quinta, 18 de abril de 2024
30/08/2022 14:43

Norsul tem meta de zerar as emissões de CO2 até 2050

Empresa vai participar da Conferência na Logistique 2022 no painel de ESG

A Norsul, empresa de navegação e integração logística, com soluções inovadoras de norte a sul, se prepara para zerar as emissões de carbono de suas operações até 2050. Há 59 anos no mercado, a marca já realizava ações de ESG antes mesmo da sigla existir, tendo a sustentabilidade como um valor. Em sua estreia na Logistique 2022, principal feira do setor de logística, a Norsul vai participar do painel de ESG na conferência do evento, discussão crucial no meio de transporte de cargas internacional.   

 

Considerada uma das líderes em navegação privada no país, a Norsul leva para a feira novas conexões logísticas com um portfólio de serviços que vai além da navegação de cabotagem, modalidade que consolidou a empresa no mercado. Em plena expansão, a empresa oferece uma integração completa ao modal marítimo para atender toda a cadeia logística do cliente, de ponta a ponta. 

 

Desde 2020, a Norsul oferece aos clientes a possibilidade de neutralizar 100% das emissões de carbono das operações de transporte de carga através do Programa Carbono Neutro Norsul. Hoje, a empresa utiliza de créditos gerados pela preservação de mata nativa (Floresta em Pé) e também gerados em Aterros Sanitários que capturam metano e o transformam em BioMetano - que futuramente poderá ser utilizado como combustível alternativo para embarcações de emissão zero.   

Recentemente, a empresa desenvolveu uma rota inédita de cabotagem para o transporte da usina de biodiesel BSBIOS com neutralização de 100% das emissões de gases de efeito estufa. “Desenvolvemos soluções e projetos logísticos, de acordo com os desafios e diferentes tipos de transporte para cada cliente, segmento e indústria. Nosso modelo de transporte multimodal oferece soluções customizadas, permitindo que nossos clientes foquem em seu core business”, explica Gustavo Paschoa, Diretor Comercial da Norsul. 

 

Além disso, a Norsul atua em prol da preservação da vida marinha em conjunto da Veracel S/A e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) através do Grupo de Trabalho Jubarte, criado para estudar e colocar em prática medidas preventivas adicionais que diminuam o risco de choque entre embarcações e as baleias jubarte – que ficam de junho a novembro no Banco dos Abrolhos, principal berçário da espécie na costa do Brasil. Neste período, acasalam, dão à luz e amamentam seus filhotes nas águas do sul da Bahia e norte do Espírito Santo.  

 

Desde a criação do Grupo em 2017, diversas medidas foram adotadas, como por exemplo a aproximação em cerca de sete milhas náuticas da rota de navegação das barcaças da Norsul utilizadas a serviço da Veracel no trecho que vai de Belmonte a Prado (BA), medida que contribui para a redução do risco de choque entre as baleias jubartes e os comboios oceânicos. Outra ação, iniciada em 2018, foi o treinamento das tripulações, em que pesquisadores do IBJ a bordo da barcaça da Norsul, ensinam aos tripulantes o que as baleias fazem na rota, como reconhecê-las e também a evitar situações de risco, além de explicar o porquê de os animais não detectarem a localização do navio a tempo. 

 

Com as medidas de proteção, a espécie conseguiu se recuperar da caça indiscriminada sofrida no século XX (quando existiam cerca de 27 mil baleias jubarte no país), reduzindo-as a um total de 500 baleias. Hoje, estima-se que são mais de 20 mil delas frequentando as águas do país, número que reforça o quão perto se está de atingir a recuperação total da espécie no Brasil.  

 

O progresso dos esforços coletivos da parceria entre as três partes (IBJ, Veracel S/A e Norsul), permitiu que o trabalho fosse reconhecido como case de destaque em sustentabilidade na 67ª reunião anual de Países-Membros da Comissão Internacional da Baleia - CIB, único fórum reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o manejo e conservação dos cetáceos, em 2018 

 

“A sustentabilidade é um dos principais valores da nossa empresa, e vivemos isso há mais de 50 anos. Para nós, ESG é responsabilidade de todos, e somos comprometidos em fazer a nossa parte, querendo sempre fazer o bem para o planeta e pessoas também” destaca Paschoa, que participará do painel de ESG na Logistique 2022. 

 

Os desafios da sustentabilidade na logística  

A Norsul participa ativamente de discussões a respeito da sustentabilidade através de instituições como a IMO (International Maritime Organization) que é a Organização Marítima Internacional, e o Getting to Zero Coalition – uma aliança de mais de 150 empresas nos setores marítimo, de energia, de infraestrutura e financeiro, apoiada por governos e IGOs importantes. A meta da empresa de zerar emissões de CO2 até 2050 está de acordo com as expectativas da comunidade marítima internacional.    

 

Através da Call to Action, iniciativa da Getting to Zero Coalition da qual a Norsul faz parte, espera-se mobilizar a sociedade para o compromisso de tornar navios e combustíveis com emissão zero, a escolha número um do mundo até 2030.  

Além disso, a empresa estuda combustíveis alternativos junto com organizações do segmento e fora dele também, para que possa não somente neutralizar, mas reduzir drasticamente as emissões. Em paralelo, a marca está se empenhando para tornar a frota e operação o mais eficiente energeticamente e, num futuro não muito distante, descarbonizar as fontes de energia utilizadas para mover a frota como um todo.  

"O processo de descarbonização é um tema central para a Norsul e nossos clientes. Nosso compromisso é sempre estar na vanguarda destas ações e estamos investindo fortemente na neutralização e nas pesquisas de combustíveis alternativos, além de outras tecnologias", finaliza Gustavo.  

  Sobre a Norsul  Empresa brasileira, é uma das líderes em navegação privada no país, integrando a logística a partir da navegação, cuidando de cargas de norte a sul. Antes, o transporte feito desde 1963 era realizado por suas embarcações, mas desde 2021, passa a atuar na integração logística, apresentando a seus clientes soluções customizadas a partir da navegação. Especializada no transporte de granéis secos e líquidos, neo-granéis, carga geral e cargas de projetos, tanto na Cabotagem como no Longo Curso, a Norsul é a primeira em quantidade de embarcações e tamanho da frota. No Brasil, as bases de apoio estão nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina 

  

Sobre a Getting to Zero Coalition

É uma aliança poderosa de mais de 150 empresas nos setores marítimo, de energia, de infraestrutura e financeiro, apoiada por governos e IGOs importantes. A Coalizão está empenhada em colocar embarcações comercialmente viáveis em alto mar com emissões zero, movidas a combustíveis com emissão zero, em operação até 2030.  




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt