segunda, 22 de julho de 2024
09/02/2024 10:02

Tecon Santos oferece novos serviços para o Golfo dos EUA e de cabotagem

Parcerias da Santos Brasil com os armadores Zim e Norcoast ampliam portfólio de origem e destino do terminal

A Santos Brasil começa o ano atendendo dois novos serviços de navegação no Tecon Santos, um em rota de longo curso e outro de cabotagem. Com o armador Zim, entrou em operação no final de janeiro um novo serviço para o Golfo dos Estados Unidos, o Zim Gulf Toucan (ZGT). Já no último dia 6, aconteceu a viagem inaugural da Norcoast, joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de navegação costeira no Brasil.
 
Com a parceria com a Zim, o terminal da Santos Brasil no Porto de Santos passa a ter a maior cobertura de origem e destino do País, com atuação que engloba portos da Ásia, África, Europa, Estados Unidos, Mercosul, Costa Oeste da América do Sul e cabotagem.
 
A frota deste novo serviço será composta por oito embarcações com capacidade de 2800 a 3500 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Estão previstas 104 escalas por ano no Tecon Santos.
 
Segundo Danilo Ramos, diretor comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a nova rota atende uma região com cargas de altíssimo valor agregado, como as provenientes do setor de óleo e gás. "Trata-se de origem e destino que faltavam para completar o já amplo portfólio do Tecon Santos. Agora, além da Costa Leste dos Estados Unidos, a cobertura da Santos Brasil alcança Houston, Vera Cruz, Altamira, Mobile, Kingston, entre outros", diz.
 
Cabotagem
A Norcoast, que chega com quatro embarcações de 3,5 mil TEUs cada, com rotação semanal, navega do Tecon Santos para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus, retornando novamente a esses mesmos portos, completando uma jornada de cerca de 13 dias de duração. A empresa é a primeira nova entrante no setor de cabotagem no País em cerca de 20 anos.
 
Para Danilo Ramos, os pesados investimentos em infraestrutura, equipamentos e sistemas realizados pela Santos Brasil nos últimos anos foram fundamentais para que a empresa pudesse firmar essas duas novas parcerias e atender de maneira ainda mais completa os seus clientes.

Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 26 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres do País. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.
 
Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.
 
A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relaciondo à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quinto ano consecutivo.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt