Até 2025, o estado de Santa Catarina precisará qualificar 802,9 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 152,9 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 649,9 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar. Os dados e a avaliação são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país.
Isso significa que, da necessidade de formação nos próximos quatro anos, 80% serão em aperfeiçoamento. “O mercado de trabalho passa por uma transformação provocada pelo uso de novas tecnologias e por mudanças na cadeia produtiva. Por isso, é necessário investir em qualificação e aperfeiçoamento para que os profissionais estejam atualizados”, frisa o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia. De acordo com o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, há oportunidades em diversos segmentos, mas especialmente naqueles voltados à ciência, tecnologia e engenharia. “O SENAI tem desenvolvido uma série de formações que permitem ao trabalhador seguir se preparando para uma indústria cada vez mais tecnológica e competitiva. Nossas escolas e a rede de ensino superior oferecem qualificação alinhada à nova economia, seguindo inclusive tendências internacionais”, destaca.
A demanda por formação no estado por nível de qualificação será de:
Nível de qualificação |
Demanda |
Qualificação (menos de 200 horas) |
437.013 |
Qualificação (mais de 200 horas) |
198.072 |
Técnico |
118.082 |
Superior |
49.752 |
TOTAL |
802.919 |
Em volume, ainda prevalecem as ocupações de nível de qualificação, que respondem por 74% do emprego industrial no Brasil hoje. Contudo, chama atenção o crescimento das ocupações de nível técnico e superior, que deve seguir como uma tendência. Isso ocorre por conta das mudanças organizacionais e tecnológicas, que fazem com que as empresas busquem profissionais de maior nível de formação, que saibam executar tarefas e resolver problemas mais complexos.
As áreas com maior demanda por formação são: transversais, têxtil e vestuário, metalmecânica, logística e transporte, e alimentos e bebidas. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em segurança do trabalho, técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento e profissionais da metrologia, por exemplo.
Estudo avalia estimativas e cenário político, econômico, tecnológico e de emprego
O SENAI é a principal instituição formadora em ocupações industriais no país. Para subsidiar a oferta de cursos, em sintonia com as demandas por mão de obra do setor produtivo, o Observatório Nacional da Indústria desenvolveu a metodologia do Mapa do Trabalho Industrial, referência no Brasil. O estudo é uma projeção do emprego setorial que considera o contexto econômico, político e tecnológico. Um dos diferenciais é a projeção da demanda por formação a partir do emprego estimado para os próximos anos.
Para esse cálculo, são levadas em conta as estimativas das taxas de difusão das novas tecnologias nas empresas e das mudanças organizacionais nas cadeias produtivas, que orientam o cálculo da demanda por aperfeiçoamento, e uma análise da trajetória ocupacional dos trabalhadores no mercado de trabalho formal, que subsidiam o cálculo da formação inicial. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva que deve subsidiar ações e políticas de emprego e educação profissional.
O estudo agrupa as ocupações industriais em 25 áreas. Abaixo, as que mais precisarão formar até 2025:
Áreas com maior demanda por formação (inicial + continuada) |
|
Área |
Demanda |
Transversais |
173.856 |
Têxtil e Vestuário |
121.509 |
Metalmecânica |
108.776 |
Logística e Transporte |
89.604 |
Alimentos e Bebidas |
69.262 |
Construção |
63.264 |
Madeira e Móveis |
28.291 |
Tecnologia da Informação |
28.077 |
Eletroeletrônica |
20.970 |
Gestão |
19.568 |
Abaixo, as ocupações com maior demanda por formação, agrupadas por nível de qualificação: superior, técnico, qualificação mais de 200 horas e qualificação menos de 200 horas:
SUPERIOR |
||
Voltados para quem tem o ensino médio completo ou equivalente, visam a formação de um bacharel ou licenciado. São de longa duração, com carga horária mínima de 2.400 horas, sendo que algumas chegam a 7.200 horas. |
||
Ocupação |
Demanda em |
Demanda em aperfeiçoamento |
Analistas de tecnologia da informação |
1.542 |
11.115 |
Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública |
634 |
4.028 |
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação |
573 |
3.798 |
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais |
1.012 |
2.652 |
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins |
588 |
2.984 |
TÉCNICO |
||
Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (cerca de 1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. |
||
Ocupação |
Demanda em |
Demanda em aperfeiçoamento |
Técnicos de controle da produção |
2.266 |
14.112 |
Técnicos de planejamento e controle de produção |
1.319 |
7.126 |
Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações |
1.341 |
6.098 |
Especialistas em promoção de produtos e vendas |
904 |
5.218 |
Técnicos em operação e monitoração de computadores |
992 |
4.226 |
QUALIFICAÇÃO + DE 200 HORAS |
||
Os cursos de qualificação são indicados a jovens e profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais para a inserção em uma ocupação. Esses cursos não demandam um nível de escolaridade específico. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. |
||
Ocupação |
Demanda em |
Demanda em aperfeiçoamento |
Operadores de máquinas para costura de peças do vestuário |
8.853 |
36.910 |
Mecânicos de manutenção de máquinas industriais |
2.729 |
10.389 |
Montadores de equipamentos eletroeletrônicos |
1.155 |
9.380 |
Inspetores e revisores de produção têxtil |
1.992 |
8.436 |
Preparadores e operadores de máquinas-ferramenta convencionais |
946 |
8.657 |
QUALIFICAÇÃO - DE 200 HORAS |
||
Os cursos de qualificação são indicados a jovens e profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais para a inserção em uma ocupação. Esses cursos não demandam um nível de escolaridade específico. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. |
||
Ocupação |
Demanda em |
Demanda em aperfeiçoamento |
Alimentadores de linhas de produção |
24.654 |
97.481 |
Magarefes e afins |
8.797 |
36.411 |
Motoristas de veículos de cargas em geral |
5.893 |
36.892 |
Trabalhadores de embalagem e de etiquetagem |
7.914 |
11.417 |
Trabalhadores da preparação da confecção de roupas |
4.731 |
13.433 |
Com informações da Agência CNI.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC