segunda, 06 de dezembro de 2021
13/08/2021 10:30

Setor de serviços de Santa Catarina apresenta o terceiro maior crescimento do país

Setor de serviços de Santa Catarina apresenta o terceiro maior crescimento do país

 Foi o terceiro melhor resultado entre os estados. SC apresenta variações positivas desde janeiro de 2021. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços de junho, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos últimos 12 meses, o estado subiu mais uma posição no ranking nacional. Com um crescimento de 8,4%, em relação aos 12 meses anteriores, teve o segundo melhor resultado do país, sendo que, na comparação com os 12 maiores estados, Santa Catarina é líder. "São dados que mostram a força da nossa economia, que mesmo diante da pandemia tem se recuperado. Com o avanço da vacinação e o retorno gradual e seguro das atividades, a tendência é de continuidade deste crescimento”, ressaltou o governador Carlos Moisés.

Na comparação com maio, o crescimento de Santa Catarina foi de 3,1%, enquanto a média nacional foi de 1,7%. O estado está entre os que mais impactaram positivamente no índice nacional, juntamente com Rio de Janeiro (5,4%), São Paulo (0,5%), Minas Gerais (2,4%), Rio Grande do Sul (3,4%), Pernambuco (5,4%) e Distrito Federal (3,3%).

“Santa Catarina se mantém em crescimento, é o que apontam os números. O setor é o maior da economia e o que mais emprega. Resultados que impactam diretamente na vida das pessoas, que têm mais oportunidades de emprego, formando um ciclo virtuoso que faz a roda da economia girar. Os números atestam uma gestão focada na saúde das pessoas, sem se descuidar do emprego”, frisou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Crescimento catarinense em relação a 2020 superou o nacional

O índice de volume de serviços catarinenses cresceu 24,6% em junho de 2021, na comparação com junho de 2020. Santa Catarina teve o 12º resultado entre as 27 unidades da federação, três posições acima do verificado em maio. Com isso, o estado vem apresentando crescimento desde setembro de 2020. No Brasil, frente a junho de 2020, o índice nacional apresentou crescimento de 21,1%. Em relação a fevereiro de 2020, patamar pré-pandemia, Santa Catarina teve avanço de 11,6%, bem acima do crescimento nacional de 2,4%. Entre os estados com maior peso na composição do índice nacional, Santa Catarina apresentou o 6º resultado.

Indústria

Há dados positivos também na indústria de Santa Catarina, conforme aponta a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE . No acumulado no ano (janeiro-junho), o estado catarinense apresentou um crescimento de 26,1%, atrás apenas do Ceará (26,8%) e Amazonas (26,6%), enquanto o índice nacional ficou em 12,9%.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt