O primeiro dia da Intermodal South America, maior feira do continente dos setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas multimodal e de tecnologia associada ao transporte, foi marcado pela presença maciça de visitantes e de representantes de empresas no estande de Suape. O espaço, estrategicamente posicionado na Rua F, uma das mais movimentadas da feira, conta com representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e do Porto do Recife, empresas também vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Quem passou pelo local, um dos mais concorridos da Intermodal, que conta com mais de 200 expositores, pôde conferir de perto a estratégia de inovação e sustentabilidade do porto e alguns dos principais projetos que são desenvolvidos atualmente no atracadouro pernambucano. O estande, equipado com painéis digitais gigantes, mesas com touch screen e totens, chamou a atenção de quem foi conferir as novidades do primeiro dia da 26ª edição da Intermodal, que deixou de ser realizada nos últimos dois anos em consequência da pandemia de covid-19.
O diretor-presidente, Roberto Gusmão; diretores e equipe técnica da estatal portuária recepcionaram vários representantes de empresas e possíveis investidores, a fim de prospectar novos negócios. Na ocasião, os visitantes e convidados conheceram os diferenciais que fazem de Suape um dos portos mais modernos e um dos principais ambientes de negócios do país. “É muito importante a nossa participação na Intermodal, para que todos os players presentes possam conhecer os nossos diferenciais, a exemplo do programa de inovação, projetos de hidrogênio verde e de carbono zero”, pontua Gusmão.
Conforme ressaltou o diretor-presidente da estatal, um dos destaques é o Projeto de Inovação de Suape, cujo carro-chefe é o App Suape, disponível para consulta no totem e na mesa digital instalados no estande. O aplicativo reúne informações sobre tráfego marítimo, operações portuárias, projetos socioambientais, relação das empresas instaladas no território, além de notícias da estatal e uma gama de outros elementos disponíveis no site oficial. E tudo isso com um simples toque na tela. O App está disponível, gratuitamente, nos sistemas operacionais iOS e Android.
Outro projeto que vem chamando a atenção do público é o SuapeGEO, arranjo de tecnologias de geoprocessamento voltado para estudos e informações sobre o Complexo Industrial e Portuário de Suape, que abrange uma área de 13,5 mil hectares. Atualmente, o complexo e regiões adjacentes geram mais de 40 mil empregos diretos e indiretos em 224 empresas de ramos diversos.
LANÇAMENTO
Os primeiros frutos do contrato firmado pelo Porto de Suape com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), em 2021, serão apresentados na tarde desta quarta-feira (16). O diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins, anunciará a novidade durante a apresentação do sistema, que ocorrerá às 14h desta quarta-feira. “Estamos trabalhando muito para disponibilizar ferramentas que agilizem as operações portuárias, colocando o nosso porto em condição de igualdade entre os principais atracadouros do mundo”, enfatiza.