terça, 16 de abril de 2024
29/04/2022 16:48

Grupo BMV certifica Westshore como NET Positive e empresa de origem norueguesa passa a preservar mais de 118m² de mata nativa

Através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, que certifica empresas e pessoas físicas como aderentes às práticas ESG, companhia do setor de embarcações e suporte a offshore passa a preservar florestas e entregar mais à sociedade, ao meio ambiente e à economia global

A Westshore, empresa de origem norueguesa de fretamento offshore, é a mais nova parceira do Grupo BMV e recebeu o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde. Assim, a companhia, que é líder na América do Sul, passou a ter seu escritório no Rio de Janeiro certificado como aderente às práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).

Para a obtenção deste selo de sustentabilidade, agricultores aderem ao programa do BMV e assinam um compromisso de preservar e proteger a floresta nativa pelos próximos 25 anos. Logo depois, uma equipe faz o inventário da área, aplicando metodologia validada por cientistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Unesp e registrada na ONU (Organização das Nações Unidas).

A SGS (empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação) audita todo o processo. Na sequência, o inventário é registrado em blockchain e a calculadora da Plataforma Tesouro Verde mensura os recursos naturais consumidos pela Westshore necessários para garantir a certificação.

Na prática, através da solução do Grupo BMV, a Westshore passou a preservar uma área de floresta nativa de mais de 118m², abrangendo propriedades das margens direitas do Rio Teles Pires e da bacia do rio Xingu, localizadas no Mato Grosso, além de ambas as margens do rio Madeira, no Amazonas. Além disso, a empresa passou a evitar a emissão de 9,00 tCO2e (Carbono estocado), mantém de pé 3,10m³ de madeira, garante a sobrevivência de 1.749 animais e 546 espécies de plantas e até a conservação de 389 litros de água do fluxo de rios.

Assim, a sustentabilidade ambiental e social é parte da governança dos negócios da Westshore. Vale ressaltar que produtores rurais são remunerados por seu trabalho de conservação ambiental nas áreas preservadas pela empresa, o que resulta na diminuição de distorções financeiras.

Ao adquirir o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, o investidor – neste caso a Westshore – recebe um documento criptografado por meio de blockchain no qual constam informações como o período compensado, o total de hectares de mata nativa preservados, a quantidade de CO2 estocada e o número de espécies de fauna e de flora preservadas, entre outros. Esse mesmo documento tem o número de série da propriedade e um selo em QR Code no qual é possível, inclusive, identificar em que propriedades e em qual ano os ativos foram originados.

 

Sobre o Grupo BMV

O BMV é um grupo empresarial fundado em 2007, que trouxe ao mercado a solução que remunera quem preserva e conserva florestas — UCS — e a acessibilidade de empresas e instituições à qualificação ESG — Selo Sustentabilidade Tesouro Verde — de forma segura e transparente. A solução BMV é de ponta a ponta, assegurada por entidades de credibilidade global, como a SGS, Sitawi e a Unesp.

 

Sobre a Westshore

A Westshore fornece o mais alto padrão de serviços de fretamento, vendas, aquisição e inteligência de mercado para o setor offshore brasileiro focado em embarcações de apoio marítimo. A Westshore foi fundada em Stavanger, Noruega, em 1987, e possui escritórios próprios em Kristinsand, em seu país natal, no Rio de Janeiro e Cingapura.

A Westshore também é certificada pela DNV ISO 9001 e Achilles.

Para saber mais sobre o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, acesse:

https://www.tesouroverde.global/#/   

https://bmv.global/ 

SGS: https://www.sgsgroup.com.br/ 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt