quarta, 24 de abril de 2024
26/05/2023 16:34

Porto de São Francisco do Sul amplia capacidade de armazenagem de grãos


O Porto de São Francisco do Sul conta com três novos silos para armazenagem de grãos. As enormes estruturas de concreto foram construídas pelo Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc) que, desde 1996, arrenda uma área dentro do porto público.

A inauguração aconteceu nesta quinta-feira, 25, e contou com a presença de 300 pessoas, entre autoridades, empresários do agronegócio e representantes do setor portuário de todo o país.

Cada um dos três silos tem capacidade para armazenar 30 mil toneladas de grãos, totalizando 90 mil toneladas. As estruturas verticais alcançam 31 metros de altura e 38 metros de largura.

Para o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a inauguração foi um momento histórico para São Francisco do Sul.

“Trago a mensagem de apoio e agradecimento do governador Jorginho Mello, pois são ações empresariais como esta que fazem de Santa Catarina um Estado de excelência na logística brasileira”, disse, durante o evento, no qual representou o governador.

O presidente do Tesc, Paulo Capriolli, salientou que, a partir de agora, a expectativa é movimentar 2 milhões de toneladas de grãos por ano. “Estamos celebrando a mais nova conquista do Tesc: um dos mais modernos sistemas de movimentação de graneis agrícolas do país”.

Investimento milionário

O Tesc investiu R$ 250 milhões nos silos e em obras complementares, como uma galeria de 400 metros para o transporte de grãos até os navios.

Essa estrutura de correias transportadoras tem 5 metros de largura e fica a 22 metros de altura, sendo totalmente vedada.

As obras incluem quatro novos gates de entrada e saída de caminhões, que se somam aos quatro já existentes. Os novos equipamentos são completamente automatizados, contando com controle de acesso biométrico e leitura de placas de veículos.

Nos gates foram instaladas modernas balanças, com capacidade para caminhões maiores, de 30 metros, podendo pesar até 100 toneladas. Também há dois tombadores de caminhões, com plataformas de 30 metros.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt