terça, 23 de abril de 2024
01/02/2023 17:13

Tarifa de gás natural em SC deve ser reduzida novamente em julho

Projeções da SCGÁS anunciam nova redução tarifária; Os reajustes acontecem semestralmente no Estado

Opção energética tecnológica, eficiente e segura, o Gás Natural é um combustível que tem ganhado cada vez mais espaço na matriz catarinense. Para o próximo semestre, a perspectiva é de que haja nova redução na tarifa do gás natural que atualmente é estimada em 8%.

 

Cabe lembrar que, a partir de primeiro de janeiro, passou a vigorar redução média considerando todos os segmentos de mercado de aproximadamente 11% aprovada pela Agência Reguladora Estadual. Tal redução poderá variar em função dos valores a serem realizados e das novas projeções do dólar e do petróleo. Para os próximos dois anos, a perspectiva é de que haja uma redução acumulada de cerca de 40% na tarifa do energético.

 

Em Santa Catarina, cerca de 23 mil consumidores são abastecidos pela rede de gás canalizado, dentre indústrias, postos, comércios e residências. Os reajustes tarifários para cada segmento acontecem semestralmente, nos meses de janeiro e julho, sendo aprovados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina, a ARESC.

 

Os contratos para a aquisição do insumo pela Companhia de Gás de Santa Catarina seguem regramento guiado pelas variações da cotação do Petróleo tipo Brent e do câmbio.

 

Através do mecanismo da conta gráfica, a Companhia garante transparência, previsibilidade e estabilidade tarifária para os consumidores de Gás Natural. Mensalmente a SCGÁS encaminha para a Agência Reguladora todas as informações do custo do gás que são avaliadas e publicadas pela Agência.

 

As projeções do custo do gás e do transporte, após a publicação pela Agência, também são mensalmente disponibilizadas através do site oficial da SCGÁS.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt