Os números comprovam que investir em imóveis é um ótimo negócio. Mesmo antes da esperada queda dos juros pelo Banco Central, os preços superam em muito a inflação nos últimos 12 meses, informa o site de notícias InfoMoney.
"Conforme o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residente, que mede a taxa média de valorização de imóveis residenciais nos últimos 12 meses, encerrado em maio, houve uma valorização de 12,98%. Na mesma comparação, em igual período, a inflação medida pelo IPCA subiu 3,94%”, diz a matéria.
A tendência é confirmada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), ao mostrar que de 2012 a 2022, a média anual de valorização do preço dos imóveis soma 12,2%. Para se ter uma ideia, quem investiu em Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) na últimas década, obteve ganhos médios de 8,6% ao ano.
“Os dados confirmam que a escolha por investir em imóveis é segura e altamente rentável e ainda podem melhorar, caso os juros baixem, o que é esperado por todo o mercado. São números que os corretores de imóveis devem compartilhar com seus clientes, como excelente argumento de venda”, avaliou Fernando Willrich, presidente do CRECI/SC.
O IGMI-R foi criado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial é calculado com base nos laudos de imóveis financiados pelos bancos.