraçando com muita expectativa. Além de aprender junto com o complexo, a ideia é promover um ambiente de estímulo que garanta a competitividade e fomente a cadeia produtiva com o que há de mais novo no mercado. Estamos felizes em poder lançar a plataforma Open Innovation para as empresas do território e a expectativa é de que o projeto ganhe proporção nacional, que tenhamos experiências significativas para o país e que possamos aprender com elas”, afirmou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot. 
A diretora de Inovação e Transformação de Suape, Adriana Martin, pontuou que a iniciativa é muito importante para o universo portuário. “Estamos começando algo que contribuirá  para a  eficiência e produtividade  das empresas do complexo e os colaboradores perceberão que a inovação faz parte da rotina. Temos exemplos importantes de cases de sucesso desenvolvidos no atracadouro e as métricas não mentem: os resultados são incríveis”, ressaltou a gestora. 
Além dos diretores de Suape, entre os participantes do evento estavam o superintendente de Inovação Aberta do Porto Digital, Felipe Sabat; o diretor-geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe, Pedro Neves; o vice-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Jorge Roberto Cavalcante; o diretor do Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife (Softex-PE), Manoel Borba; e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Montenegro. 
“Essa iniciativa é muito importante não só para o Porto Digital, mas para o Estado como um todo, pois aproxima grandes corporações multinacionais do nosso ecossistema de inovação para impulsionar produtividade na indústria e, consequentemente, competitividade do nosso estado”, ressaltou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. O diretor da Softex-PE, Manoel Borba, comemorou a implantação do Suape Open Innovation. “Hoje estamos dando um novo passo com um parceiro de peso: o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), com vasta experiência em Inovação Aberta”, enfatizou. 

PLATAFORMA
As empresas podem inscrever seus desafios no canal aberto no site de Suape,  disponível na aba Inovação. Após essa etapa, a empresa preenche os campos com informações das organizações e seleciona as categorias de interesse, a exemplo de inteligência artificial, desenvolvimento de software e programação; geoprocessamento, geolocalização e rastreamento; entre outros.  A plataforma é parte das ações do Programa Lócus de Inovação Suape, formado pela estatal portuária, Universidade de Pernambuco e Softex, contando com apoio da Facepe. 
“Suape tem papel fundamental no desenvolvimento de Pernambuco e a Adepe quer unir forças para potencializar nosso ambiente e ecossistema de inovação e negócios. Temos uma oportunidade única de conectar solucionadores de problemas e mão de obra qualificada com as indústrias instaladas no Estado. O Suape Open Innovation será importante ferramenta e aproximará iniciativas similares em conjunto com a Adepe e outros órgãos de Pernambuco”, enfatizou o diretor-geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe, Pedro Neves. 

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt