O Porto de São Francisco do Sul é a porta de entrada da maior parte do aço utilizado no Brasil.
Nos cinco primeiros meses deste ano foram 1,2 milhão de toneladas importadas através do complexo portuário do Norte catarinense, o que representa 58% do total desembarcado no país (2 milhões de toneladas).
Os dados são do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda).
Segundo informações repassadas pelo presidente da entidade, Carlos Loureiro, à Agência Reuters, somente no mês de maio o Porto de São Francisco foi responsável por 61% das importações de aço plano no Brasil.
Nesse mês, navios descarregaram 266 mil toneladas do produto, que chega da China em forma de bobinas. O total importado pelo país, em maio, atingiu 436 mil toneladas.
Desde o início do ano a importação de aço vem crescendo progressivamente no Porto de São Francisco: além das 266 mil toneladas de maio, em abril foram 253 mil; em março, 249 mil; em fevereiro, 247 mil, e em janeiro, 166 mil.
“A nossa estrutura portuária se preparou nos últimos tempos para dar mais fluidez à movimentação de produtos como o aço, aumentando a competitividade de São Francisco do Sul”, afirmou o presidente do Porto, Vladimir Fey, lembrando que neste ano foi aberto um novo gate, com três balanças, o que agilizou a entrada e saída de caminhões na área portuária.