quarta, 17 de abril de 2024
16/08/2023 18:00

Governo Federal divulga relação de aprovados pelo Novo PAC e Porto de Itajaí foi contemplado em dois itens

Concessão do Canal de Acesso e melhorias da Bacia da Evolução estão na lista

O Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), teve dois empreendimentos incluídos na listagem do programa de investimentos “Novo PAC do Governo Federal”. O programa está organizado em medidas institucionais e nove eixos de Investimento. O terminal de Itajaí ficou listado no eixo “Transporte Eficiente e Sustentável”, no subeixo “Portos.”
O primeiro empreendimento, “Concessão do Canal de Acesso”, foi classificado pelo programa de investimentos como ‘Projeto’ e está dentro da modalidade de ‘Estudos e Projetos – Obra pública e Concessão’. O segundo, “Melhorias da Bacia da Evolução”, foi classificado como ‘Obra’ e pertence à mesma modalidade.
O Novo PAC é coordenado pelo Governo Federal ao qual estabelece parcerias com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. O programa busca acelerar o crescimento econômico e a inclusão social e tem o plano de investir 1,7 trilhão de reais em todos os estados do Brasil. Deste valor, 1,4 trilhão de reais serão investidos entre 2023 e 2026.
Em um dos nove eixos, "Transporte Eficiente e Sustentável", o Novo PAC busca retomar os investimentos no setor de logística: rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. O Governo Federal pretende investir neste eixo 349,1 bilhões, liberando 220,9 bilhões ao longo destes quatro primeiros anos.
No subeixo “Portos”, serão destinados 54,8 bilhões do valor, sendo 47,4 deles levantados até 2026, buscando retomar investimentos públicos no setor e realizar “investimentos em obras de manutenção e ampliação da capacidade portuária, além de equacionar interferências urbanas no entorno dos portos para aumentar a sua eficiência.”
Somado a isso, o Governo Federal informa que serão realizadas novas parcerias público-privadas, sob a responsabilidade das Autoridades Portuárias, para maior eficiência na prestação dos serviços aos usuários.
No subeixo “Portos”, na modalidade ‘Estudos e Projetos – Obra pública e Concessão’, do tipo Público, serão destinados 200 milhões em investimentos a seis portos encaixados na modalidade – sendo o Porto de Itajaí um deles.
Segundo o Governo Federal, os terminais portuários são estratégicos nas relações comerciais do Brasil com o mundo, e sua a retomada de investimentos públicos e atração de investimentos privados irão permitir a otimização da principal porta de exportação dos produtos brasileiros.
“É com muita satisfação que recebemos a notícia de que o Porto de Itajaí agora integra a retomada de investimentos do Novo PAC 2023. O programa do Governo Federal reconheceu a importância das obras de Melhoria da Bacia da Evolução, onde pretende-se dar sequência à segunda etapa do projeto de ampliação, e, ainda, temos o projeto de Concessão do Canal de Acesso aprovado, cuja responsabilidade é nossa e está sempre em análise de estudos”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt