quarta, 24 de abril de 2024
27/06/2023 13:29

Aumenta desembarque de aço no Porto de São Francisco e principal destino são empresas de SC


O polo siderúrgico do Norte do Estado é o principal destino das cargas de aço que chegam ao Porto de São Francisco do Sul.

Entre janeiro e maio, foram descarregadas 1,4 milhão de toneladas de bobinas, barras e chapas de aço, representando um crescimento de 9% com relação a 2022 (1,3 milhão de toneladas).

 

As grandes empresas de beneficiamento, como ArcelorMittal Vega, recebem o aço e o transformam em peças que são usadas na indústria automotiva, na construção civil e na produção de geladeiras e fogões.

E as fábricas catarinenses são as maiores clientes: das 885 mil toneladas recebidas este ano pela Arcelor, através do Porto de São Francisco do Sul, 350 mil toneladas (40%) foram destinadas a empresas do Estado.

O restante do aço beneficiado pela multinacional foi negociado, principalmente, nos estados vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, e na região Sudeste do país. O Porto recebe aço do Espírito Santo e também do exterior, principalmente, da China.

 

Segundo o presidente do Porto, Cleverton Vieira, os municípios localizados num raio de 100 quilômetros de distância do Porto de São Francisco concentram 50% do PIB industrial dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

O fato torna o Porto uma das principais portas de entrada de matéria-prima para abastecer a indústria metalmecânica do Norte catarinense.

“Assegurar as melhores condições para a recepção e o transporte dos insumos até as indústrias é um compromisso do governador Jorginho, sendo uma das principais metas do Porto”, garante Vieira, acrescentando que a eficiência da cadeia logística é um elemento essencial para que a produção industrial catarinense continue sendo referência no segmento.

 

Dados gerais do Porto de São Francisco

- 3º melhor porto em desempenho do Brasil em 2023.

- 5º lugar no ranking ambiental entre os 35 portos públicos brasileiros.

- 9º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.

- Maior extensão de cais entre os portos catarinenses (1,5 km), dividido em sete berços de atracação.

 




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