A dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande segue o cronograma estabelecido pela Portos RS, com a retirada dos sedimentos acontecendo por setores. A draga Utrecht da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, vencedora da licitação, trabalha 24 horas por dia desde o início da obra.
De acordo com a Diretoria de Infraestrutura da Portos RS, até esta segunda-feira (4), já haviam sido realizados 38 ciclos de dragagem. Cada ciclo é composto pela retirada dos sedimentos do trecho estabelecido e todo o caminho de ida e volta percorrido pela embarcação até o sítio de despejo autorizado pelo Ibama, distante 17 km da costa.
Até o momento, foram realizados em média nove ciclos de dragagem por dia, o que representa a retirada diária de cerca de 45 mil metros cúbicos de sedimentos. Esses números levam em consideração o trecho em que o trabalho está sendo executado, porém podem variar de acordo com o avanço do processo.
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ENCONTRO DO GRANDE PACTO DA INOVAÇÃO REÚNE OS PROJETOS DESENVOLVIDOS EM RIO GRANDE
Para apresentar os avanços e as ações executadas nos dezoito projetos desenvolvidos dentro do Grande Pacto da Inovação, a Câmara do Comércio de Rio Grande realizou uma reunião de encerramento de 2023 do programa. O encontro contou com a presença de todas as instituições que compõem o programa, como a Portos RS, que é proponente dos projetos: Porto do Rio Grande - HUB PORT do Cone Sul e VTS (Vessel Traffic Service).
Representando a empresa estiveram presentes o presidente, Cristiano Klinger, e o gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima. Na ocasião, Klinger destacou os avanços nos projetos para a otimização da logística das operações portuárias, como os investimentos em tecnologia e inovação, como a assinatura do contrato com a Startup Docktech e a execução do ITEC 5.0, Vessel Traffic Service - VTS e Local Port Service - LPS. Além disso, apresentou as entregas já realizadas, em especial na busca do Porto do Rio Grande como o HUB PORT do Cone Sul, com a assinatura da segunda etapa da dragagem de manutenção do canal de acesso ao porto, que já está acontecendo e conta com um investimento de R$ 94,5 milhões de reais.
Para o futuro, o presidente da autoridade portuária apresentou os esforços contínuos para o ano que vem, como a atuação do Vessel Traffic Service - VTS e a manutenção da sinalização viária do Porto do Rio Grande. Ações como a modernização e manutenção da infraestrutura de acostagem e os levantamentos hidrográficos dos canais da hidrovia também foram apresentados.
Com relação aos demais projetos, as instituições que representam as quatro hélices do programa estiveram presentes com seus líderes, entre eles o Prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, a Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo do Município, Luciane Compiani, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo, o diretor-presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo do Rio Grande do Sul, Arthur Baptista, entre outros representantes.