Começa nesta terça-feira, dia 28, mais um CIDESPORT – Congresso Internacional de Desempenho Portuário, em Florianópolis (SC). O evento é um espaço de troca de experiências entre empresas do setor portuário, portos públicos e privados e a academia. Nesta 10ª edição, o Congresso promete reunir mais de 300 pessoas entre dirigentes de portos, terminais portuários, representantes de governo, profissionais que atuam no setor portuário, além de professores e estudantes, do Brasil e Exterior.
As discussões acadêmicas são um dos destaques do encontro. Duas universidades brasileiras participam da organização do evento: UNISUL e UFSC; e uma estrangeira, Universidade de Valência – Espanha. Está programada a apresentação de 37 artigos científicos e relatos técnicos, envolvendo 111 pesquisadores.
Segundo a coordenadora científica do CIDESPORT, professora Dra. Sandra Rolim Ensslin, este momento do Congresso oxigena o setor portuário por meio da academia e da necessidade prática. “É uma oportunidade de fortalecer a ciência, inserir os alunos no mercado e estimular uma competitividade saudável”, comenta.
Para o Professor Dr. Vicente Mateo Ripoll Feliu, membro da equipe organizadora e representante da Universidade de Valência, “o CIDESPORT não apenas analisa criticamente o desempenho do setor portuário, mas também se esforça para melhorar ativamente a gestão portuária por meio da disseminação de práticas bem-sucedidas e da promoção de uma colaboração mais próxima entre a comunidade científica e os profissionais da área, ou seja, a transferência de conhecimento”, explica.
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, comenta que a UFSC tem apoiado eventos do setor portuário e participa da organização do X CIDESPORT por entender a relevância dessas estruturas para o desenvolvimento econômico nacional e especialmente de Santa Catarina. “Somos parceiros e desejamos a todos os participantes um proveitoso evento, que vai debater desde as boas práticas na operação dos portos até os desafios destes equipamentos e o seu papel na logística internacional”.
De acordo com o prof. Ademar Dutra, Coordenador Geral do X CIDESPORT, o evento teve origem na realização de pós-doutorado na Universidade de Valência, quando sugeriu ao seu orientador – o Prof. Ripoll Feliu – a realização em Santa Catarina de um evento voltado ao setor portuário, nos moldes de um evento que era realizado na universidade espanhola em parceira com o Porto de Valência. “A partir de 2015 surgiu o CIDESPORT, que atinge a décima edição. A UNISUL teve um papel essencial para a manutenção e consolidação do Congresso enquanto evento técnico e científico, vindo ao encontro de sua missão voltada ao desenvolvimento de conhecimentos, competências e soluções para e com a sociedade”, comenta.
Premiação para boas práticas
Pelo segundo ano o PRÊMIO CIDESPORT será concedido. Serão premiadas as empresas Arrendatárias de Portos Públicos que possuem o maior número de certificações internacionais (modalidade ISO). Também serão premiados o melhor Artigo Científico e o melhor Relato Técnico enviado ao evento.
O CIDESPORT configura-se como um dos principais eventos técnicos-científicos do setor portuário. Veja a programação completa no site do evento.