quarta, 17 de julho de 2024
15/02/2023 16:53

Divulgados o conteúdo e as atrações do maior evento de logística, intralogística, transporte de cargas, tecnologia e comércio exterior da América Latina

Intermodal South America reúne 500 marcas nacionais e internacionais, diversas novidades e lançamentos, além de 30 portos nacionais e internacionais dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal, Uruguai e Canadá

De 28 de fevereiro a 2 de março, São Paulo sedia o maior encontro internacional  do setor de logística, intralogística, transporte de carga, tecnologia e comércio exterior da América Latina. A 27a edição da Intermodal South America, que será realizada no São Paulo Expo, recebe 500 marcas de empresas, com mais de 200 expositores. 

 

Para a Informa Markets, organizadora do evento, a Intermodal 2023 promete ficar na história como a maior edição dos últimos 26 anos. "Esta edição de 2023 da Intermodal é a maior que já realizamos. Teremos participação de empresas que representam todos os elos da cadeia logística e de transporte, além de portos e aeroportos nacionais e internacionais, aeroportos que vão compartilhar cases e oferecer o 'estado da arte' em soluções em tecnologia, equipamentos e serviços para o trade logístico. As atrações são um capítulo à parte que vão proporcionar, além de muito networking, diversão e conhecimento com entrega gratuita aos players deste ecossistema. A experiência que a Intermodal proporciona ao mercado é imprescindível na construção de parcerias mais consistentes entre embarcadores, parceiros, apoiadores e fornecedores", avalia o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal South America, Hermano Pinto Jr. 

 

Diversas novidades entre eventos simultâneos de conteúdo exclusivo, networking e lançamentos em produtos, equipamentos, tecnologia e serviços para toda a cadeia de suprimento, produção e distribuição prometem agitar os mais de 40 mil profissionais esperados. Confira a seguir um resumo do que vai acontecer na Intermodal South America 2023.

 

Interlog Summit - Congresso Intermodal

 

No Congresso Intermodal, realizado no mezanino do São Paulo Expo, o primeiro dia, 28/02, reserva a discussão acerca da infraestrutura, começando com as perspectivas e tendências na infraestrutura e na logística do transporte nacional. Em seguida, entra em cena o agronegócio, com as novas fronteiras para o escoamento dos granéis agrícolas. E o fim da tarde está reservado para a discussão da infraestrutura portuária e o cenário atual. 

 

No dia seguinte, 1/03, dedicado ao cenário marítimo/portuário, a tarde começa trazendo à discussão o papel da tecnologia no desenvolvimento da indústria marítima e portuária nacional. Logo após, tem início o painel que vai discutir os desafios da integração porto/ferrovia. E o dia termina com o papel dos portos na transição energética e as oportunidades de negócios. 

 

Para fechar o congresso, no último dia de conteúdo, 2/03, o destaque será para as operações logísticas em como melhorar a visibilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos para a tomada de decisões. O comércio internacional na pós pandemia também ganha relevância com a percepção dos operadores logísticos em relação às mudanças nas cadeias de produção. No último painel, a abordagem será os avanços e desafios de portos e aeroportos pela busca de maior eficiência, segurança e redução do impacto ambiental. 

 

Interlog Summit - CNL  -Conferência Nacional de Logística

 

Em paralelo à programação do Congresso Intermodal, acontece a tradicional Conferência Nacional de Logística (CNL), uma realização da Abralog (Associação Brasileira de Logística), que começa o primeiro dia, 28/02, com as perspectivas e tendências na infraestrutura e na logística do transporte nacional. Na sequência, será abordada a multimodalidade Maersk com o 1º terminal de contêineres dentro da cidade de São Paulo. 

 

Apresentação de cases inéditos do setor também faz parte da CNL neste ano. Entre os temas selecionados estão a eletrificação da logística da AMBEV; a aceleração da modernização do comércio exterior brasileiro, tecnologias e fontes alternativas de energia para o transporte. No dia 1/03, a CNL continua apresentando o case Carrefour, que abraçou o desafio de reduzir emissões de gases estufas; e, em seguida, o painel vem falar de inteligência artificial para os projetos logísticos. 

 

O último dia termina com a visibilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos; a discussão acerca da reestruturação da malha logística com o abastecimento de lojas; a produtividade e a gestão em centros de distribuição com o uso da tecnologia e a apresentação do case Leroy Merlin, com a jornada omnical no segmento de materiais de construção. 

 

Arena Intermodal

 

A Arena Intermodal será reservada para importantes discussões do setor. Uma novidade da Intermodal 2023 reservada, exclusivamente, para conteúdo dentro da feira. De forma gratuita, os visitantes poderão acompanhar palestras e painéis relevantes para o setor abordando temáticas que envolvem tecnologia, os diferentes modais, Cold Chain, Breakbulk, PL/4PL,  WMS,  TMS,  Warehouse 4.0, Portos, logística para os setores agrícola, farmacêutico, automobilístico, entre outros.

 

T.I. Innovations

 

Com patrocínio da Logcomex, a T.I Innovations é um projeto de grande sucesso na Intermodal. Esse ano o espaço contará com 16 empresas apresentando soluções inovadoras, além de conteúdo gratuito e exclusivo de novas tecnologias para toda a cadeia logística.

 

Escola Móvel de Conectividade 5G

 

Nas instalações da Escola Móvel do SENAI-SP, as pessoas poderão experimentar, na prática, as aplicações da tecnologia viabilizadas pela conectividade, principalmente o 5G. Além do 5G, a nova escola apresentará tecnologias relacionadas com a comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso. 

 

Simulador de ônibus CNT 

 

O Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) marca presença na Intermodal com a Unidade Móvel de Treinamento. O Módulo Simulador usa tecnologia de última geração para qualificar profissionais de transporte, no que se refere à segurança viária, à direção segura e à direção defensiva. Os participantes do evento poderão vivenciar os desafios reais enfrentados pelos motoristas profissionais nas rodovias brasileiras. O simulador reproduz a experiência da condução de vários tipos de caminhões e de ônibus, de modo a permitir que o aluno vivencie situações típicas do trânsito, como condições meteorológicas adversas, tráfego intenso e perigos nas vias. 

 

Lançamento do Selo Mobilidade Segura

 

Idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Selo Mobilidade Segura será lançado na Intermodal 2023 durante a Conferência Nacional de Logística. Trata-se de um processo de análise sobre a integridade das operações, que incentiva a adoção de uma gestão responsável com foco na segurança, eficiência e atendimento à legislação nas operações de transporte rodoviário. O Selo tem como objetivo atender uma necessidade das empresas contratantes de “centralizar” a documentação de conformidade das contratadas. O piloto do projeto contou com a participação de empresas como da Raízen, Ipiranga e Transjordano. 

 

Exposição de veículos e equipamentos 

 

A demonstração de equipamentos e veículos tecnológicos de alta performance estará exposta do lado de fora do pavilhão, permitindo a interação do público com o que há de mais moderno no setor. Os veículos fazem parte da frota dos grandes expositores do evento, como IBL Valores, BR Samor, Prosegur, Eale, Caru Conteiners, BTP, Heli Empilhadeiras Brasil, e GCH.

 

Camps

 

O Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional Social (CAMPS Santos) também estará presente na Intermodal, pela primeira vez neste ano. A instituição estará com um estande para apresentar o trabalho social para as empresas do setor e levará alguns jovens para que possam verificar o trabalho real do segmento. A instituição oferece aos jovens uniformes, alimentação, apoio social, pedagógico, psicológico, odontológico e médico, de forma gratuita. O objetivo é oferecer aos adolescentes o preparo e condições necessárias para a busca do primeiro emprego.

 

Cubo Itaú - Terminal Inovação

 

Esta é uma das atrações esperadas na Intermodal 2023. O Terminal Inovação é um grupo de logtechs (startups com foco em logística) que se uniram para criar o primeiro estande focado em inovação do setor, na feira Intermodal. O Terminal Inovação será composto por nove startups, formando o HUB Maritime & Port, uma iniciativa do Cubo Itaú em parceria com os mantenedores Wilson Sons, Porto do Açu e Hidrovias do Brasil. Estarão presentes compartilhando seus cases no Terminal Inovação, as startups Flowls, Cargo Snap, Hexagon, Loginfo, Logpyx, Fretador, Jetta Cargo, DockTech e Argonautica. O Cubo Itaú é uma comunidade que, desde 2015, conecta as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para o mercado.


 

Serviço:

Intermodal South America 2023

Quando: 28 de fevereiro a 2 de março de 2023.

Horário: Das 13 às 21 horas. 

Onde: São Paulo Expo - São Paulo (SP)

Programação Interlog Summit: clique aqui. 

Credenciamento de imprensa: Clique Aqui


 

Sobre a Intermodal - A Intermodal, hoje, se transformou em uma plataforma de negócios completa para o setor de logística, transporte de cargas e comércio exterior, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 150 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdos exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.

 

Sobre a Informa Markets - A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite o site da Informa ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com. 

 



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt