sexta, 19 de abril de 2024
22/06/2022 13:30

Confiança do industrial catarinense atinge maior nível de 2022 em junho

O índice atingiu 57,3 pontos em Santa Catarina. O resultado coloca o ICEI do estado novamente próximo à média nacional, após cinco meses consecutivos em patamar abaixo.

A confiança do industrial catarinense registrou o maior patamar em 2022. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apurado em Santa Catarina pelo Observatório FIESC, aumentou 2,6 pontos em junho, o dobro do avanço da média nacional no período. O resultado coloca o ICEI catarinense novamente próximo à média nacional, após cinco meses consecutivos em patamar abaixo. O ICEI nacional também ficou no nível mais alto do ano em junho.

:::: Clique aqui e confira a análise completa

A análise do Observatório destaca que, apesar dos desafios que o industrial enfrenta, como a pressão de custos, a inflação e o aumento da taxa de juros, há um otimismo maior. O índice atingiu 57,3 pontos em Santa Catarina, o que indica mais confiança entre os empresários industriais catarinenses.

O Índice de Condições Atuais apresentou o primeiro resultado do ano acima dos 50 pontos, o que indica uma percepção de melhora em relação às condições atuais da economia brasileira na comparação com os seis meses anteriores. O indicador referente às expectativas para os próximos seis meses também apresentou o maior valor de 2022, o que indica uma maior disseminação do ambiente de otimismo futuro entre os empresários industriais do estado.

O levantamento mostra que, de maneira geral, as políticas fiscais de isenção tributária impactaram positivamente a percepção dos industriais. Embora o cenário de aumento na taxa de juros e gargalos logísticos de caráter global se mantenham, iniciativas do governo federal para acomodar as expectativas de inflação de curto prazo tiveram um impacto positivo na confiança do empresário.  




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt