quinta, 18 de abril de 2024
25/08/2022 15:32

Porto de Suape assina termo de cooperação técnica com Autoridade Marítima do Panamá

Atracadouro pernambucano também realizou reuniões com a Autoridade do Canal do Panamá para atualização do acordo de cooperação celebrado em 2019

O Complexo Industrial Portuário de Suape e a Autoridade Marítima do Panamá (AMP) assinaram termo de cooperação técnica com o propósito de compartilhar experiências inovadoras e exitosas nas operações portuárias e no desenvolvimento de ações socioambientais que promovam o crescimento econômico com sustentabilidade. No encontro,  ocorrido nesta terça (23) e quarta-feira (24), estiveram presentes o diretor de Planejamento e Gestão do atracadouro pernambucano, Francisco Martins; a diretora de Portos, Flor Pitty; e o coordenador de Projetos Estratégicos, Tomás Douglas, ambos da Autoridade Marítima. 
Cumprindo agenda na capital panamenha, Francisco Martins, revela que foram definidas, na reunião, as premissas do Memorando de Entendimento com a instituição, autoridade portuária única de 25 portos localizados fora da Zona do Canal do Panamá, também reguladora de cinco terminais privados da megaestrutura com eclusas que faz a ligação dos Oceanos Atlântico e Pacífico, numa extensão de 82 quilômetros.
“Suape hoje é referência em áreas importantes, transcendendo as fronteiras do Brasil num ambiente absolutamente globalizado como a logística do transporte marítimo. Temos buscado, também, aprender muito com parceiros de excelência como a AMP, que tem a responsabilidade sobre terminais em uma estrutura essencial para a logística global de transporte como o Canal do Panamá. Brevemente, teremos formalizada essa cooperação com a assinatura de um Memorando de Entendimento”, afirma Francisco Martins. 
O diretor da estatal pernambucana se reuniu, ainda, com representantes do Departamento de Inteligência de Mercado do Canal do Panamá, para atualizar o acordo de cooperação técnica celebrado em 2019. “O setor marítimo de cargas muda a todo tempo. É importante adequar as estratégias às novas necessidades, às novas perspectivas e escutar quais são as expectativas de mercado que estão sendo demandadas pelo canal”, explica o gestor. 
O acordo de cooperação técnica entre o Porto de Suape e o Canal do Panamá tem por objetivo criar conexões com parceiros internacionais, assim como a viabilização de novas rotas marítimas. “Isso reflete diretamente no aumento da movimentação de cargas e no incremento nos negócios para o porto”, ressalta o Francisco Martins. 
O novo terminal de contêineres que será instalado no Porto de Suape pela APM Terminals, do grupo Maersk, nos próximos meses, foi um dos assuntos abordados pelos representantes do canal, durante o encontro. “Esse empreendimento pode trazer novas oportunidades de negócio e a criação de novas rotas”, finaliza o diretor. Ao final do encontro, os representantes do Canal do Panamá se dispuseram a retribuir a visita do gestor de Suape, anunciando possível viagem ao Brasil para conhecer o Complexo Industrial Portuário de Suape.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt