sábado, 20 de abril de 2024
13/03/2023 16:30

Edição histórica da Intermodal South America reuniu mais de 40 mil participantes

Para 2024, a 28ª edição será realizada entre os dias 5 e 7 de março, no São Paulo Expo, capital paulista

A 27ª edição da Intermodal South America terminou na semana passada com recorde de audiência: mais de 40 mil participantes visitaram o evento, tornando a edição a maior na história da Intermodal. “O setor começou aquecido em 2023 e, com a realização da 27ª edição, pudemos exaltar a importância desse ecossistema da logística, do transporte multimodal de cargas e do comércio exterior para a economia do Brasil e do mundo. Tivemos diversos expositores internacionais, assim como portos de principais países e regiões brasileiras presentes na Intermodal. Os corredores permaneceram lotados durante  os três dias, e o número de participantes fechou em 40.238, um resultado muito positivo para todo o mercado”, afirmou o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal, Hermano Pinto Jr.
O evento aconteceu no São Paulo Expo e reuniu 500 marcas expositoras de diversos países, representantes de todos os elos das cadeias de suprimento, produção e distribuição de cargas. Um dos destaques foi a participação de empresas de tecnologia dedicadas à automação, inteligência artificial e monitoramento de dados aplicadas à dinâmica da logística, da intralogística e do comércio exterior. Durante a edição de 2023 da Intermodal South America, foram apresentados cases de diversos países, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecerem soluções ainda inéditas no país.


Interlog Summit
A novidade da 27ª edição foi a realização do Interlog Summit, que reuniu a clássica Conferência Nacional de Logística (CNL), com curadoria da Abralog (Associação Brasileira de Logística) ao I Congresso Intermodal. Temas como tecnologia, sustentabilidade, transição energética e infraestrutura compuseram a grade de palestras do Interlog Summit. Foram três dias de muito conteúdo, networking e prospecção de negócios. O Interlog Summit trouxe ainda outros debates, como o comércio internacional na pós-pandemia, focando as percepções dos operadores logísticos em relação às mudanças nas cadeias de produção, e a inovação no transporte internacional de cargas, além de um painel com informações sobre como melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos através da tecnologia.


XXVI Conferência Nacional de Logística
Na XXVI Conferência Nacional de Logística foram apresentados cases de sucesso, como o da reestruturação da malha logística e o abastecimento das lojas do Grupo Pão de Açúcar, além da jornada da Omnicanalidade no segmento de materiais de construção da Leroy Merlin. A Soluciona Logística e as Pernambucanas também compartilharam cases sobre logística phygital e o compartilhamento de rotas.
O encerramento da conferência promoveu o Encontro de Líderes para falar sobre macrotendências na logística, que envolveu inovação, tecnologia e, mais uma vez, omnicanalidade. Digitalização, e-commerce, burocracia na logística, práticas ESG e gestão de pessoas foram outros macrotemas discutidos durante a conferência.
Expositores fecham a edição 2023 satisfeitos com os resultados obtidos A Hyster do Brasil acertou uma excelente parceria com a Excelsior e a venda de uma empilhadeira H25XD-12 da Hyster foi concretizada durante a 27ª Intermodal South America. A aquisição, avaliada a partir de R$ 2,5 milhões, foi feita pela empresa especializada em transporte de materiais siderúrgicos e a máquina será utilizada para a suspensão de boninas de 17 a 25 toneladas. O diretor de vendas e distribuição de Big Trucks da Hyster, Hélio Siqueira, reforçou a importância desta parceria ser concretizada na Intermodal. “A Intermodal é um evento muito importante para o setor e estamos felizes de retornarmos após a pandemia. É um espaço de muita prospecção e networking, que nos traz muitos projetos posteriores”, comentou.
O diretor comercial da Log-In, uma das empresas expositoras na Intermodal, Felipe Gurgel, afirmou que a Intermodal é o maior evento da América Latina para o setor. “Para nós, a Intermodal é fundamental, não apenas para promover a nossa marca, nossos serviços e fortalecer o contato com clientes e parceiros, mas também para trocar conhecimentos, tirar dúvidas, fazer benchmarking e nos atualizarmos sobre as novidades da área”, disse.
A Tecmar, que também integra o Grupo Log-In, participou pela primeira vez da Intermodal e enfatizou a sinergia entre as duas companhias, especialmente, relacionando o modal rodoviário à cabotagem. “O objetivo de ressaltar as vantagens da multimodalidade foi alcançado entre todo o grupo da Log-In”, salientou Gurgel.
Estreando na Intermodal, os executivos da Aerotech disseram que se surpreenderem com a intensa visitação que receberam. "Reforçamos os laços com nossos clientes e apresentamos as nossas soluções e tecnologias para diversas empresas e gestores públicos, interessados em melhorar a performance em portos e aeroportos. A Intermodal proporciona uma conversão de novos negócios muito alta, e prova disso é que estamos saindo da feira com uma agenda fechada de reuniões que devem se concretizar já nas próximas semanas", disse Manuel Santamaria, gerente de negócios da Aerotech do Brasil.


Participantes da feira foram atraídos pelos lançamentos e novidade
Um dos destaques da 27ª edição da Intermodal foi o ‘maior caminhão blindado do mundo’, segundo a empresa Prosegur. O Mercedes-Benz, equipado com cabine blindada, tem capacidade para transportar até 48 pallets. No pavilhão, a Prosegur fez uso de recursos de inteligência artificial para que os participantes tivessem a experiência de conhecer a estrutura de um caminhão em tamanho real. A partir deste ano, a empresa passa a oferecer o transporte internacional de cargas por via aérea, marítima e terrestre. “Nos últimos anos, ampliamos nosso portfólio para além do serviço logístico terrestre de Norte a Sul do país. Como exemplo, podemos citar o armazenamento de cargas especiais e a nossa recente entrada no mercado da logística internacional”, disse o diretor comercial e de estratégia da Prosegur Cash Brasil, Sérgio França.
Entre as mais de 500 marcas que ocuparam o pavilhão do São Paulo Expo, alguns expositores apostaram ainda em proporcionar aos visitantes uma experiência lúdica com a realidade virtual, por meio dos óculos 3D. A Brink’s ofereceu aos participantes a experiência de conhecer um terminal de cargas e escolher qual o modal ideal para entrega de diferentes produtos.
A Cobli levou soluções de videotelemetria (Cobli Cam) - tecnologia composta por câmeras com inteligência artificial embarcada que filma tanto a cabine do veículo quanto a via. A inovação faz reconhecimento facial e identifica automaticamente quando o motorista se distrai com o uso do celular, emitindo um alerta sonoro em tempo real. Na Intermodal, os participantes puderam experimentar na prática como a tecnologia funciona em um simulador de direção.
Quem também usou do recurso tecnológico da realidade virtual para um tour 360 graus pelas empresas do grupo foi a Cesari. O diretor de negócios do Grupo Cesari, Giovanni Borlenghi, celebrou a participação da empresa na 27a Intermodal. "A Intermodal deste ano superou as expectativas. Tivemos mais de 1.500 visitantes em nosso estande, durante os três dias de feira, e percebemos um público com perfil mais comercial. Foi uma oportunidade também de conhecer clientes que ainda não havíamos encontrado presencialmente, devido aos anos de pandemia, e de apresentar as novas empresas do grupo”, disse.
Outra atração que chamou a atenção do público nesta edição foi a Unidade Móvel de Treinamento da CNT/ SEST SENAT / ITL. O simulador de segurança no trânsito permitiu que os visitantes vivenciassem, na prática, a direção defensiva nas estradas. Na cabine do simulador, o participante pôde vivenciar situações de risco e aprendeu a evitá-las. “O treinamento com o simulador é benéfico tanto para motoristas, como para as empresas de logística porque, além de permitir o aprimoramento da direção, viabiliza diminuir situações de risco para seus ativos e para o meio ambiente”, comentou Paula Holanda, da comunicação do CNT/ SEST SENAT / ITL.
A próxima edição da Intermodal South America já tem data: 5 e 7 de março de 2024, no São Paulo Expo.

Todo o conteúdo do Interlog Sumit 2023 estará disponível, on demand, na plataforma do evento, a partir do dia 10 de março.


Sobre a Intermodal - A Intermodal, hoje, se transformou em uma plataforma de negócios completa para o setor de logística, transporte de cargas e comércio exterior, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 150 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdos exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.
Sobre a Informa Markets - A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite o site da Informa ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt